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Autor(es): Oliveira, Vinicius Machado de
Orientador: Souza, Juliano de
Título: Recepção do trabalho de Norbert Elias no Brasil : movimentos figuracionais a partir da área de educação física
Palavras-chave: Educação física;Mulheres - Esporte - Brasil;Processo civilizador;Elias, Norbert, 1897-1990 - Figurações
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: Como é sabido na literatura, Norbert Elias foi um dos sociólogos mais expressivos do século XX, que contribuiu para o desenvolvimento das Ciências Sociais e Sociologia do Esporte. Contudo, ainda que tenha desenvolvido uma teoria geral da sociedade nos anos 1930, o seu trabalho veio ser explorado com mais intensidade apenas décadas mais tarde. Em linhas gerais, por apresentar um aporte teórico inovador que colocava em xeque a Sociologia tradicional, Elias enfrentou problemas de recepção. Em outros termos, esse processo de recepção do trabalho do sociólogo alemão ocorreu tardialmente a nível europeu, se estendendo para outras regiões do mundo, como no próprio caso do Brasil. Ainda que essa recepção esteja em curso no campo acadêmico brasileiro, dados sugerem que esse processo começou por volta dos anos 1990 encabeçado e estimulado, em grande medida, por pesquisadores do campo da Educação Física. Deste modo, sabendo da importância das contribuições deste sociólogo para a área, este trabalho teve como objetivo investigar como se deu o processo recepção da obra Norbert Elias no Brasil. Para cumprir com este desiderato, seccionamos o nosso trabalho em quatro capítulos. No primeiro capítulo intitulado "O processo civilizador individual de Norbert Elias", ao apresentar a vida do sociólogo, procuramos verificar como aspectos do processo civilizador individual de Elias, refletiram na elaboração de seu referencial teórico. Na sequência, no segundo capítulo, "A teoria sociológica de Norbert Elias", apresentamos algumas das mais importantes obras do acervo eliasiano, a saber, "O processo civilizador", "Introdução à sociologia" e, em especial, "A busca da excitação" que é um dos livros do sociólogo mais utilizados no campo da Educação Física. No terceiro capítulo, "Condições sociais de divulgação internacional do trabalho de Norbert Elias", investigamos uma série de elementos em relação ao processo de divulgação de Elias, tais como, a rede inicial de colaboradores do círculo eliasiano, a recepção do trabalho do autor nos países em que ele viveu, a chegada e os movimentos figuracionais de recepção da obra do sociólogo no Brasil. Por fim, no último capítulo, "A recepção do trabalho de Norbert Elias na área de Educação Física no Brasil", procuramos discutir as configurações da recepção de Elias nesse universo, apresentando algumas dinâmicas do processo, os usos da teoria em alguns dos principais periódicos científicos da área, bem como alguns dos problemas e tensionamentos epistemológicos atrelados à essa movimentação. Dentre as conclusões que chegamos a partir desse estudo, as principais são: a área da Educação Física, sobretudo, por meio de esforços de pesquisadores da UNICAMP foi central no processo de recepção e divulgação da obra de Elias no Brasil; no âmbito da família intelectual eliasiana na área da Educação Física, destaca-se a centralidade do pesquisador Ademir Gebara na transmissão do legado teórico do sociólogo alemão; entre as frentes decisivas de divulgação do trabalho de Elias no país se encontram a criação do grupo de Pesquisa Processos Civilizadores e dos SIPICs; os primeiros movimentos mais sistemáticos de divulgação da teoria eliasiana no país remontam aos anos 1990
ABSTRACT: As we know from the literature, Norbert Elias was one of the most expressive sociologists of the twentieth century, who contributed to the development of Social Sciences and Sociology of Sport. Although he developed a general theory of society in the 1930s, his work came to be explored more intensely only decades later. In general terms, for presenting an innovative theoretical reference that put traditional Sociology in instability, Elias faced reception problems. In other words, this process of reception of the work of the German sociologist occurred late in the European level, extending to other regions of the world, as the case of Brazil. Although this reception is in progress in the Brazilian academic field, data suggest that this process began around the 1990s, stimulated by researchers in the field of Physical Education. Thus, knowing the importance of the contributions of this sociologist to the area, this study aimed to investigate how was the reception process of the Norbert Elias's work in Brazil. To accomplish this, we have divided our work into four chapters. In the first chapter entitled "The individual civilization process of Norbert Elias", in presenting the sociologist's life, we sought to ascertain how aspects of Elias's individual civilizing process reflected in the elaboration of his theoretical framework. In the second chapter, "The sociological theory of Norbert Elias", we present some of the main works of the Elisian collection, like "The civilizing process", "What is sociology" and "The quest for excitement", one of the most used sociologist's books in the field of Physical Education. In the third chapter, "Social conditions of international dissemination of the Norbert Elias's work", we have investigated some aspects in relation to the process of Elias's dissemination, such as the initial network of collaborators of the Elisian circle, the reception of the author's work in the countries in which he lived, the arrival and the figurative movements of reception of the sociologist's work in Brazil. Finally, in the last chapter, "The reception of Norbert Elias's work in the area of Physical Education in Brazil", we try to discuss the configurations of the reception of Elias in this universe, presenting some dynamics of this process, the uses of the theory in some of the main periodicals scientists of Physical Education in the country and the problems and tensions epistemological linked to this movement. Among the conclusions we draw from this study, the main ones are: The Physical Education area through the efforts of UNICAMP researchers was essential to the process of reception and dissemination of Elias in Brazil; in the context of the Elisian intellectual family in the Physical Education area, we have identified the importance of the researcher Ademir Gebara in the transmission of the theoretical legacy of the German sociologist; among the decisive fronts to publicize the work of Elias in the country was the creation of the Research Group Civilising Processes and the International Symposium on Civilising Processes; the earliest systematic movements to disseminate the Elisian theory in Brazil are from the 1990s
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Juliano de Souza
Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7431
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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