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Autor(es): Cedran, Débora Piai
Orientador: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Título: O processo de conceitualização da estequiometria : um estudo à luz da teoria dos campos conceituais
Palavras-chave: Química - Educação;Teoria dos campos conceituais;Invariantes operatórios;Estequiometria
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: A estequiometria integra um dos conhecimentos mais importante pertinente à química e por meio dela é possível compreender as relações entre as massas dos componentes em uma reação, as proporções nas e entre as substâncias, os aspectos da conservação entre partículas podem ser interpretados como um campo conceitual. A Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud (1933), filósofo, matemático e psicólogo francês, é uma teoria cognitivista que se reporta a construção de conceitos como fundamento principal. Para Vergnaud o conhecimento de um indivíduo se constrói à medida que ele consegue estabelecer relações e conceitualizar determinadas situações ou problemas. Em consonância com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais, esta investigação de cunho qualitativo, teve como objetivo compreender o processo de conceitualização, mediante análise dos invariantes operatórios, mobilizados por estudantes da Licenciatura em Química, em situações que envolvem o campo conceitual da estequiometria. Para tanto, foram aplicadas a 28 estudantes de Licenciatura em Química, durante um curso de extensão, uma atividade prévia, seis situações e uma atividade final, de forma a abordar os principais conceitos no campo da estequiometria. Para a análise dos resultados, foram utilizados os preceitos da análise de conteúdo, e, para a interpretação, a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Os resultados permitiram compreender que, os estudantes, em geral, mobilizaram, de diversas formas, alguns invariantes pertinentes a este campo, como a conservação da matéria, as relações proporcionais, a massa molar, os símbolos e a unidade mol. No entanto, verificamos que, a complexidade das relações proporcionais, os símbolos químicos nas reações a conservação em relações estequiométricas e os aspectos conceituais da massa molar e da unidade mol, podem mobilizar invariantes que não revelem estas particularidades
ABSTRACT: Stoichiometry is one of the most relevant areas of chemistry. Its use makes it possible to understand the relationships between the component masses of a reaction, the proportions in and between substances, and how aspects of conservation between particles can be interpreted as a conceptual field. The Theory of Conceptual Fields, developed by Gérard Vergnaud (1933), French philosopher, mathematician and psychologist, is a cognitive theory that refers to the construction of concepts as its essential foundation. According to Vergnaud, the knowledge of an individual is constructed insofar as this person establishes relationships and conceptualizes certain situations or problems. In consonance with the perspective of the Theory of Conceptual Fields, this qualitative investigation aimed to understand the process of conceptualization by analyzing operational invariants mobilized by undergraduates of a chemistry teaching course in situations that involve the conceptual field of stoichiometry. To this end, a prior activity, six situations and a final activity were applied to 28 undergraduates of a chemistry teaching course, during an extension course, in order to address the main concepts in the field of stoichiometry. Content analysis was used to analyze the results and the Theory of Conceptual Fields to interpret them. The results show that the students generally mobilized, in different ways, some invariants relevant to this field, such as the conservation of matter, proportional relationships, molar mass, symbols and the mole (unit). However, the complexity of proportional relationships, chemical symbols in reactions to conservation in stoichiometric relationships, and conceptual aspects of molar mass and the mole (unit) can mobilize invariants that do not reveal these particularities
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Neide Maria Michellan Kiouranis
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7336
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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