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Autor(es): Garay, Diana Carolina Salcedo
Orientador: Fontes, Carlos Edmundo Rodrigues
Título: Estudo comparativo do ensino remoto e presencial de ventilação mecânica: uma proposta de website
Banca: Fontes, Carlos Edmundo Rodrigues
Banca: Andrade, Luciano de
Banca: Dambros, Aline Roberta Tacon
Banca: Cavazana, Willian Cesar
Banca: Pelloso, Sandra Marisa
Palavras-chave: Ventilação mecânica;Ensino remoto; Ensino híbrido; Covid-19
Data do documento: 10-Nov-2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ALMEIDA, G. P. Ensino híbrido, rotas para implantação na educação infantil e no ensino fundamental. Curitiba: Pró Infanti Editora, 2020.
Resumo: A pandemia de Covid-19 tem desafiado os profissionais da saúde que atuam na linha de frente desta grave situação sanitária, em especial no quesito habilidade para realizar a técnica de Ventilação Mecânica (VM) em pacientes que necessitam do suporte respiratório. O manuseio e técnica de um ventilador mecânico é uma das grandes preocupações destes profissionais no Pronto Socorro (PS), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em serviços de urgências e emergências. Após a graduação, vários profissionais de saúde assumem posições de liderança em equipes que atuam em áreas de atendimento em urgência sem terem qualificação específica de VM, uma situação que gera dificuldades, angustias, estresse e déficits assistenciais. Além disso, há uma grande demanda por profissionais qualificados em épocas de pandemia e distanciamento social, e desta forma houve a ampliação de treinamentos e atividades de estudos remotos e/ou online utilizando ferramentas das Tecnologias Digitais conectadas à internet. Deste modo, a presente pesquisa teve por finalidade avaliar comparativamente o ensino presencial e remoto, no manuseio da VM para profissionais de saúde que estão na linha de frente da pandemia do Covid-19. Com este propósito, foi desenvolvido um Produto Educacional (PE) em formato de uma website, questionários e uma vídeo aula com o conteúdo teórico e demonstrações práticas das técnicas. O material foi desenvolvido para profissionais da saúde e utilizado para avaliar a qualidade do ensino presencial e remoto com participantes que responderam questionários de sondagem de conhecimento sobre o tema antes do treinamento, e também, um questionário final após assistirem a aula. No pré-teste, foi possível constatar que a média apresentada no grupo presencial foi de 3,00, enquanto que no ensino remoto foi de 4,62, considerando uma disparidade dos dados. Esse resultado evidencia que em uma média acima de 4, acertaram 4 questões. Já no pós-teste tem-se uma paridade das médias com valores de 3,10 para o grupo presencial e 3,24 no grupo remoto. Por sua vez, foi possível verificar que no pós-teste do ensino remoto houve uma diminuição dos acertos. Essas diferenças evidenciadas no grupo remoto para o pré-teste e o pós-teste apresentou uma significância de 0,030. Por meio da presente pesquisa, foi observada uma lacuna no conhecimento em alguns profissionais que já trabalhavam diretamente com o tema e a prática de VM antes do treinamento. Além disso, foi observada uma lacuna no conhecimento pré-existente em alguns profissionais que já trabalhavam diretamente com o tema antes do treinamento. Após o ensino remoto, um número significativo dos profissionais da saúde participantes respondeu corretamente as questões do pós-teste. Embora os participantes do ensino remoto tenham apresentado menor desempenho no pós-teste quando comparado com o pré-teste, este grupo acertou mais questões do que os que profissionais que receberam o treinamento presencialmente. O ensino remoto pode ser uma resposta imediata as demandas com o tema Ventilação Mecânica Básica, principalmente em períodos de isolamento social. Entretanto, futuros estudos ainda serão necessários para afirmar se existe uma melhora na aprendizagem à distância quando comparada com a metodologia presencial.
Abstract: The Covid-19 pandemic has challenged health professionals who work on the front lines of this serious health situation, especially in terms of the ability to perform the Mechanical Ventilation (MV) technique in patients who need respiratory support. The handling and technique of a mechanical ventilator is one of the major concerns of these professionals in the Emergency Room (ER), Intensive Care Unit (ICU) and in urgency and emergency services. After graduation, several health professionals assume leadership positions in teams that work in areas of emergency care without having specific qualifications for MV, a situation that generates difficulties, anguish, stress and care deficiencies. In addition, there is a great demand for qualified professionals in times of pandemic and social distance, and thus there was an expansion of training and remote and/or online study activities using Digital Technologies tools connected to the internet. Thus, this study aimed to comparatively evaluate face-to-face and remote teaching, in the handling of MV for health professionals who are on the front lines of the Covid-19 pandemic. For this purpose, an Educational Product (EP) was developed in the form of a website, questionnaires and video class with theoretical content and practical demonstrations of the techniques. The material was developed for health professionals and used to assess the quality of face-to-face and remote teaching with participants who answered knowledge survey questionnaires on the subject before training, and also a final questionnaire after attending the class. In the pre-test, it was possible to verify that the average presented in the face-to-face group was 3.00, while in the remote teaching it was 4.62, considering a disparity in the data. This result shows that in an average above 4, half of the participants got 4 questions right. In the post-test, there is a parity of means with values of 3.10 for the face-toface group and 3.24 for the remote group. In turn, it was possible to verify that in the remote teaching post-test there was a decrease in correct answers. These differences evidenced in the remote group for the pre-test and the post-test had a significance of 0.030. Conclusion: Through the present research, a gap in pre-existing knowledge was observed in some professionals who already worked directly with the subject before training. After remote teaching, a significant number of participating health professionals correctly answered the post-test questions. Although remote teaching participants showed lower performance in the post-test when compared to the pre-test, this group got more questions right than professionals who received the training in person. Remote teaching can be an immediate response to demands with the Basic Mechanical Ventilation theme, especially in periods of social isolation. However, future studies will still be necessary to affirm if there is an improvement in distance learning when compared to the face-to-face methodology.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7308
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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