Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7463
Autor(es): Malacrida, João Paulo
Orientador: Melo, Maurício Antonio Custódio de
Título: O uso de smartphones no estudo do conteúdo energia
Banca: Cardoso, Celso Xavier
Banca: Viscovini, Ronaldo Celso
Palavras-chave: Ensino de física;Energia;Física - Experimentos;Smartphone - Uso
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MALACRIDA, João Paulo. O uso de smartphones no estudo do conteúdo energia. 2021. 140 f. Dissertação (mestrado )-- Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O ensino de Física nas escolas vem despertando pouco interesse e motivação nos educandos, isso se deve, principalmente, pelo uso excessivo de aulas expositivas e de cálculos matemáticos, pela desconexão entre o ensino de Física e a realidade do aluno e pelo baixo uso da prática experimental. É necessário que novas metodologias sejam estudadas e utilizadas em sala de aula. Neste trabalho são propostas atividades experimentais desenvolvidas com o auxílio de smartphones para o estudo do conteúdo energia. A vantagem dessa proposta é que cada aluno poderá desenvolver a atividade experimental para compreender o referido conteúdo e, com isso, aprender Física de uma maneira mais atrativa. O produto educacional é um material elaborado para o professor de Física atual, podendo ser utilizado e aplicado em turmas de ensino médio regular ou profissional para verificar os conhecimentos prévios e para avaliar os alunos foi aplicado um questionário sobre o tema energia, esse material foi aplicado no começo e no final da aplicação do produto educacional. Os resultados obtidos foram analisados segundo a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Ao ser aplicado, foi possível observar uma evolução de aprendizagem sobre o tema, além disso, os estudantes se sentiram mais motivados com esse tipo de aprendizagem.
Abstract: Physics teaching in Secondary Schools has been drawing little interest and motivation among its students, this is due mainly to the excessive use of lectures and mathematical calculations, the disconnection between Physics teaching and the students' reality, and the scarce use of experimental practices. It is necessary that new methodologies become studied and used in the classroom. In this work, experimental activities are proposed, developed with the assistance of smartphones for the study of the energy subject. The benefit of this proposal is that each student would be able to develop the experimental activity in order to understand the referred content and, with that, being able to learn Physics in a more attractive way. The educational product is a material designed for the current Physics teachers, and can be used and applied in regular or professional High School classes. In order to verify previous knowledge and to evaluate students, a questionnaire was applied on the topic of energy, this material was applied at the beginning and at the end of the application of the educational product. The results obtained were analyzed according to David Ausubel's theory of meaningful learning. When applied, it was possible to observe an increasing of learning on the theme, in addition, students felt more motivated with this type of learning.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Mauricio Antonio Custódio de Melo
Dissertação (mestrado )-- Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7463
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Joao Paulo Malacrida MNPEF_UEM-2021.pdf14,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.