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Autor(es): Melo, Regina Corcini
Título: Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário
Palavras-chave: Letramento;Tecnologia assistiva;Cegueira;Leitura literária;Oralidade
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: O índice de matrículas de alunos com deficiências no ensino regular vem crescendo, porém, há muito o que se conquistar para a inclusão desses alunos nas salas de aula, para que possam ter acesso aos letramentos, sem discriminação ou embaraços. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de construção de uma audioteca, realizada por alunos normovisuais dos anos finais do EF, visando ser um recurso em tecnologia assistiva a leitores cegos, com isso, contribuindo para a inclusão escolar e para o letramento literário deles e de quaisquer leitores que apresentem dificuldades na leitura de textos escritos. Inserida na Linguística Aplicada, a metodologia de pesquisa se apoiou no paradigma da pesquisa-ação, de base interpretativista, e apresentou como tema as práticas da modalidade oral e do ensino da leitura literária aos alunos normovisuais ledores, à luz da Análise Dialógica de Discurso do Círculo de Bakhtin, com contribuições dos Estudos sobre Letramentos e o uso da tecnologia na educação. Para isso, a pesquisa apresentou dois objetivos específicos: (a) reconhecer a oralização como modalidade linguístico-metodológica para o ensino da leitura de narrativas literárias, por meio de gravação em áudio da prática de oralização de narrativas, pelo aplicativo de gravador de voz, acessível nos dispositivos móveis dos alunos-ledores e (b) apresentar o processo de produção da audioteca com narrativas literárias curtas indígenas e africanas aos alunos com DV ou com BV, através de compartilhamento gratuito dos áudios em dispositivos e mídias compatíveis para a audição. Trata-se de uma pesquisa-ação, cuja geração de dados comprovou resultados que extrapolaram as expectativas iniciais: (a) a audioteca se efetivou como recurso em tecnologia assistiva não apenas aos alunos cegos, mas também a todos que poderiam apresentar dificuldades para a leitura de textos escritos; (b) as narrativas ampliaram o acesso e o repertório das culturas indígenas e africanas, muitas delas indisponíveis em braille; (c) o percurso de construção da audioteca pelos alunos normovisuais propiciou o multiletramento deles, através do manuseio de aplicativos de voz, imagem, vídeo, áudio e de texto, disponíveis em seus dispositivos móveis. Esta dissertação evidenciou, assim, que ações, como a prática de oralização de um gênero discursivo, podem se tornar práticas inclusivas
ABSTRACT: School enrolment of students with deficiency is on the increase. However, further advances are required beyond their inclusion in the classroom so that they would acquire literacy without any discrimination or impairments. Current research analyzes the construction process of an audio library by school-leaving students with normal eyesight. In fact, it is a technological resource for blind readers and will be a contribution for school inclusion and for their literacy program. It will also be an asset for any reader with reading difficulties. Inserted in Applied Linguistics, research methodology was foregrounded on the interpretative-based research-activity paradigm, featuring the theme of practice in oral modality and the teaching of literary texts to readers with normal eyesight according to Bakhtin's Dialogical Discourse Analysis, with contributions on Studies on Literacy and the use of technology in Education. Current research has two specific aims: (a) acknowledging orality as a linguistic-methodological modality for the teaching of reading literary narrative texts through audio recordings accessible to readers' devices; (b) presenting the production process of the audio library with short literary Indigenous and African stories to students with visual or low-sight deficiency through free digital sharing of audios in devices and hearing-compatible media. The research-activity provided data with results that went beyond expectations: (a) the audio library became a resource in assistance technology not merely to blind students but also to all who had difficulties in reading written texts; (b) narratives broadened access and repertoire in Indigenous and African cultures, frequently unavailable in Braille; (c) the construction of an audio library by students with normal eyesight helped in their multi-literacy stance through the use of voice, image, video, audio and text assistants available in their portable devices. Current dissertation proved that activities, such as the practice of orality of a discursive genre, may become inclusion practices
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff
Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7410
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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