Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza Filho, Edvard Elias de, 1934-pt_BR
dc.contributor.authorHauser, Leonardo Antonio de Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherGomes, Marquiana de Freitas Vilas Boaspt_BR
dc.contributor.otherCousin, Alexandra de Oliveira Abdalapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T12:12:46Z-
dc.date.available2024-02-27T12:12:46Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7377-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santilpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Geografia)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O processo de desenvolvimento das habilidades envolvidas na alfabetização cartográfica envolve a construção e operacionalização do conceito de escala cartográfica pelos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Além dos desafios envolvidos no raciocínio matemático, o aluno da disciplina de Geografia deve desenvolver as habilidades de leitura de mapas articuladas com o saber geográfico, aspecto este que ocorre por intermédio das categorias analíticas da Geografia. Frente a isso, o problema que norteou a análise desta pesquisa foi a hipotética desarticulação do conteúdo matemático envolvido na aprendizagem do conceito de escala cartográfica com a leitura geográfica do espaço. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi verificar, a partir de uma abordagem semiótica, quais as implicações do conceito de escala Matemática na construção do conhecimento geográfico, considerando as estratégias e atividades propostas pelos livros didáticos adotados pelas escolas públicas da cidade de Maringá (PR). Assim, a metodologia de análise de conteúdo foi utilizada para avaliar o conceito de escala descrito nos livros didáticos. Constatou-se que a complexidade existente no conceito de escala é decorrente da natureza dos conteúdos matemáticos e mesmo sabendo disso viu-se que a Geografia não se esforça em utilizar a Matemática como uma ferramenta. Além do mais, para as turmas do sexto ano aprender escala na disciplina de Geografia requer entendimento anterior de pré-conhecimentos oriundos da Matemática, mas que não são ensinados, pois o conceito de escala é cobrado antes pela própria Geografiapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The process of developing the skills involved in cartographic literacy involves the construction and operationalization of the concept of cartographic scale by the students of the sixth year of elementary school. In addition to the challenges involved in mathematical reasoning, the student of Geography must develop skills of map reading articulated with geographic knowledge, an aspect that occurs through the analytical categories of Geography. The problem that led to the analysis of this research was the hypothetical disarticulation of the mathematical content involved in learning the concept of cartographic scale with the geographic reading of space. In this sense, the objective of the research was to verify, from a semiotic approach, the implications of the concept of mathematical scale in the construction of geographic knowledge, considering the strategies and activities proposed by textbooks adopted by Maringá's (PR) public schools. Thus, the methodology of content analysis was used to evaluate the concept of scale described in textbooks. It was found that the complexity in the concept of scale is due to the nature of the mathematical contents and even knowing that it has been seen that Geography does not try to use Mathematics as a tool. Moreover, for the sixth grade classes to learn scale in the discipline of Geography requires previous understanding of pre-knowledge from Mathematics, but are not taught, because the concept of scale is required before by Geography itselfpt_BR
dc.format.extent98 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlfabetização geográficapt_BR
dc.subjectCartografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDuval, Raymond, 1937- - Teoria dos registros de representação semióticapt_BR
dc.subjectMapas - Leiturapt_BR
dc.subject.ddc910.7pt_BR
dc.titleA teoria dos registros de representação semiótica aplicada ao conceito de escala em livros didáticos de geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leonardo Antonio de Carvalho Hauser_2018.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.