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Autor(es): Violin, Douglas Yuji Takeda
Orientador: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Título: Judô como conteúdo da educação física escolar : realidade e aplicabilidade
Palavras-chave: Educação física escolar;Judô;Educação física - Professores;Educação física - Crianças
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: O primeiro contato das crianças com a prática esportiva pode ocorrer nas aulas de educação física escolar e em práticas extracurriculares, dependendo da modalidade. No caso do judô, apesar de constar nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), nas diretrizes curriculares para a educação física do estado do Paraná e, mais recentemente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do currículo escolar, dentre outros documentos de referência, estudos preliminares demonstram uma escassez de oferta efetiva desse conteúdo no componente curricular Educação Física. Diante dessa percepção, o estudo teve como objetivo analisar a aplicabilidade do conteúdo judô na educação física escolar. Participaram do estudo 24 professores de educação física do ensino fundamental, vinculados a colégios públicos da rede estadual de Maringá. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, com pressupostos da pesquisa-ação, dividida em duas fases. Na fase de diagnóstico, foi aplicado um questionário aos 24 professores contendo questões abertas e fechadas, sobre os aspectos relacionados ao ensino do judô nas aulas de educação física, como experiência dos professores com o judô quando alunos do ensino básico na escola, experiência em lutas e em judô na graduação em educação física, entendimento dos professores sobre o conteúdo judô e diagnóstico como da prática pedagógica em relação ao conteúdo judô. A segunda fase da pesquisa, de intervenção, contou com um dos professores participantes da primeira fase. Nesse momento, uma unidade de ensino com cinco planos de aula foi ministrada pelo professor a uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Todo o planejamento das aulas utilizou como base o ensino do judô a partir das três dimensões dos conteúdos: procedimental, conceitual e atitudinal. Como resultados, verificou-se que metade dos professores não aplicam o conteúdo judô na educação física escolar. A falta de estrutura física, o limitado domínio das técnicas e de conhecimentos sobre o judô foram apontados como principais motivos da não aplicação. Já os professores que disseram aplicar o conteúdo judô afirmaram que o apresentam de forma teórica ou então apenas por meio de alguns movimentos básicos. Em relação aos resultados da intervenção, foi possível observar que o conteúdo foi plenamente desenvolvido, e que o método de ensino do judô se mostrou motivante e eficaz tanto para o professor como para os alunos. Portanto, conclui-se que o conteúdo judô, planejado e ministrado nos moldes descritos na presente pesquisa atende às exigências para ser efetivamente reconhecido pela comunidade escolar como parte do componente curricular educação física
ABSTRACT: The first contact of children with the sport practice can occur in school physical education classes and in extracurricular practices, depending on the modality. In the case of judo, although it appears in the National Curricular Parameters (NCPs), in the curricular guidelines for the physical education of the state of Paraná and, more recently, in the National Curricular Joint Base (NCJB) of the school curriculum, among other reference documents, preliminary studies demonstrate a shortage of effective offer of this content in the curricular component Physical Education.Thus, this study aimed to analyze the applicability of judo content in school physical education. Twenty-four Physical Education teachers from elementary education, linked to the public schools of the state network of Maringá participated in the study. The present study is characterized as a descriptive research, with presuppositions of action research, divided into two phases. In the diagnostic phase a questionnaire was applied to the 24 teachers with open and closed questions about the aspects related to the aspects of teaching judo in physical education classes, teachers' experience with judo when they were students in the elementary school, experience with the content of fights and judo in the physical education graduation, understanding of the teachers about the judo content and the pedagogical practice in relation to the judo content. In the second moment of the research, that was the intervention, counted with one of the teachers participating in the first phase. In this moment, a teaching unit with five lesson plans that was given by the teacher to a class of 6th grade. All class planning was based on the judo teaching from the three dimensions of contents: procedural, conceptual and attitudinal. As a result, it was verified that half of the teachers do not apply judo content in school physical education. The lack of physical structure, the limited domain of judo techniques and knowledge were pointed out as the main reasons for non-application. On the other hand, teachers who said apply judo content have stated that they present it in a theorical way or only by means teaching some basic judô movements. Concerning the results of the intervention, it was possible to observe that the content was fully developed, and that the method of teaching judo was motivating and effective both for the teacher and for the students. Therefore, it is concluded that judo content, planned and teached in the manner described in the present research, meets the requirements to be effectively recognized by the school community as part of the physical education curricular component
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7339
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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