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Autor(es): Polido, Bruna Aparecida
Orientador: Carvalho, Elias César Araújo de
Título: Protótipo do Aplicativo de informações fornecidas pelo paciente para momentos de urgência e emergência
Banca: Carvalho, Elias César Araújo de
Banca: Kaneshima, Edilson Nobuyoshi
Banca: Kobyashi, Elisabete Mitiko
Palavras-chave: Tecnologia médica; Registro médico eletrônico; Alegria e Imunologia; Doença Crônicas; Medicamentos de uso contínuo; Electronic Health records; Allergy and immunology; Chronic disease; Drugs of continuous use
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ARRUDA, L. K.; MELO, J. M. L. The allergy epidemics: why are allergies increasing in Brazil and worldwide? Brazilian Journal of Allergy and Immunology , v. 3, n. 1, p. 1– 6, 2015.
Resumo: A unificação de dados não é uma realidade no Brasil e em muitos países. Este fato aumenta a dificuldade em confiar nos dados, principalmente quando estes são fornecidos por pacientes que podem não estar bem mentalmente. Pacientes que bateram a cabeça, se encontram em choque ou até mesmo não tem capacidade de se comunicar de forma clara, se enquadram neste contexto. Há também dados delicados que podem gerar constrangimento ao paciente se informado em um local aberto com a presença de curiosos e pessoas não amparadas pelo sigilo. De acordo com o nosso conhecimento, não há disponibilidade de uma ferramenta padronizada que auxilie na resolução deste problema. Portanto, este estudo tem o propósito de elaborar um protótipo para validar os requisitos fundamentais para a criação de um aplicativo, que contenha os dados básicos do paciente, que sejam essenciais para seu atendimento. Além dos dados pessoais, o paciente poderá informar dados sobre alergias, doenças pré-existentes e uso de remédios contínuos. Dessa forma, este aplicativo ajudará o profissional de saúde a obter essas informações de forma clara, fácil e organizada. Como metodologia, foi realizada uma entrevista com cinco perguntas fechadas, via rede social Facebook, com alguns profissionais de saúde para avaliar quais dados e os valores agregados de cada informação deveriam ser solicitados aos pacientes. Para o desenvolvimento do protótipo, foi aplicado a metodologia Lean, que lida com aprendizagem contínua e foco em comunicação da equipe e Scrum, metodologia focada em desenvolvimento e aprovação contínua, focada na utilização das funcionalidades e usabilidade. O protótipo foi desenvolvido em sua integridade na linguagem de programação Javascript, html e CSS, utilizando o framework Ionic. Os resultados da pesquisa mostraram que 96,2% das pessoas que responderam informaram que utilizariam o aplicativo, 93,2% que se sentiriam mais seguras durante um atendimento de emergência e 79,2% que gostaria de ser informado se o aplicativo estivesse concluído. O protótipo foi elaborado, avaliado e os resultados mostraram que o produto é viável.
Abstract: During an emergency and urgent care, there is great difficulty on the part of health professionals who attend the event to trust the data provided, especially when these are provided by patients who may not be mentally well, in shock, without communication or even the absence of the informant when the patient is unconscious. In addition, there are also sensitive data, which can generate embarrassment for the patient, if informed in an open place with the presence of other people. To the best of our knowledge, there is no standardized tool available to help resolve this issue. Therefore, this study aims to develop a prototype to validate the fundamental requirements for creating an application that contains basic patient data that are essential for their care. In addition to personal data, the patient will be able to inform data about allergies, preexisting diseases and continuous medication use. In this way, this application will help the healthcare professional to obtain this information in a clear, easy and organized way. As a methodology, the scenario was studied, during this phase, meetings were held with professionals from the urgency and emergency service and, with that, the main requirements for the development of the prototype were elaborated. Then, the development of the prototype began. For this, during the previous phase, the need to create two types of users was identified: the one who enters the information (patient and/or his/her guardian) and the one who will use the information (attendant health professional). The prototype was developed using the Lean methodology, which deals with continuous learning and a focus on team communication, and Scrum, a methodology focused on continuous development and approval and the use of features and usability. The programming language Javascript, HTML, CSS and the Ionic framework were used. With the prototype ready, an explanatory video was made about the functioning of the prototype. Then, an interview was carried out with some health professionals, via Facebook, with five questions. These questions focused on the existence of preexisting conditions highlighted by this study and the use of the about app. The survey results showed that 96.2% of respondents said they would use the application, 93.2% would feel safer during an emergency care and 79.2% would like to be informed if the application is completed. The prototype was elaborated, evaluated and the results showed that the product is viable.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7307
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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