Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantin Filho, Ouridespt_BR
dc.contributor.authorFarias, Tatiane Larissa da Silvapt_BR
dc.contributor.otherFusinato, Polonia Altoépt_BR
dc.contributor.otherJunior, Jose Bento Suartpt_BR
dc.contributor.otherRodrigues, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T23:58:07Z-
dc.date.available2024-03-06T23:58:07Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7424-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filhopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Polônia Altoé Fusinatopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa buscou investigar as potencialidades didáticas do uso da História da Ciência (HC) como material pedagógico a ser utilizado em Salas de Recurso Multifuncionais (SRM) para alunos com necessidade de atendimento especializado. O elemento histórico abordado foi a trajetória de desenvolvimento e uso do corante de cor púrpura (mauveína) que revolucionou o mercado têxtil e de corantes e, consequentemente, impulsionou o desenvolvimento científico e econômico das sociedades no passado. O material pedagógico foi confeccionado no formato de Crônica Histórica para que fosse melhor aceito e vivenciado pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem. A escolha dessa modalidade de gênero textual foi feita porque a crônica carrega em si riqueza de detalhes e certa dinamização da história contada, despertando interesse e envolvimento do leitor. A eficácia da adoção do material foi investigada pela análise das produções textuais dos alunos, adotando-se como referencial a análise textual discursiva. Além de apresentar alguns conceitos científicos básicos, o contexto ainda trata das influências econômicas, ambientais, políticas, sociais e culturais intrínsecas do tempo histórico abordado. Isso pode ajudar a demonstrar que a Ciência não é construída por si só, mas sim pela ação em conjunto de forma humanizada e socialmente organizada, o que descaracteriza a visão rígida e linear que se produz da ciência na escola. Em síntese, trata-se de investigar concepções prévias dos alunos inseridos na SRM acerca da ciência e das disciplinas científicas vivenciadas em sala de aula e, através da aplicação de uma crônica histórica sobre a origem de um dos principais corantes da história, aproximá-los da verdadeira natureza do processo científico. Os resultados apontam uma melhora, por parte dos alunos, da compreensão dos processos históricos e sociais da produção do conhecimento científicopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present research seeks to investigate the didactic potential of the use of the History of Science (HC) as pedagogical material to be used in Multifunctional Resource Rooms (SRM) for students in need of specialized assistance. The historical element discussed here was the trajectory of development and use of the purple dye (mauveine) that revolutionized the textile and dye market and consequently boosted the scientific and economic development of societies in the past. The pedagogical material was made in the Historical Chronicle format so that it was better accepted and experienced by the students in the teaching and learning process. The choice of this type of textual genre was made because the chronicle carries in itself richness of details and a certain dynamization of the story told, arousing interest and involvement of the reader. The effectiveness of the adoption of the material was investigated by the analysis of the textual productions of the students, adopting as reference the discursive textual analysis. In addition to presenting some basic scientific concepts, the context still addresses the economic, environmental, political, social and cultural influences intrinsic to the historical time addressed. This may help to demonstrate that science is not built on its own, but rather by action together in a humanized and socially organized way, which detracts from the rigid and linear view of science at school. In summary, it is a question of investigating previous conceptions of the students inserted in the SRM about the science and the scientific disciplines lived in the classroom and, through the application of a historical chronicle on the origin of one of the main dyes of the history, approach them of the true nature of the scientific processpt_BR
dc.format.extent100 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagemulpt_BR
dc.subjectEnsino de ciências - Inclusão escolarpt_BR
dc.subjectHistória da ciência - Corante púrpura - Produçãopt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionais - Educação especialpt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleDa cor púrpura ao blue-jeans : uma abordagem histórica da ciência em salas de recursos multifuncionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tatiane Larissa da Silva Farias_2019.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.