Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7397
Autor(es): Flores, Patric Paludett
Orientador: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Título: O processo de identização docente durante o Estágio Curricular Supervisionado : em jogo no campo da Educação Física
Palavras-chave: Educação física - Formação de professores;Educação física - Estágio curricular supervisionado;Identidade docente;Educação física
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: Tornar-se docente, assim como aprender a andar, a comer, a correr, é uma ação que se concretiza por meio de elementos que integram os eventos de nossa vida. O sujeito docente é constituído a partir de uma tessitura de relações sociais e de determinados processos de identização. Os cursos de Licenciatura possuem papel de relevância nesse processo, pois a partir deles são (re)construídos olhares e posturas frente à escola. Pensar o subcampo científico/acadêmico e o subcampo escolar como parceiros no processo de formação inicial de professores, caracteriza-se como ponto chave nos cursos. Ao encontro da consolidação deste processo, um dos eixos centrais é o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), o qual tem como principal característica inserir o estudante-estagiário no contexto real de sua futura profissão. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de identização docente constituído a partir do ECS de um curso de Licenciatura em Educação Física e sua relação com o campo da Educação Física. Este estudo se caracterizou por ser qualitativo do tipo pesquisa-ação. Os participantes foram sete estudantes-estagiários, acompanhados durante a realização dos ECS. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas e diários. A análise das informações aconteceu por meio da análise de conteúdo. A partir dos dados coletados, emergiram quatro categorias que caracterizam os movimentos constitutivos do processo de identização docente dos estudantes-estagiários: a) a illusio pela profissão; b) o habitus profissional; c) as relações inter e intrapessoais estabelecidas durante o ECS; e d) as ações durante o ECS ao/de encontro com a escola. Como primeiro movimento, notou-se que os motivos que levaram os estudantes-estagiários a escolher o curso estão direta e/ou indiretamente correlacionados as práticas corporais experimentadas no período anterior ao seu ingresso no mesmo. Evidenciou-se diferentes encantamentos direcionados a profissão, principalmente após a realização dos ECS, como envolvimento com a docência, com os agentes do estágio e, o contato com a futura profissão. Percebeu-se que o tempo anterior à formação inicial, a formação inicial e, principalmente, o período de ECS, configuraram momentos marcantes (doces e amargas) para a construção de representações sobre o ser professor e tudo que envolve esta profissão. Também foram observadas algumas das relações intra e interpessoais que permeiam o tempo de ECS, bem como ações desenvolvidas durante este período, as quais se caracterizaram de maneira positiva ou negativamente, mas ambas proporcionam impactos no ser professor dos estudantes-estagiários. Assim, percebe-se que, para que haja rabiscos significativos na constituição da identidade docente dos mesmos, não basta apenas uma formação inicial voltada para conhecimentos teóricos sem o envolvimento com a prática docente na escola. Para além dos conhecimentos teóricos, o futuro professor precisa trabalhar dimensões como o afeto, a sensibilidade, a improvisação, entre outros, configurados na interação da identidade para si e da identidade para o outro, dentro e fora da sala da aula
ABSTRACT: Becoming a teacher, as well as learning to walk, to eat, to run, is an action that materializes through elements that integrate the events of our life. The teacher as a subject is constituted from a web of social relations and certain processes of identization. The degree courses have a relevant role in this process, since through them looks and postures are (re) constructed about the school. Thinking the scientific/academic subfield and the school subfield as partners in the initial training process of teachers, is characterized as a key point in the courses. Looking for the consolidation of this process, one of the central axes is the Supervised Curricular Internship (SCI), which has as main characteristic to insert the student-trainee in the real context of its future profession. In this sense, the objective of this research was to analyze the teacher identization process from the SCI of a degree in Physical Education and its relation to the field of Physical Education. This study was characterized by being qualitative type research-action. The participants were seven students-trainees, followed through the SCI. The instruments of data collection were interviews and diaries. The analysis of the information happened through content analysis. From the data collected, four categories emerged that characterize the constitutive movements of the process of teacher identization of students-trainees: a) the illusio by the profession; b) or professional habitus; c) the inter and intrapersonal relations established during the SCI; and d) the actions during the SCI to/against the school. As a first step, it was noticed that the reasons that led the students-trainees to choose the course are direct and/or indirectly correlated with the bodily practices experienced in the period before entering into it. It was evidenced different incantations directed to the profession, especially after the implementation of the SCI, as involvement with teaching, with the agents of the internship and, the contact with the future profession. It was noticed that the time before training, initial training, and especially the SCI period, configurated striking moments (sweet or bitter) for the construction of representations about being a teacher and everything that involves this profession. We also observed some of the intrapersonal and interpersonal relationships that permeate SCI time, as well as actions developed during this period, which were characterized in a positive or negative way, but both promoted impacts on being a teacher for the students-trainees. Thus, it is perceived that, so that there are significant scribbles in the constitution of the teaching identity of students-trainees, it's not enough only an initial training geared to theoretical knowledge without the involvement with teaching practice at school. In addition to theoretical knowledge, the future teacher needs to work on dimensions such as affection, sensitivity, improvisation, among others, configurated in the interaction of identity for oneself and identity for the other, inside and outside the classroom
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
Tese (doutorado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7397
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Patric Paludett Flores_2018.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.