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Autor(es): Solera, Bruna
Orientador: Herold Junior, Carlos
Título: Deficiência, corpo e inclusão : um estudo a partir de praticantes de esportes paralímpicos
Palavras-chave: Esporte paralímpico;Inclusão - Esporte;Deficientes - Esporte
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar como os praticantes de esporte paralímpico percebem o impacto dessa prática na construção da inclusão social do corpo da pessoa com deficiência. Para isso, participaram do estudo 19 praticantes de esportes paralímpicos (4 da bocha, 7 do vôlei sentado e 8 do basquete em cadeira de rodas) da cidade de Maringá-PR. Como instrumento de pesquisa foi utilizada uma entrevista não estruturada. As informações obtidas com este instrumento foram analisadas com base no procedimento da análise de conteúdo, proposta por Minayo (2013), tendo apoio em três fases, pré-análise, exploração do material e inferência e interpretação. A apresentação dos dados foi organizada com o auxílio do software NVivo. Os resultados evidenciaram as percepções dos praticantes de esporte paralímpico sobre a deficiência, o corpo, a inclusão e o esporte. A respeito da deficiência, verificou-se que tanto a adquirida quanto a congênita levam a pessoa com deficiência a adaptações em seu cotidiano, assim como a necessitar de apoio familiar, de amigos e de terceiros para a aceitação e superação daquela. O corpo foi identificado como fonte de olhares preconceituosos, ora por curiosidade, ora por falta de conhecimento. A inclusão mostrou-se frágil para os sujeitos entrevistados com relação à sua aplicabilidade prática, estando presente, de forma significativa, na relação entre as PCDs. O esporte paralímpico, apesar da contradição no seu entorno (inclusão e exclusão), é visto pelos sujeitos como importante meio de inclusão social e fonte de superação, aceitação da deficiência e do corpo. Por fim, as incursões aqui apresentadas permitem concluir que o esporte paralímpico age como percursor para o processo de inclusão social, no entanto esta só acontece de forma efetiva e perceptível em ambientes nos quais há a presença de pessoas com deficiência, além disso, o esporte paralímpico contribui para a aceitação, pelo próprio sujeito, da condição em que vive pela deficiência, mas ainda deixa brechas para olhares preconceituosos aos corpos diferentes dos formados tradicionalmente pela perfeição
ABSTRACT: This study aimed to analyze how Paralympic athletes perceive the impact of this practice in the construction of social inclusion of the body of the disabled person. Thus, 19 individuals participated in the study (4 from bocce ball, 7 from sitting volleyball and 8 from wheelchair basketball) of the city of Maringa- PR. An unstructured interview was used as a research tool. The information obtained with this instrument was analyzed based on the content analysis procedure, proposed by Minayo (2013), having support in three phases, pre-analysis, material exploration and inference and interpretation. The presentation of the data was organized with the aid of NVivo software. The results evidenced the perceptions of Paralympic athletes on disability, body, inclusion and sport. Regarding the disability, it was verified that both the acquired and the congenital ones lead the person with disabilities to adaptations in their daily life, as well as the need of family, friends and third parties support to accept and overcome it. People often look at disabled people.s bodies with prejudice, sometimes out of curiosity, or out of lack of knowledge. Inclusion was fragile for the subjects interviewed in relation to their practical applicability, being present, in a significant way, in the relationship between PWDs. Paralympic sport, despite the contradiction about it (inclusion and exclusion), is seen by the subjects as an important means of social inclusion and a source of overcoming, acceptance of the disability and of the body. Finally, the incursions presented here allow us to conclude that Paralympic sport acts as a precursor to the process of social inclusion, however, this only happens in an effective and perceptible way in environments where there is the presence of people with disabilities. In addition, it contributes to the subject's own acceptance of the condition in which they live, but still leaves loopholes for a prejudiced perception of bodies other than those traditionally formed by perfection
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior
Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7323
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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