Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Murilo Del Biancopt_BR
dc.contributor.otherCorazza, Maria Júliapt_BR
dc.contributor.otherSchneider, Eduarda Mariapt_BR
dc.contributor.otherOliveira, André Luis dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T00:15:37Z-
dc.date.available2024-03-01T00:15:37Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7395-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazzapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Lourdes Aparecida Della Justinapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A Biologia se caracterizou como ciência tardia e segmentada em várias áreas do conhecimento voltadas para os estudos do fenômeno vida. Passou por épocas de descrédito, em que não era considerada uma ciência de mesmo nível que a Física e a Química. Necessitou do surgimento da teoria da Evolução para que pudesse iniciar a caminhada em busca da sua autonomia e unificação. Dessa forma, é de imprescindível importância que os docentes de Biologia estejam a par dessas e de outras muitas discussões que permeiam a construção histórica e filosófica de sua ciência de origem. Tais contextos acabam influenciando a construção da disciplina escolar Biologia, que se caracteriza como fragmentada, descritiva e memorística. A presente pesquisa buscou investigar os significados acerca da epistemologia da Biologia, assim como suas contribuições para o ensino, elucidadas por participantes de uma Comunidade de Prática, constituída por dois grupos focais, um da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e outro na Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE-Cascavel). Ambos os grupos se constituíam por professores pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e professores da educação básica. A pesquisa se configura como uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, na qual o pesquisador se inseriu no contexto do grupo analisado. Os discursos dos participantes foram obtidos por meio de gravações das reuniões referentes aos temas da epistemologia da ciência Biologia e da Biologia como disciplina escolar, posteriormente transcritas e tratadas com o auxílio da análise textual discursiva (ATD), seguindo os pressupostos de Moraes e Galizzi (2014). Essa metodologia de análise se caracteriza como um processo constituído por três momentos: a desconstrução ou desmontagem dos textos transcritos, o estabelecimento de relações ou categorizações e por fim o processo de captação do novo emergente, por meio da construção de um metatexto, ressignificando os discursos de acordo com a interpretação do pesquisador. O tratamento dos dados pela ATD possibilitou a emergência três categorias, Biologia ou Ciências Biológicas, Biologia: construção histórica e autonomia e Da formação de professores ao ensino de Biologia. Estas categorias convergiram para a escrita de dois metatextos: o primeiro, sobre a natureza da Ciência Biologia, foi intitulado A ciência Biologia: da construção à autonomia e unificação; o outro, sobre a repercussão da epistemologia desta Ciência no ensino e na formação de professores, recebeu o título da última categoria - Da formação de professores ao ensino de Biologia. Concluímos que, na visão dos participantes da Comunidade de Biologia: ensino e pesquisa (CoP-Bio), a Biologia se caracteriza como uma ciência e, também, disciplina fragmentadapt_BR
dc.format.extent85 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEpistemologia da biologiapt_BR
dc.subjectBiologia - Ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.ddc570.7pt_BR
dc.titleA espitemologia da biologia em uma comunidade de práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Murilo Del Bianco Lima_2018.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.