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Autor(es): Rodrigues, Rafaela Serdan
Orientador: Silva, Juliano Domingues da
Título: O impacto dos storytelling no comportamento inovador dos funcionários : o papel mediador da inspiração
Banca: Merino, Martin Nelson Hernani
Banca: Vieira, Valter Afonso
Palavras-chave: Storytelling;Inspiração;Inovação - Administração de empresas;Comportamento empresarial
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: RODRIGUES, Rafaela Serdan. O impacto dos storytelling no comportamento inovador dos funcionários: o papel mediador da inspiração. 2021. 78 f. Dissertação (mestrado em Administração)--Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar o efeito do storytelling no comportamento inovador dos funcionários por meio da mediação da inspiração. Embora pesquisadores e profissionais reconheçam que o uso do storytelling por gerentes tenha potencial para motivar o comportamento inovador dos funcionários, para o melhor do conhecimento da autora dessa pesquisa, este é o único estudo que testa o impacto do storytelling no comportamento inovador dos funcionários com a mediação da inspiração. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se dois experimentos (com 158 estudantes de graduação e 150 profissionais do setor de tecnologia) e uma survey com 144 profissionais de empresas do setor de tecnologia que operam em um polo tecnológico no Sul do Brasil. Os dados foram analisados por meio de ferramentas estatísticas, como análise fatorial exploratória, análise de confiabilidade das escalas e regressões múltiplas e bootstrapping via PROCESS. Como resultados, esse estudo mostra que o uso do storytelling impacta o comportamento inovador dos funcionários, e que essa relação é mediada em série por dois mecanismos da inspiração: 'inspirado por' e 'inspirado para'. O modelo de transmissão da inspiração explica essa mediação em série, uma vez que estímulos externos (storytelling) ativa um estado temporário que facilita a recepção de uma ideia por um indivíduo (inspirado por) e direciona esse indivíduo a realizar comportamentos para transformar a ideia obtida (inspirado para) em resultados práticos (comportamento inovador do funcionário). Implicações teóricas e para a gestão de inovação das empresas são endereçadas.
Abstract: This research proposes to evaluate the effect of storytelling on the IWB of employees through the mediation of inspiration. However, researchers and professionals recognize that the use of storytelling by managers can increase the employee's innovative work behavior (IWB), to the best knowledge of the author of this research, this is the only study that tests the impact of storytelling on the innovative behavior of employees with mediation of inspiration. To achieve the proposed objective, two experiments were carried out (with 158 undergraduate students and 150 professionals in the technology sector) and a survey of 144 professionals from companies in the technology sector operating in a technological pole in southern Brazil. The data were distance by means of statistical tools, such as exploratory factor analysis, reliability analysis of the scales and multiple regressions and bootstrapping via PROCESS. The results show that the use of storytelling impacts the innovative behavior of employees, and that this relationship is mediated in series by two mechanisms of inspiration: (inspired by) and (inspired to). The model of transmission of inspiration explains this mediation in series, since external stimuli (storytelling) activate a temporary state that facilitates the reception of an idea by an individual (inspired by) and directs that individual to fulfill the desire to transform the obtained idea (inspired to) into tangible outcomes (innovative employee behavior). Implications for theory and practice are addressed.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Juliano Domingues da Silva
Dissertação (mestrado em Administração)--Universidade Estadual de Maringá, 2021
90|b: Di/Pc / 90|d: 611.4 / 90|e: M929m
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7455
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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