Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7484
Autor(es): Alves, Marcos Fernando Soares
Orientador: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Título: O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Banca: Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Banca: Klüber, Tiago Emanuel
Banca: Silva, Josie Agatha Parrilha da
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Física - Formação de professores;Fenomenologia;Hermenêutica;Licenciatura em física
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ALVES, Marcos Fernando Soares. O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2021. 228 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Há diversos anos, inúmeros estudos e relatórios têm apontado que a formação inicial deprofessores tem sido insuficiente para o atendimento da demanda por estes profissionais naEducação Básica brasileira. Neste cenário de carência formativa, muitos professores atuam nas escolas sem possuírem habilitação específica na área em que exercem a docência. Entre as medidas tomadas pelo Estado para minimizar os impactos da insuficiência formativa dedocentes para a Educação Básica, identificamos a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a institucionalização das licenciaturas nesta "nova" instituição. Os IFs, entre tantas outras atribuições, e apesar de não possuírem tradição na oferta de cursos de formação de professores, devem oferecer, de modo preferencial, licenciaturas nas áreas científicas e na Matemática, consideradas como as mais carentes de docentes com habilitação específica na Educação Básica. A recente institucionalização das licenciaturas nos IFs, as características formativas vinculadas às suas instituições originárias, as especificidades impostas em lei aos IFs e a relativa escassez de estudos envolvendo o campo da formação de professores nestas instituições indicam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas sobre a temática. Porém, mais do que estes aspectos, nossa vivência na atuação docente na licenciatura em Física de um IF tem nos deixado desassossegados e nos levado a refletir sobre o que é isto, a formação inicial de professores de Física no Instituto Federal? Com esta interrogação nos colocamos em um caminho investigativo visando aprofundar compreensões sobre o abordado. Para dar conta do buscado, assumimos uma postura fenomenológica-hermenêutica que nos direcionou a olhar para aquilo que pode se mostrar do fenômeno - a formação inicial de professores no IF -, tal como se mostra a partir de si mesmo. O interrogar constante, conforme a atitude assumida, nos levou àqueles que poderiam relatar experiências vivenciadas sobre a formação inicial de professores de Física em um IF. Assim, por meio de entrevistas nãoestruturadas, dialogamos com um grupo de seis professores formadores. Suas vivências manifestadas pela linguagem, foram transcritas e analisadas de modo a destacarmos asUnidades de Sentido, isto é, excertos que expressam o que de relevante se manifestava, e, a partir da hermenêutica, explicitamos nossas compreensões em Unidades de Significado e Asserções Articuladas na linguagem dos pesquisadores. Em seguida, conduzimos um movimento de redução fenomenológica a fim de emergirem categorias gerais que dizem sobre o estruturante do fenômeno: primeiramente, realizamos uma análise ideográfica, particularizada em cada uma das descrições, depois avançamos para a análise nomotética, considerando o conjunto dos relatos. Após sucessivos movimentos de redução fenomenológica, chegamos a duas categorias gerais que abordam sobre os formadores na licenciatura e sobre o lugar em que a licenciatura se encontra. A partir do que emergiu nas descrições dos sujeitos e se destacou nas categorias gerais, compreendemos que a formação inicial de professores de Física no IF parece se mostrar com um olhar advindo das experiências constituídas nas universidades pelos formadores, apresentando aspectos identitários do IF, do fazer docente e da licenciatura a partir desta visada; os docentes formadores se encontram imersos em muitas atividades que, para eles, se mostram como limitadoras do diálogo sistemático entre os formadores no curso e da realização efetiva de atividades de pesquisa.
ABSTRACT: For several years, numerous studies and reports have pointed out that the teachers' initial education has been insufficient to accomplish the demand for these professionals in Brazilian Basic Education. In this scenario of lack of training, many teachers work in schools without having specific qualifications in the area in which they exercise the teaching. Among the measures taken by the State to reduce the impact of this lack of training for the teachers in the Basic Education, we identified the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) and the institutionalization of licentiate degrees in this "new" institution. The IFs, among many others responsibilities, and although they have no tradition in offering teacher training courses, they must offer, preferentially, licentiate degrees in mathematics and in scientific areas, considered as the most lacking in teachers with specific qualification in Basic Education. The recent institutionalization of licentiate degrees in the IFs, the teaching characteristics associated to its original institutions, the specificities imposed by law on IFs and the relative scarcity of studies involving the field of teacher education in these institutions indicate the need to develop researches on this subject. However, besides these aspects, our experience in teaching performance in the Physics teacher' training course of an IF has left us uneasy and led us to think about what is this, what is the teachers' initial education in Physics in the Federal Institute? With this question we put ourselves on an investigative path aiming to deepen understandings about this issue. To manage this subject, we assumed a phenomenological-hermeneutic posture that directed us to look at what may be shown of the phenomenon - the initial training of teachers in the IF - as in the way it is shown from itself. The constant questioning, as the assumed conduct, took us to the ones that could describe to us their experiences about the teachers' initial education of Physics in an IF. Thus, through unstructured interviews, we have spoken with a group of six trainer teachers. Their experiences, expressed by the speech, were transcribed and analyzed in order to highlight the Units of Sense, this is, excerpts that express the relevant things that were manifested, and, from the hermeneutic, we make our understandings explicit about the Units of Meaning and Articulated Assertions in the researchers' language. Thereafter, we have conducted a phenomenological reduction movement in order to emerge general categories that correspond to the structuring of the phenomenon: first, we have conducted an ideographic analysis, particularized in each of the descriptions, then we proceed to the nomothetic analysis, considering the set of reports. After successive movements of phenomenological reduction, we come to two general categories that deal with the teachers in the teacher' training course and the place where this teacher' training course is. Based on what has emerged in the descriptions of the subjects and stood out in the general categories, we understand that the initial formation of Physics teachers in the IF seems to show itself with a view arising from the experiences constituted in the universities by the trainers, presenting identity aspects of the IF, of the teaching and the licentiate degree based on this aim; the trainer teachers are immersed in many activities that, for them, they show themselves as limiting of the systematic dialogue between the trainers in the course and the effective realization of research activities.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Coorientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7484
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcos Fernando Soares Alves_2021.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.