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Autor(es): Passos, Patricia Carolina Borsato
Título: Motivação e orientação de vida em acadêmicos de educação física : um estudo longitudinal
Palavras-chave: Estudantes universitários - Educação física - Exercício físico;Estudantes universitários - Educação física - Motivação;Estudantes universitários - Educação física - Estudos longitudinais;Estudantes universitários - Educação física - Psicologia da saúde
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: O objetivo desta foi investigar longitudinalmente a motivação e orientação de vida durante os anos de formação de estudantes do curso de Educação Física de uma universidade do sul do Brasil. Para tanto, o primeiro artigo buscou conduzir uma revisão sistemática de literatura sobre a orientação de vida e motivação acadêmica de universitários utilizando as bases Web of Science, Scopus, Pubmed, Science Direct, PsycINFO, Scielo e Lilacs, analisando sete estudos publicados dentro do período de 2008 a 2016. Em todos os estudos as variáveis de motivação acadêmica e a orientação de vida otimista demonstraram mediar comportamentos positivos dos universitários, destacando a motivação como o principal papel mediador entre as relações. O segundo artigo teve como objetivo analisar a orientação de vida e a motivação acadêmica de universitários do curso de Educação Física de uma universidade ao longo dos quatro anos de formação. Participaram 24 universitários do curso de Educação Física ingressantes no ano de 2011 do período integral, estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil e concluintes no ano de 2014. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Teste de orientação de vida (TOV-R), a Escala de Motivação Acadêmica e um questionário de identificação (sexo, faixa etária, ano, motivo da escolha do curso, participação em projetos, estágio, prática de exercício físico e habilitação) para identificar os sujeitos e acompanhar suas atividades dentro e fora da universidade. Evidenciou-se que os universitários de Educação Física apresentaram orientação de vida otimista durante toda a formação, um traço de personalidade que não se modificou; ainda, constatou-se que no primeiro ano os acadêmicos são mais desmotivados quando comparados a outros momentos da formação. O terceiro artigo analisou o perfil dos universitários do curso de Educação Física de uma universidade pública durante os anos de formação considerando a motivação acadêmica e a orientação de vida, bem como as trajetórias desses estudantes após a conclusão do curso. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Teste de orientação de vida (TOV-R), a Escala de Motivação Acadêmica, um questionário de identificação (dados sociodemográficos) e mídia eletrônica para identificar os sujeitos e acompanhar suas atividades profissionais pós-formação. Os resultados indicaram a formação de três clusters para cada momento (ano de formação), na comparação entre os clusters de cada ano de formação; considerando os níveis de motivação acadêmica e o índice de otimismo, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em todos os anos. Houve associação entre o motivo de escolha do curso no 1º ano (p=0,01), a realização de estágio ou trabalho na área no 2º ano (p= 0,02), associação entre realização de exercício físico ou esporte no 3º ano (p=0,05), já no 4º ano houve associação entre habilitação, realização de exercício ou esporte e horas de prática de exercício físico (p=0,01). Este estudo concluiu que os universitários de Educação Física que apresentaram um perfil com características de motivação acadêmica, somado ao traço de personalidade otimista, e realizam exercício físico ou esporte durante toda a formação permaneceram na área profissional desenvolvendo atividades no mercado de trabalho e buscando a pós-graduação Stricto-Sensu
ABSTRACT: The objective of this study was to longitudinally investigate the motivation and life orientation during the formative years of Physical Education students of a university in the south of Brazil. Therefore, the first article sought to conduct a systematic review of the literature on the life orientation and academic motivation of university students using the Web of Science, Scopus, Pubmed, Science Direct, PsycINFO, Scielo and Lilacs databases, analyzing seven studies published within the period of 2008 to 2016. In all the studies, the variables 'academic motivation' and 'optimistic orientation of life' were demonstrated to mediate positive behaviors of the university students, highlighting the motivation as the main mediating role between such relations. The second article had aimed to analyze the orientation of life and the academic motivation of university students of the Physical Education course of a university during the four years of formation. Participants were twenty-four full-time university students from the Physical Education course of a public university in the south of Brazil, who enrolled in the year of 2011 and graduated in the year of 2014. The research instruments used were the Life Orientation Test (TOV-R), the Academic Motivation Scale and an identification questionnaire (gender, age, year, reason for choosing the course, participation in projects, internship, physical exercise and habilitation) to identify the subjects and follow their activities inside and outside the university. It was noticed that these university students presented an optimistic orientation of life throughout their entire formation, a personality trait that did not change; still, it was verified that in the first year the academics were more unmotivated when compared to the following years of formation. The third article analyzed the profile of undergraduate students of the Physical Education course of a public university during the formative years considering the academic motivation and orientation of life, as well as the trajectories of these students after the conclusion of the course. The Life Orientation Test (TOV-R), Academic Motivation Scale, an identification questionnaire (sociodemographic data) and electronic media were used as instruments to characterize the subjects and follow their professional activities after graduating. The results indicated the presence of three clusters for each moment (year of formation), in the comparison between the clusters of each formation year; considering the levels of academic motivation and the optimism index, statistically significant differences were found in all years. There was an association between the reason for choosing the course in the 1st year (p = 0.01), the performing of work or internship in the 2nd year (p = 0.02), association between the practice of exercise or sport in the 3rd year (p = 0.05); in the 4th year there was an association between habilitation, exercise or sport practice, and number of physical exercise hours (p = 0.01). This study concluded that physical education students who presented a profile with characteristics of academic motivation, along with an optimistic personality trait, and performed physical exercise or sport throughout their formation remained in the professional area developing activities in this job market and seeking Stricto-Sensu graduation
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lenamar Fiorese
Tese (doutorado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7398
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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