Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Annie Rose dospt_BR
dc.contributor.authorMartioli, Marinopt_BR
dc.contributor.otherFuza, Ângela Francinept_BR
dc.contributor.otherHila, Cláudia Valéria Donápt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T13:40:15Z-
dc.date.available2024-02-29T13:40:15Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7390-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Annie Rose dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa, de natureza aplicada, tem como tema: a coesão textual na Prova Brasil do 9º ano do ensino fundamental. Nela, objetivamos analisar a compreensão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, a respeito do descritor 15, da Prova Brasil: 'estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunção, advérbio, etc.', na disciplina de Língua Portuguesa, por meio de uma intervenção pedagógica, em que abordamos os mecanismos de coesão textual no processo de ensino e aprendizagem. Como aporte teórico principal e de apoio, respaldamo-nos nas teorias de Antunes (2005), Coracini (2010), Fávero (2006), Fuza e Menegassi (2009), Koch (2013), Salces (2000), Solé (1998), dentre outros autores, para tratar das leis que tornaram obrigatória a aplicação da Prova Brasil, sua composição e finalidade, a definição de leitura e a importância do domínio dos mecanismos de coesão para a produção de textos dos mais variados gêneros discursivos. Baseamo-nos em Bronckart (1999), para a compreensão do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que fundamenta a ação docente. A metodologia utilizada é a prática exploratória, com diagnóstico, intervenção e avaliação final, aplicados em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola do noroeste do Paraná. Os resultados apontam para mostrar que, quando o professor tem material disponível sobre os descritores da Prova Brasil e o contempla em sala de aula, os acertos dos alunos nas avaliações externas são maiores. Comparamos os resultados obtidos na avaliação diagnóstica (27,58%) e na avaliação final (61,4%) para analisar a aprendizagem dos alunos acerca do descritor referido. Por fim, apresentamos uma nova Unidade Didática, sugerindo mudanças nas próximas edições da Prova Brasil. Esperamos contribuir com a área de Linguística Aplicada, no contexto educacional do Estado do Paraná, bem como para a sociedade em geralpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Current applied research deals with textual cohesion in the Prova Brasil of Year Nine of Basic Education. Year Nine students' comprehension of Descriptor 15 of the Prova Brasil, or rather, ‘the establishment of logical-discursive relationships in the text and marked by conjunction, adverbs and others’, in the discipline Portuguese Language. The test was performed through a pedagogical intervention in which the mechanisms of textual cohesion were investigated within the teaching-learning process. Theories by Antunes (2005), Coracini (2010), Fávero (2006), Fuza & Menegassi (2009), Koch (2013), Salces (2000), Solé (1998) and others foregrounded the main arguments and discussions on the laws that made mandatory the Prova Brasil, its composition and aims, definition of reading and the importance of control of cohesion mechanisms for the production of texts featuring different discursive genres. The comprehension of Socio-Discursive Interactionism, foregrounding teachers' activities, was based on Bronckart (1999). Methodology comprised exploratory practice with diagnosis, intervention and final assessment applied to a Year Nine group in a school in the northwestern region of the state of Paraná, Brazil. Results showed that when the teacher has the available material on the descriptors of the Prova Brasil and uses it in the classroom, students' scores are higher in external evaluations. Results of diagnostic (27.58%) and final (61.4%) evaluations were compared to analyze students' understanding of the above-mentioned descriptor. A novel Didactic Unit was forwarded in which changes were proposed with regard to future editions of the Prova Brasil. Current research intends to contribute towards Applied Linguistics within the educational context of the state of Paraná and the community as a wholept_BR
dc.format.extent213 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProva Brasil - Língua Portuguesa - Paraná (Estado)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Prova Brasilpt_BR
dc.subjectCoesão textualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAvaliação educacional - Paraná (Estado)pt_BR
dc.subject.ddc372.6pt_BR
dc.titleA coesão textual na prova Brasil do 9º ano : proposta para o processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marino Martioli_2018.pdf12,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.