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Autor(es): Lima, Murilo Del Bianco
Título: A espitemologia da biologia em uma comunidade de prática
Palavras-chave: Epistemologia da biologia;Biologia - Ensino;Professores - Formação
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: A Biologia se caracterizou como ciência tardia e segmentada em várias áreas do conhecimento voltadas para os estudos do fenômeno vida. Passou por épocas de descrédito, em que não era considerada uma ciência de mesmo nível que a Física e a Química. Necessitou do surgimento da teoria da Evolução para que pudesse iniciar a caminhada em busca da sua autonomia e unificação. Dessa forma, é de imprescindível importância que os docentes de Biologia estejam a par dessas e de outras muitas discussões que permeiam a construção histórica e filosófica de sua ciência de origem. Tais contextos acabam influenciando a construção da disciplina escolar Biologia, que se caracteriza como fragmentada, descritiva e memorística. A presente pesquisa buscou investigar os significados acerca da epistemologia da Biologia, assim como suas contribuições para o ensino, elucidadas por participantes de uma Comunidade de Prática, constituída por dois grupos focais, um da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e outro na Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE-Cascavel). Ambos os grupos se constituíam por professores pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e professores da educação básica. A pesquisa se configura como uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, na qual o pesquisador se inseriu no contexto do grupo analisado. Os discursos dos participantes foram obtidos por meio de gravações das reuniões referentes aos temas da epistemologia da ciência Biologia e da Biologia como disciplina escolar, posteriormente transcritas e tratadas com o auxílio da análise textual discursiva (ATD), seguindo os pressupostos de Moraes e Galizzi (2014). Essa metodologia de análise se caracteriza como um processo constituído por três momentos: a desconstrução ou desmontagem dos textos transcritos, o estabelecimento de relações ou categorizações e por fim o processo de captação do novo emergente, por meio da construção de um metatexto, ressignificando os discursos de acordo com a interpretação do pesquisador. O tratamento dos dados pela ATD possibilitou a emergência três categorias, Biologia ou Ciências Biológicas, Biologia: construção histórica e autonomia e Da formação de professores ao ensino de Biologia. Estas categorias convergiram para a escrita de dois metatextos: o primeiro, sobre a natureza da Ciência Biologia, foi intitulado A ciência Biologia: da construção à autonomia e unificação; o outro, sobre a repercussão da epistemologia desta Ciência no ensino e na formação de professores, recebeu o título da última categoria - Da formação de professores ao ensino de Biologia. Concluímos que, na visão dos participantes da Comunidade de Biologia: ensino e pesquisa (CoP-Bio), a Biologia se caracteriza como uma ciência e, também, disciplina fragmentada
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazza
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Lourdes Aparecida Della Justina
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7395
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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