Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7411
Autor(es): Reis, Regina de Miranda Mukai
Título: Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil;Leitura;Letramento literário - Leitura
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa trouxe o resultado dos estudos realizados no PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras - Pós-graduação Stricto Sensu que partiu da seguinte pergunta: Como motivar a leitura e promover o letramento literário através da intertextualidade existente em "Cara de Coruja", episódio integrante da obra Reinações de Narizinho (1982), de Monteiro Lobato? Objetivou despertar o interesse dos alunos pela leitura, bem como promover o letramento literário dos alunos por meio da materialidade literária e da intertextualidade presentes no referido episódio. A investigação que propusemos foi de natureza qualitativa, de base interpretativista. Configurou-se um projeto interventivo, iniciado pelo diagnóstico com a turma, no final do ano letivo anterior, quando faziam parte do 6º ano. Após a interpretação dos textos lidos e análise intertextual, apresentamos uma sequência básica de leitura do texto literário aplicada ao EFII. Para atingirmos os objetivos almejados, seguimos os seguintes passos metodológicos: pesquisa bibliográfica; análise comparativa das obras embasada em teorias da intertextualidade; investigação do contexto; produção da sequência básica; aplicação desta sequência e análise da aplicação. O projeto proposto fundamentou-se no conceito da intertextualidade. Bakhtin (1997), Kristeva (2012) e Samoyault (2008) serviram de referência para o estudo do tema, bem como para os estudos sobre dialogismo, polifonia e o discurso do outro. O trabalho com a literatura na escola e com o letramento literário foi embasado em Candido (2002 e 2013), Soares (1998), Zappone (2001 e 2007) e Zilberman (2003). Para a sequência básica de leitura, os referenciais foram Cosson (2014), Micheletti (2006) e Corsi (2015). O presente estudo justificou-se pelo fato de Reinações de Narizinho (1931) ser a obra que carrega a responsabilidade de inaugurar a literatura infantil, não só no Brasil, como também em toda a América do Sul, inicialmente publicada como Narizinho Arrebitado (1921). Justificou-se ainda por apresentar, especificamente, no episódio "Cara de Coruja", o resgate do texto da tradição clássica e por meio da intertextualidade enredar o leitor numa viagem, em que encontra ecos dos contos de fadas, na literatura contemporânea: elementos potenciais para a motivação da leitura. Como resultado deste trabalho, constatamos que os alunos do 7º ano tornaram-se capazes de compartilhar suas leituras e suas releituras sobre as obras analisadas. Entendemos, ainda, que o trabalho escolar com a literatura não deve ocorrer de maneira intuitiva, ou muito menos servir de pretexto para o ensino da língua; mas que deve ser visto como conhecimento elaborado, que corrobora para a humanização dos alunos, e portanto, precisa ser organizado. Desse modo, os alunos foram capazes de construir seu próprio percurso como leitores, ao utilizar os conhecimentos adquiridos para interpretarem as obras lidas, impondo, cada vez, mais significado às suas leituras
ABSTRACT: This research showed the result of the studies carried out in the PROFLETRAS - Professional Mastery in Letters – Post Graduation Stricto Sensu modality that came from the following question: How to motivate the reading and to promote the literary literacy through the intertextuality in "Cara de Coruja", integrant episode of the book Reinações de Narizinho (1982), by Monteiro Lobato? It aimed to awake the students' interest for the reading, as well as to promote their literary literacy through the literary materiality and intertextuality present in this episode The proposed inquiry was of the qualitative nature with interpretative basis. An intervention project, initiated by the diagnosis with the class, was set up at the end of the previous school year, when they were part of the 6th grade. After the interpretation of the texts read and intertextual analysis, we showed a basic reading sequence of the literary text that was applied in the EFII. To achieve the desired objectives, we followed the next methodological steps: bibliographical research; comparative analysis of the works based in the intertextuality theory; context research; production of the basic sequence; application of this sequence and analysis of this application. The proposed project was based on the concept of the intertextuality. Mikhail Bakhtin (1997), Julia Kristeva (2012) and Tiphaine Samoyault (2008) were the references for the study of the subject, as well as for the studies about dialogism, polyphony and the other’s speech. Work with literature at school and with the literary literacy were based in Candido (2002 and 2013), Soares (1998), Zappone (2001 and 2007) and Zilberman (2003). For the basic reading sequence, the references were Cosson (2014), Micheletti (2006) and Corsi (2015). The present study it was not only justified for Reinações de Narizinho (1931) is the book that loads the responsibility to inaugurate the children’s literature, in Brazil, as well as in all the South America, initially published as Narizinho Arrebitado (1921). It was still justified for presenting, specifically, in the episode "Cara de Coruja", the rescue of the text from classical tradition and by the intertextuality tangles the reader in a trip where we find echoes of fairies stories in the contemporary literature: potential elements for the reading motivation. As result of this work, we verified that the students of the 7th grade were able to share their readings and their re-readings about the analyzed texts. We also understood that literature methodoly should not happen intuitively, or only as a pretext for teaching the language; but it must be an elaborate knowledge, which corroborates the students’ humanization, and therefore it needs to be organized. In this way, students will be able to build their own route as reader, when using the acquired knowledge to interpret the read texts, imposing, each time, more meaning to their readings
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Margarida da Silveira Corsi
Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7411
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Regina de Miranda Mukai Reis_2018.pdf3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.