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Autor(es): Arruda, Loianne Sharlise Norvila
Orientador: Carvalho, Maria Dalva de Barros
Título: Desafios no atendimento de urgência : a tecnologia a serviço da humanização e acolhimento
Banca: Carvalho, Maria Dalva de Barros
Banca: Kaneshima, Edilson Nobuyoshi
Banca: Cuman, Roberto Kenjii Nakamura
Palavras-chave: Triagem de pacientes, Enfermagem em emergência, Filme e vídeo educativo
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2048 de 05 de novembro de 2002: Aprova o regulamento técnico dos sistemas estaduais de urgência e emergência. Brasília, DF. 2002.
Resumo: A Classificação de Risco é um processo dinâmico para reconhecer os pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos a saúde ou grau de sofrimento e tem por objetivo avaliar o usuário logo na sua chegada, humanizando o atendimento e reduzindo o tempo para a avaliação médica, fazendo com que o paciente seja atendido de acordo com a sua gravidade, risco de morte e vulnerabilidade. Objetivo: Desenvolver um vídeo didático sobre o processo de acolhimento com classificação de risco nas unidades de pronto atendimento. Método: Trata-se do desenvolvimento e produção de um vídeo educativo abordando o tema: acolhimento com classificação de risco no serviço de urgência e emergência. Este vídeo de animação gráfica em 2D, com estilo “Flat Design” tem o propósito de sensibilizar seus expectadores para o entendimento e aceitação do processo de acolhimento e classificação de risco. A primeira fase foi constituída em dois momentos. Primeiro elaborou-se uma pesquisa bibliográfica na literatura científica para compreender o conceito de acolhimento com classificação de risco e identificar quais as dificuldades da população para entender o processo de classificação, os motivos de insatisfação e revolta dos usuários em relação aos prestadores de serviço. Num segundo momento foi desenvolvido o conteúdo para roteiro do vídeo. A segunda fase contempla o desenvolvimento e produção do vídeo, que foi realizado por uma equipe de profissionais de motion designer. O processo de criação aconteceu da seguinte maneira: após a aprovação do roteiro, foi realizado a decoupage, que é a montagem e escolha das imagens baseadas no texto, em seguida, realizado um primeiro esboço de todas as telas para visualização do conjunto da obra, neste momento foi inserido a locução. Realizou-se então o animatic das cenas, que é uma ferramenta que transforma figuras estáticas em animadas. Cardoso (2017), define animatic como uma série de painéis ou outros desenhos que são escaneados ou filmados com som para se aproximar da animação final. No seguimento realiza-se o Style Frame, onde é definido o designer das telas, personagens, cenários, escolha de cores e layout. Em seguida iniciou-se o processo de animação, realizando o movimento das cenas já definidas. Após aprovação do produto, inicia- se a etapa de pós-produção, onde acontece o detalhamento, correções e acabamento das animações. Após essa etapa aconteceu a renderização final que é definido como o processo no qual se obteve o resultado final, a partir da unificação de um ou mais arquivos, ou seja, trata-se da combinação de um material bruto, digitalizado, como imagens, vídeos ou áudios e recursos incorporados ao software como transições, legendas, efeitos, entre outros(NUNES, 2021). Para a realização de todo o processo de produção do vídeo foram utilizados programas da plataforma adobe. As ilustrações foram realizadas no Adobe Illustrator, a animação no Adobe After Effects e a edição final junto com a trilha, locução e legendas foram feitos no Adobe Premiere. Conclusão: Em um cenário de unidade de saúde sobrecarregada, a orientação e educação é um caminho importante não só para a divulgação das informações e priorização de atendimentos, mas para a reorganização das redes disponibilizadas no SUS. A construção do vídeo didático para educação em saúde, apresenta-se como um recurso dinâmico, de fácil compreensão que ajudará na orientação dos pacientes e consequentemente nas demandas e sobrecargas destes serviços. A expectativa desta experiência é que com a exibição do vídeo, espera-se alcançar uma maior compreensão dos usuários em relação ao acolhimento e classificação de risco e também melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho dos profissionais que desempenham essa função.
Abstract: ABSTRACT Risk Classification is a dynamic process to recognize patients who need immediate treatment, according to the risk potential, health problems or degree of suffering, and aims to evaluate the user as soon as he/she arrives, humanizing care and reducing the time for the medical evaluation, ensuring that the patient is treated according to their severity, risk of death and vulnerability. Objective: To develop a didactic video about the reception process with risk classification in emergency care units. Method: This is the development and production of an educational video addressing the theme: reception with risk classification in the emergency service. This 2D graphic animation video with "Flat Design" style aims to sensitize its viewers to the understanding and acceptance of the process of reception and risk classification. The first phase was constituted in two moments. First, a bibliographical research was elaborated in the scientific literature to understand the concept of reception with risk classification and to identify the difficulties of the population to understand the classification process, the reasons for dissatisfaction and revolt of users in relation to service providers. In a second moment, the content for the video script was developed. The second phase includes the development and production of the video, which was carried out by a team of motion design professionals. The creation process took place as follows: after the script was approved, the decoupage was carried out, which is the assembly and choice of images based on the text, then a first sketch of all the screens was carried out to visualize the whole work, at this time the voiceover was inserted. Then there was the animatic of the scenes, which is a tool that transforms static figures into animated ones. Cardoso (2017) defines animatic as a series of panels or other drawings that are scanned or filmed with sound to approximate the final animation. Next, the Style Frame is carried out, where the designer of the screens, characters, scenarios, choice of colors and layout is defined. Then the animation process began, performing the movement of the already defined scenes. After approval of the product, the post-production stage begins, where the detailing, corrections and finishing of the animations take place. After this step, the final rendering took place, which is defined as the process in which the final result was obtained, from the unification of one or more files, that is, it is the combination of a raw material, digitized, such as images, videos or audio and features incorporated into the software such as transitions, subtitles, effects, among others (NUNES, 2021). To carry out the entire video production process, programs from the Adobe platform were used. The illustrations were done in Adobe Illustrator, the animation in Adobe AfterEffects and the final editing along with the score, voiceover and subtitles were done in Adobe Premiere. Conclusion: In an overloaded health unit scenario, guidance and education is an important path not only for the dissemination of information and prioritization of care, but for the reorganization of the networks available in the SUS. The construction of the didactic video for health education presents itself as a dynamic resource, easy to understand that will help in the orientation of patients and consequently in the demands and overloads of these services. The expectation of this experience is that with the display of the video, it is expected to achieve a greater understanding of users in relation to reception and risk classification and also to improve the quality of life in the work environment of professionals who perform this function.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7299
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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