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Autor(es): Brasil, Marcos Roberto
Orientador: Souza, Juliano de
Título: Os usos da teoria sociológica de Pierre Bourdieu na área de educação física no Brasil (1977-2017)
Palavras-chave: Educação física - Brasil;Epistemologia;Bourdieu, Pierre, 1930-2002
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: Ao longo de sua trajetória intelectual, Pierre Félix Bourdieu procurou, dentre outras coisas, desvelar como a sociedade reproduz em suas estruturas as diferentes formas de violência simbólica. Apesar de paradoxal, o próprio Bourdieu, que tanto confrontou as estratégias de consagração, veio a experimentar dos "efeitos de louvação", de maneira a compor uma posição notável no campo da sociologia internacional. Devido, a esse protagonismo continuou a ser lido e apropriado nas mais distintas áreas. Partindo desse pressuposto, nosso objetivo foi de compreender como tem-se dado os usos da teoria no campo acadêmico-científico da Educação Física no Brasil. Para o desenvolvimento desse trabalho foi coletado 16.007 trabalhos entre teses, dissertações e artigos em um recorte temporal de 1977 a 2017. Na tentativa de contribuir com esse debate, analisamos os usos a partir das noções de "apropriação incidental", "apropriação conceitual tópica" e "apropriação do modo de trabalho" desenvolvidas por Catani; Catani e Pereira (2002). Dividimos o trabalho ainda, em quatro capítulos. No primeiro, "A teoria sociológica de Pierre Bourdieu e o comércio internacional de ideias", buscamos localizar o autor e sua obra no processo diacrônico de produção de conhecimento no campo das Ciências Humanas e Sociais. No segundo capítulo, "Os usos da teoria sociológica de Pierre Bourdieu nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil", analisamos a produção científica a partir de seu referencial teórico em teses e dissertações. No capítulo três, "Os usos da teoria sociológica de Pierre Bourdieu nos periódicos científicos em Educação Física no Brasil", realizamos análises voltadas à mobilização da teoria na produção difundida em periódicos científicos da área. Finalmente, no quarto capítulo, "A Lógica de divulgação da produção acadêmico-científica sobre Pierre Bourdieu no campo da Educação Física brasileira", verificamos as possíveis associações entre centros e agentes divulgadores e suas relações socioacadêmicas. A partir desse percurso investigativo, ficou comprovado que as obras de Bourdieu mais mobilizadas são justamente aquelas que oferecem análises para a sociologia do esporte e do corpo, sendo o sociólogo francês referenciado, em média, 10,9 vezes em teses e dissertações e 3,07 vezes por artigo. Além disso, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Federal do Paraná, configuram-se como os principais centros de utilização e divulgação. Conseguimos observar também, as redes conceituais de Bourdieu e dos principais agentes nacionais, que se configuram em dois polos de utilização, um na Enfermagem e outro na Educação Física. Nesse último polo, foram encontrados oito nichos principais de utilização da teoria. Averiguamos também, uma lógica de "transmissão hereditária", impulsionada pela constituição de um habitus científico. Ademais, de todos os textos que foram analisados, 23,7% mobilizam a teoria dos campos de Bourdieu de forma incidental, 21,1% apropriam-se do modo de trabalho e mais da metade, 55,2%, empregam a teoria de maneira conceitual tópica. Como última observação, destacamos que os resultados acumulados ao longo do estudo revelam que o processo de apropriação mais sistemático, está em desenvolvimento e que, portanto, essa teoria e os pressupostos metateóricos que a sustentam podem ser utilizados para explorar outras frentes e objetos na área de Educação Física
ABSTRACT: Throughout his intellectual trajectory, Pierre Félix Bourdieu sought, among other things, to reveal how society reproduces in its structures different forms of symbolic violence. Although paradoxical, Bourdieu himself, who so confronted strategies of consecration, came to experience the "effects of praise" in order to make up a remarkable position in the field of international sociology. Due to this protagonist continued to be read and appropriate in the most different areas. Based on this assumption, our objective was to understand how the uses of theory have been given in the academic-scientific field of Physical Education in Brazil. For the development of this work 16.007 papers were collected between theses, dissertations and articles in a temporal cut from 1977 to 2017. In an attempt to contribute to this debate, we analyze the uses of notions of "incidental appropriation", "topical conceptual appropriation" and "appropriation of the way of working" developed by Catani; Catani and Pereira (2002). We divided the work still, in four chapters. In the first, "Pierre Bourdieu's the sociological theory and the international trade of ideas", we seek to locate the author and his work in the diachronic process of knowledge production in the field of Human and Social Sciences. In the second chapter, "The uses of sociological theory of Pierre Bourdieu in Post-Graduation Stricto Sensu programs in Physical Education in Brazil", we analyze the scientific production from its theoretical reference in theses and dissertations. In chapter three, "The uses of sociological theory of Pierre Bourdieu in the scientific periodicals in Physical Education in Brazil", we carried out analyzes aimed at the mobilization of theory in the production spread in scientific periodicals of the area. Finally, in the fourth chapter, "The logic of dissemination of academic-scientific production on Pierre Bourdieu in the field of Brazilian Physical Education", we verified the possible associations between centers and disseminating agents and their socio-academic relations. From this investigative path, it has been proven that the most mobilized works of Bourdieu are precisely those that offer analyzes for the sociology of sport and the body, the French sociologist referenced, on average, 10,9 times in theses and dissertations and 3,07 times per article. In addition, the State University of Campinas and the Federal University of Paraná, are the main centers of use and dissemination. We can also observe the conceptual networks of Bourdieu and the main national agents, which are configured in two poles of use, one in Nursing and another in Physical Education. In this last pole, eight main niches of use of the theory were found. We also find, a logic of "hereditary transmission", driven by the constitution of a scientific habitus. In addition, of all the texts that were analyzed, 23,7% mobilized Bourdieu's field theory in an incidental way, 21,1% appropriated the way of work and more than half, 55,2%, used the theory of conceptual topical approach. As a last observation, we highlight that the results accumulated throughout the study reveal that the more systematic appropriation process is under development and that, therefore, this theory and the metatheoretical assumptions that support it can be used to explore other fronts and objects in the area of Physical Education
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Juliano de Souza
Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7386
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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