Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7399
Autor(es): Monteiro, Paula Cavalcante
Título: A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química
Palavras-chave: Ensino por investigação;Formação docente;Ensino de química
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: A experimentação no ensino de química é uma temática atual e tem recebido atenção de inúmeros pesquisadores, mais especificamente na graduação. A relevância de tais pesquisas é imprescindível, pois os resultados alcançados repercutem na reestruturação e melhoria da formação inicial destinada aos graduandos, bem como na formação continuada de professores de química. O caráter qualitativo presente nessa pesquisa evidencia um contexto que possibilita-nos investigar as representações de licenciandos em química sobre as características de laboratórios de pesquisa e de aspectos importantes da experimentação no ensino de química. Ainda possibilitará analisar as modificações ocorridas em tais representações ao serem problematizadas, no contexto de um curso de extensão em que se discutiu o papel da experimentação no ensino. Curso este desenvolvido com seis licenciandos do segundo ano do curso de química-licenciatura. A constituição dos dados apresentados na pesquisa é resultante de várias atividades elaboradas, propostas e desenvolvidas pelas pesquisadoras e participantes, como: visitas a laboratórios de pesquisa da universidade, produção de relatos, respostas a questionários, leitura e discussão de textos, comparação de roteiros experimentais tradicionais e de caráter investigativo. Os licenciandos elaboraram ainda propostas de atividades investigativas direcionadas ao ensino médio. A gravação de áudio foi o meio utilizado para registro de dados e a Análise Textual Discursiva (ATD) possibilitou sua interpretação. Com base nos resultados obtidos, podemos inferir que o curso de extensão contribuiu para a reflexão dos licenciandos sobre a experimentação investigativa e a efetividade dessa abordagem no processo ensino aprendizagem
ABSTRACT: The Experimentation in chemistry teaching is a current theme and has received the attention of innumerable researchers, more specifically at the undergraduate level. The relevance of such studies is indispensable because the results obtained reverberate in the restructuration and improvement of the initial training intended for undergraduates, as well as in the continuing education of chemistry teachers. The qualitative character of this study demonstrates a context that enables us to investigate the representations of chemistry undergraduates as regards characteristics of research laboratories and important aspects of experimentation in chemistry teaching. It also enables us to analyze the modifications that have occurred, in such representations, when being problematized in the context of an extension course in which the role of experimentation in teaching is discussed. This course was developed with six second-year undergraduates of a chemistry-teaching course. The research data is a result of various activities that were elaborated, proposed and developed by the researchers and participants, such as: visits to university research laboratories, production of reports, responses to questionnaires, reading and discussion of texts, and comparison of traditional experimental guidelines of an investigative nature. The undergraduates also elaborated proposals for inquiry-based activities in high school. Audio recording was used to record data and Discursive Textual Analysis (DTA) enabled its interpretation. Based on the results, we can infer that the extension course contributed to undergraduate reflections regards investigative experimentation and to the effectiveness of this approach in the teaching-learning process
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Rodrigues
Coorientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7399
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paula Cavalcante Monteiro_2018.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.