Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7377
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza Filho, Edvard Elias de, 1934- | pt_BR |
dc.contributor.author | Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.other | Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas | pt_BR |
dc.contributor.other | Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.contributor.other | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | pt_BR |
dc.contributor.other | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T12:12:46Z | - |
dc.date.available | 2024-02-27T12:12:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7377 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Geografia)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: O processo de desenvolvimento das habilidades envolvidas na alfabetização cartográfica envolve a construção e operacionalização do conceito de escala cartográfica pelos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Além dos desafios envolvidos no raciocínio matemático, o aluno da disciplina de Geografia deve desenvolver as habilidades de leitura de mapas articuladas com o saber geográfico, aspecto este que ocorre por intermédio das categorias analíticas da Geografia. Frente a isso, o problema que norteou a análise desta pesquisa foi a hipotética desarticulação do conteúdo matemático envolvido na aprendizagem do conceito de escala cartográfica com a leitura geográfica do espaço. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi verificar, a partir de uma abordagem semiótica, quais as implicações do conceito de escala Matemática na construção do conhecimento geográfico, considerando as estratégias e atividades propostas pelos livros didáticos adotados pelas escolas públicas da cidade de Maringá (PR). Assim, a metodologia de análise de conteúdo foi utilizada para avaliar o conceito de escala descrito nos livros didáticos. Constatou-se que a complexidade existente no conceito de escala é decorrente da natureza dos conteúdos matemáticos e mesmo sabendo disso viu-se que a Geografia não se esforça em utilizar a Matemática como uma ferramenta. Além do mais, para as turmas do sexto ano aprender escala na disciplina de Geografia requer entendimento anterior de pré-conhecimentos oriundos da Matemática, mas que não são ensinados, pois o conceito de escala é cobrado antes pela própria Geografia | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The process of developing the skills involved in cartographic literacy involves the construction and operationalization of the concept of cartographic scale by the students of the sixth year of elementary school. In addition to the challenges involved in mathematical reasoning, the student of Geography must develop skills of map reading articulated with geographic knowledge, an aspect that occurs through the analytical categories of Geography. The problem that led to the analysis of this research was the hypothetical disarticulation of the mathematical content involved in learning the concept of cartographic scale with the geographic reading of space. In this sense, the objective of the research was to verify, from a semiotic approach, the implications of the concept of mathematical scale in the construction of geographic knowledge, considering the strategies and activities proposed by textbooks adopted by Maringá's (PR) public schools. Thus, the methodology of content analysis was used to evaluate the concept of scale described in textbooks. It was found that the complexity in the concept of scale is due to the nature of the mathematical contents and even knowing that it has been seen that Geography does not try to use Mathematics as a tool. Moreover, for the sixth grade classes to learn scale in the discipline of Geography requires previous understanding of pre-knowledge from Mathematics, but are not taught, because the concept of scale is required before by Geography itself | pt_BR |
dc.format.extent | 98 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização geográfica | pt_BR |
dc.subject | Cartografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Duval, Raymond, 1937- - Teoria dos registros de representação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Mapas - Leitura | pt_BR |
dc.subject.ddc | 910.7 | pt_BR |
dc.title | A teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Leonardo Antonio de Carvalho Hauser_2018.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.