Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Paula Cavalcantept_BR
dc.contributor.otherRodrigues, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherZanatta, Shalimar Calegaript_BR
dc.contributor.otherGauche, Ricardopt_BR
dc.contributor.otherFusinato, Polonia Altoépt_BR
dc.contributor.otherJunior, Alváro Lorencinipt_BR
dc.contributor.otherSantin Filho, Ouridespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T12:31:52Z-
dc.date.available2024-03-01T12:31:52Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7399-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Rodriguespt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filhopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A experimentação no ensino de química é uma temática atual e tem recebido atenção de inúmeros pesquisadores, mais especificamente na graduação. A relevância de tais pesquisas é imprescindível, pois os resultados alcançados repercutem na reestruturação e melhoria da formação inicial destinada aos graduandos, bem como na formação continuada de professores de química. O caráter qualitativo presente nessa pesquisa evidencia um contexto que possibilita-nos investigar as representações de licenciandos em química sobre as características de laboratórios de pesquisa e de aspectos importantes da experimentação no ensino de química. Ainda possibilitará analisar as modificações ocorridas em tais representações ao serem problematizadas, no contexto de um curso de extensão em que se discutiu o papel da experimentação no ensino. Curso este desenvolvido com seis licenciandos do segundo ano do curso de química-licenciatura. A constituição dos dados apresentados na pesquisa é resultante de várias atividades elaboradas, propostas e desenvolvidas pelas pesquisadoras e participantes, como: visitas a laboratórios de pesquisa da universidade, produção de relatos, respostas a questionários, leitura e discussão de textos, comparação de roteiros experimentais tradicionais e de caráter investigativo. Os licenciandos elaboraram ainda propostas de atividades investigativas direcionadas ao ensino médio. A gravação de áudio foi o meio utilizado para registro de dados e a Análise Textual Discursiva (ATD) possibilitou sua interpretação. Com base nos resultados obtidos, podemos inferir que o curso de extensão contribuiu para a reflexão dos licenciandos sobre a experimentação investigativa e a efetividade dessa abordagem no processo ensino aprendizagempt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The Experimentation in chemistry teaching is a current theme and has received the attention of innumerable researchers, more specifically at the undergraduate level. The relevance of such studies is indispensable because the results obtained reverberate in the restructuration and improvement of the initial training intended for undergraduates, as well as in the continuing education of chemistry teachers. The qualitative character of this study demonstrates a context that enables us to investigate the representations of chemistry undergraduates as regards characteristics of research laboratories and important aspects of experimentation in chemistry teaching. It also enables us to analyze the modifications that have occurred, in such representations, when being problematized in the context of an extension course in which the role of experimentation in teaching is discussed. This course was developed with six second-year undergraduates of a chemistry-teaching course. The research data is a result of various activities that were elaborated, proposed and developed by the researchers and participants, such as: visits to university research laboratories, production of reports, responses to questionnaires, reading and discussion of texts, and comparison of traditional experimental guidelines of an investigative nature. The undergraduates also elaborated proposals for inquiry-based activities in high school. Audio recording was used to record data and Discursive Textual Analysis (DTA) enabled its interpretation. Based on the results, we can infer that the extension course contributed to undergraduate reflections regards investigative experimentation and to the effectiveness of this approach in the teaching-learning processpt_BR
dc.format.extent165 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subject.ddc570.7pt_BR
dc.titleA experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em químicapt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paula Cavalcante Monteiro_2018.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.