Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7387
Autor(es): Carvalheiro, Marcos Segale
Orientador: Costa, Luciano Gonsalves
Título: Física forense aplicada ao ensino de física
Palavras-chave: Física - Ensino;Mecânica - Ensino;Colisões (Física);Física forense
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: O objetivo deste trabalho é contextualizar conceitos da Física Clássica, além de promover conhecimento crítico sobre acidentes que envolvem colisões. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática baseada na aprendizagem significativa de Ausubel in Moreira (2012), nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Visando melhorar a qualidade da Educação Básica na rede pública e associar os conteúdos das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2008), foram selecionados, como foco, estudos sobre os conteúdos de Mecânica Clássica, os quais podem ser mais bem fundamentados, direcionados a situações-problemas, áreas profissionais e algumas funções técnico-científicas, legalmente constituídas. Propõe-se, como reflexão, o estudo das Colisões, sua teoria clássica, apontando análises, em específico, à Física Forense, com fundamentos essenciais para esclarecer eventuais situações no caso de sinistros, principalmente no trânsito, que resultam em fatalidades, danos materiais, prejuízos, testemunhas e vítimas. Esse contexto necessita de investigações com perícias criminais e visa esclarecer judicialmente os fatos, procurando os fenômenos naturais acerca de um ocorrido na sua realidade, justificando, apontando responsabilidades, bem como informações esclarecedoras na defesa de inocentes e acusação de culpados. Dessa forma, são apresentadas reflexões sobre o ensino de Física que possam contribuir para melhorar o ensino da Mecânica por meio de estudos, causa e efeito, observando as colisões, para a Física Forense, ajudando a difundir essa Ciência e torná-la mais presente no ambiente escolar
ABSTRACT: The objective of this work is to contextualize concepts of Classical Physics, besides promoting critical knowledge about accidents involving collisions. To do so, we developed and applied a didactic sequence based on the meaningful learning of Ausubel in Moreira (2012), in the final years of Elementary and High School. In order to improve the quality of Basic Education in the public network and to associate the contents of the Curricular Guidelines of the State of Paraná (2008), the selected studies were focused on the contents of Classical Mechanics, which may be better informed, problem situations, professional areas and some technical-scientific functions, legally constituted. The study of the Collisions, its classic theory, is proposed as a reflection, pointing specifically to Forensic Physics, with essential foundations to clarify possible situations in the case of accidents, especially in traffic, resulting in fatalities, witnesses and victims. This context requires investigations with criminal expertise and aims to clarify the facts, looking for natural phenomena about one occurring in their reality, justifying, pointing out responsibilities, as well as clarifying information in the defense of innocent and accusation of guilty. In this way, reflections on physics teaching are presented that can contribute to improve the teaching of Mechanics through studies, cause and effect, observing the collisions, for Forensic Physics, helping to spread this Science and make it more present in the school environment
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costa
Dissertação (mestrado em Ensino de Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7387
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcos Segale Carvalheiro_2018.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.