Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7403
Autor(es): Parizotto, Pedro Gabriel Gil
Orientador: Herold Junior, Carlos
Título: Representações sobre o Tai Chi em manuais didáticos da modalidade (1960-2000)
Palavras-chave: Educação física - Artes marciais;Artes marciais - Tai Chi;Cultura corporal
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: Este trabalho tem por objetivo levantar e discutir representações sobre o Tai Chi criadas no seu processo de divulgação no Brasil durante o final do século XX (1960 - 2000). Para isso utilizou-se os manuais didáticos, traduzidos ou escritos em português, referentes à modalidade, no período em tela. Partindo do conceito de representação de Chartier, buscando apoio também nas análises de Choppin sobre os livros didáticos. Com base nos temas encontrados nos manuais foram criadas seis categorias que foram avaliadas em sua importância na representação sobre o Tai Chi para o público leitor, categorias relacionadas com sua função didática e às esferas das artes marciais propostas por Sieber et. al. Foram analisados vinte e sete manuais e o total de 3.835 páginas. Sendo que 1.580 páginas (41,20%) continham figuras relativas às formas do Tai Chi e 2.321 páginas (60,52%) foram dedicadas aos aspectos técnicos. Verificamos a importância dessas publicações na criação de modos de representar o Tai Chi como uma prática ligada à busca pela saúde e à harmonia por parte dos praticantes, mas principalmente relacionada ao aspecto técnico da prática
ABSTRACT: This work aims to raise a discussion about the representations of Tai Chi created in it's process of propagation in Brazil, during the late twentieth century (1960 - 2000). To achieve that, we will use the textbooks related to the modality that where translated or written in Portuguese, during the period on screen. Using Chartier's concept of representation, as well as seek support in Choppin's analysis of textbooks. Based on the themes found in the manuals, six categories were created, these categories were evaluated in their importance in the representation of Tai Chi for the reading public, categories related to their didactic function and the spheres propose by Sieber et. al. Twenty-seven manuals and a total of 3,835 pages were analyzed. Being that 1,580 pages (41,20%) contained figures related to the forms of Tai Chi and 2,321 pages (60,52%) were dedicated to the technical aspects. We note the importance of these publications in the creation of ways to represent Tai Chi as a practice linked to the pursuit of health and harmony by practitioners, but mainly related to the technical aspect of the practice
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior
Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7403
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Pedro Gabriel Gil Parizotto_2018.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.