Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHerold Junior, Carlospt_BR
dc.contributor.authorParizotto, Pedro Gabriel Gilpt_BR
dc.contributor.otherHonorato, Tonypt_BR
dc.contributor.otherStarepravo, Fernando Augustopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências da Saúdept_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T12:02:28Z-
dc.date.available2024-03-04T12:02:28Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7403-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Herold Juniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem por objetivo levantar e discutir representações sobre o Tai Chi criadas no seu processo de divulgação no Brasil durante o final do século XX (1960 - 2000). Para isso utilizou-se os manuais didáticos, traduzidos ou escritos em português, referentes à modalidade, no período em tela. Partindo do conceito de representação de Chartier, buscando apoio também nas análises de Choppin sobre os livros didáticos. Com base nos temas encontrados nos manuais foram criadas seis categorias que foram avaliadas em sua importância na representação sobre o Tai Chi para o público leitor, categorias relacionadas com sua função didática e às esferas das artes marciais propostas por Sieber et. al. Foram analisados vinte e sete manuais e o total de 3.835 páginas. Sendo que 1.580 páginas (41,20%) continham figuras relativas às formas do Tai Chi e 2.321 páginas (60,52%) foram dedicadas aos aspectos técnicos. Verificamos a importância dessas publicações na criação de modos de representar o Tai Chi como uma prática ligada à busca pela saúde e à harmonia por parte dos praticantes, mas principalmente relacionada ao aspecto técnico da práticapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work aims to raise a discussion about the representations of Tai Chi created in it's process of propagation in Brazil, during the late twentieth century (1960 - 2000). To achieve that, we will use the textbooks related to the modality that where translated or written in Portuguese, during the period on screen. Using Chartier's concept of representation, as well as seek support in Choppin's analysis of textbooks. Based on the themes found in the manuals, six categories were created, these categories were evaluated in their importance in the representation of Tai Chi for the reading public, categories related to their didactic function and the spheres propose by Sieber et. al. Twenty-seven manuals and a total of 3,835 pages were analyzed. Being that 1,580 pages (41,20%) contained figures related to the forms of Tai Chi and 2,321 pages (60,52%) were dedicated to the technical aspects. We note the importance of these publications in the creation of ways to represent Tai Chi as a practice linked to the pursuit of health and harmony by practitioners, but mainly related to the technical aspect of the practicept_BR
dc.format.extent121 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação física - Artes marciaispt_BR
dc.subjectArtes marciais - Tai Chipt_BR
dc.subjectCultura corporalpt_BR
dc.subject.ddc796.815pt_BR
dc.titleRepresentações sobre o Tai Chi em manuais didáticos da modalidade (1960-2000)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Pedro Gabriel Gil Parizotto_2018.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.