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Autor(es): Scarpelim, Odair José
Orientador: Dell Agnolo, Cátia Millene
Título: Objeto virtual de aprendizagem sobre punção intraóssea em adultos para enfermeiros que atual em urgências e emergências
Banca: Dell Agnolo, Cátia Millene
Banca: Jaques, André Estevam
Banca: Andrade, Luciano
Banca: Sanches, Rafaely de Cássia de Nogueira
Banca: Carvalho, Elias Cesar Araujo de
Palavras-chave: Infusões intraósseas; Dispositivos de acesso vascular; Tecnologia educacional; Software - OVA; Atenção primária; Telemedicina;
Data do documento: 6-Nov-2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PALS Pediatric Advanced Life Support Provider Manual, Estados Unidos ,2002
Resumo: As últimas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar 2015 a 2020 estabelecem a punção intraóssea (IO) como uma alternativa secundária para administração de fármacos, diante da dificuldade de um acesso venoso periférico convencional. Mundialmente, aindicação da via IO apresenta-se de maneira definida nas emergências pediátricas. No Brasil, este assunto não apresenta ampla discussão tanto no âmbito da literatura científica quanto nos cursos de nível superior. Embora seja considerada uma alternativa, a via IO pode apresentar complicações como por exemplo infiltrações, fraturas, osteomielite, sepse, celulite e abscesso, que podem estar relacionadas à falha técnica para punção ou na antissepsia e manipulação dos dispositivos. Assim sendo, a punção IO deve ser realizada por profissional treinado e habilitado, em concordância com o disposto pelo Conselho Federal de Enfermagem. Acredita-se na necessidade de investimento em tecnologias que possam capacitar os profissionais enfermeiros na punção IO pois, esse procedimento, nos serviços de urgência e emergência pode ser decisivo para a sobrevivência do paciente. Desta forma, esteestudo objetiva construir um objeto virtual de aprendizado (OVA) sobre a punção IO para profissionais enfermeiros que atuam em urgências e emergências, considerando as suas indicações na prática clínica, contraindicações, técnica adequada de punção, fixação e cuidados na manutenção do acesso IO. Trata se de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, com desenvolvimento de OVA, com elaboração de vídeo educativo, gravado em cenário de simulação realística, sobre a punção IO, por meio das seguintes etapas: a) Construção e validação do material educativo teórico; b) Desenvolvimento do vídeo educativo em cenário de simulação realística; c) Validação do OVA por experts. Os juízes responsáveis pela validação do material educativo teórico, foram identificados a partir de busca na plataforma lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), constituindo-se de profissionais enfermeiros que atuam em serviço de atenção às urgências e emergências. Os dados coletados foram codificados e organizados em planilhas do software Excel. Os dados de formação e experiência dos juízes foram apresentados utilizando estatística descritiva. Para validação do material educativo teórico e do vídeo educativo foi enviada a primeira versão aos juízes, tendo apresentado concordância maior a 80% nas opções “concordo plenamente”ou “concordo”. No entanto, como nos comentários surgiram várias sugestões de melhoria do vídeo, foi gravada uma nova versão, com as alterações sugeridas e reenviado aos avaliadores. A pesquisa obteve parecer favorável pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Estadual de Maringá e seguiu todos os preceitos definidos pela Resolução 466/12
Abstract: ABSTRACT The new guidelines for cardiopulmonary resuscitation recommend intraosseous (IO) puncture as a secondary alternative to drug administration, given difficult conventional peripheral venous access. Worldwide, IO access is indicated in pediatric emergencies. In Brazil, this issue hasn‟t been sufficiently addressed nor in scientific literature or graduation courses. Even though it is considered an alternative, IO access can present complication such as infiltration, fracture, osteomyelitis, sepsis, cellulite, and abscess, which may be related to technical failure during insertion or antisepsis and manipulation of equipment. Therefore, IO puncture should be performed by professionals with training and technical skills, in accordance with the Federal Council of Nursing guidelines. It is believed that investment in technology which may train nurses to perform IO punctures is necessary, since this procedure can be crucial for patient survival. In this way, this study objective is to build a virtual learning object (VLO) about IO puncture for nurses who work in urgent and emergency care services, considering their indications in clinical practice, contraindications, adequate puncture technique, fixation and maintenance of IO access. This is a methodological study with quantitative approach aiming to develop a virtual learning object through educational video about IO puncture recorded in a realistic simulation scenario, following the steps to be described: a) development and validation of educational material; b) development of educational video in realistic simulation scenario; c) validation of VLO by experts. The judges responsible for the validation of educational material were identified through search conducted on the Lattes Platform and CNPq – National Council of Technological and Scientific Development, constituting a group of professional physicians and nurses working in urgent and emergency care services. Data was collected, coded, and organized in charts on Excel software. Data about graduation and experience of the judges were presented by using descriptive statistics. For the validation of the educational material and educational video, the first version was sent to the judges, who, in their majority, reaching over 80%, “agreed completely” or “agreed”. Notwithstanding, due to several suggestions for improving the video, a new version was recorded and sent to the evaluation committee. The research obtained a favorable opinion by the Committee on Ethical Standards in Research with Human Beings at the State University of Maringa, and it has followed all the rules set out in the Resolution 466/12.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7297
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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