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Autor(es): Assoni, Ana Paula Ribeiro
Orientador: Lima, Carmen Rodrigues de
Título: A leitura e o letramento literário como ferramentas transformadoras no contexto do PAE
Palavras-chave: Literatura - Contos;Letramento literário - Leitura
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo mostrar os resultados dos estudos realizados, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Em virtude da amplitude do tema que envolve essa pesquisa, a saber: a leitura e o letramento literário, buscamos apresentar um recorte teórico, cuja perspectiva recai sob a observação da construção descritiva no texto literário. Assim, o objetivo principal desse trabalho é apresentar uma proposta de intervenção didática voltada para prática da leitura e do letramento literário em uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, que atende alunos do PAE (Programa de Aceleração Escolar), na cidade de Maringá, buscando, por um lado, incentivar o exercício da leitura literária no ambiente escolar, por intermédio da ampliação das possibilidades de análise e de interpretação desse tipo de linguagem e, por outro, mostrar o importante papel que a descrição desempenha na construção de uma narrativa. Em princípio, a sequência descritiva é, na maioria das vezes, vista como um exercício que não necessita de muitas habilidades para ser reproduzido, no entanto, ela possui características estruturais próprias que requerem uma observação mais cuidadosa dos recursos que a linguagem dispõe para a elaboração desse modo de organização discursivo. Assim, a perspectiva desse trabalho não objetiva o estudo da linguagem literária, utilizando, para tanto, fundamentos linguísticos, mas, a observação atenta dos recursos disponíveis da língua que são utilizados na construção descritiva nesse contexto. Por meio desse estudo, esperamos que nossos alunos se tornem leitores competentes, e possam compreender a estreita relação entre língua e literatura, a intencionalidade contida no âmbito literário junto à expressividade transmitida pelo conjunto linguístico. Assim, O corpus escolhido para a realização dessa pesquisa é o conto "A primeira só", de Marina Colasanti (2006). Elaboramos, a partir do estudo do conto, uma proposta de intervenção didática sob o modelo da sequência básica, sugerida por Cosson (2014). Para o desenvolvimento do nosso trabalho, utilizamos os estudos de Cosson (2014), Micheletti (2001), Zilberman (2009), Charaudeau (2008), Jouve (2012) Candido (2013), Adam (2011), Adam e Revaz (1997), Bakhtin (1988), Marcuschi (2010), Kristeva (1974), entre outros. Como contribuições, a pesquisa aponta a necessidade de se redimensionar o trabalho com literatura no Ensino Fundamental, de modo a contribuir de maneira relevante para o desenvolvimento dos educandos, sobretudo, os que estão inseridos no contexto do PAE, pois o programa não oferece um material que possui perspectivas voltadas à realidade dessas turmas. A pesquisa sugere que a prática do letramento literário, por meio da observação dos recursos utilizados na construção descritiva, é uma possibilidade - dentre outras - de motivar a leitura literária; de promover a humanização que advém do trabalho com o texto literário, de auxiliar na formação de leitores proficientes, capazes de compreender os textos que leem, de realizar inferências e de apreender os sentidos que eles veiculam
ABSTRACT: The purpose of this research is to present the result of studies carried out within the scope of the Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Due to the broad extent of the subject around this research, namely: reading and literary literacy, we've made some theoretical framing, whose perspectives rise under the observation of the descriptive construction in the literary text. Thus, the main purpose of this work is to present a program of didactic intervention focused in the practice of reading and literary literacy in a 8th grade class of elementary school, whose students are participants of the PAE (Study Acceleration Program), based in Maringá, which seeks to encourage the exercise of literary reading in the school environment, expanding the possibilities of analysis and interpretation of this kind of language, and furthermore, it emphasizes the important role that description plays on the construction of a narrative. A priori, the descriptive sequence is often seen as an exercise that doesn't require lots of skills to be made, however, it has structural characteristics that require a more careful observation on the resources that the language provides for the elaboration of this kind of discursive organization. Thus, the scope of this work does not focus on the study of literary language, resorting to linguistics fundamentals, but on the close observation of the available languages resources, which are applied in the descriptive construction in this context. Through this work we intend that our students become competent readers and to enable them to recognize the correlation of the language and literature, the intentionality contained in the literary scope along with the expressiveness transmitted by the linguistic body. Hence, the core of this work is formed by the short story "A primeira só" (2006), by Marina Colasanti. Based on this short story we have performed the analysis and elaborated a didactic intervention proposal according to the basic sequence model suggested by Cosson (2014). For the development of our work, we have used the studies of Cosson (2014), Micheletti (2001), Zilberman (2009), Charaudeau (2008), Jouve (2012) Candido (2013), Adam (2011), Adam and Revaz (1997), Bakhtin (1988) and Marcuschi (2010), and a few others. As contribution, this research points out to the need of remodeling the way literature is approached in Elementary School, aiming at contributing relevantly to the development of the students, especially those who are participants of the PAE, once the program does not offer resources specifically oriented to the reality of these groups. This research suggests that the practice of literary literacy, through observation of the resources used in the descriptive construction is one of possibilities - among few others - to foster the development of proficient readers, able to understand the texts they read, to make inferences and to absorb the motifs they impart
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Carmen Rodrigues de Lima
Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7259
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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