Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7486
Autor(es): Gomes, Gilson Patrick Fernandes
Orientador: Corazza, Maria Júlia
Título: Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá
Banca: Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Banca: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Palavras-chave: Evolução biológica;Ensino de Biologia;Professores - Formação inicial
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: GOMES, Gilson Patrick Fernandes. Evolução biológica: formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá. 2020. 148 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O tema da evolução biológica tem sido considerado o eixo norteador e integrador do pensamento biológico e o componente mais importante da estrutura teórica de uma biologia autônoma. Mesmo sendo a evolução biológica considerada o princípio unificador da biologia e um componente importante para os currículos de ensino de biologia, ela continua incompreendida pela maioria da população. O objetivo principal deste estudo consiste em compreender como o conhecimento construído acerca da evolução biológica se manifesta nas formas de pensamento de professores em formação inicial do último ano do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de duas instituições de ensino superior que ofertam este curso no município de Maringá/PR. Nesta pesquisa foi adotado uma abordagem qualitativa que tem como objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos. Para coleta de dados foi utilizado um questionário como instrumento de coleta, contendo questões referentes a dados sociodemográficos e conhecimentos sobre evolução biológica. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos metodológicos da análise textual discursiva, definida como, processo de desconstrução e reconstrução, de um conjunto de materiais linguísticos e discursivos. O tratamento dos dados pela ATD possibilitou a emergência 43 categorias iniciais, que foram sintetizados em 9 categorias intermediárias e 3 categorias finais que convergiram para a escrita de dois metatextos. O primeiro metatexto, Epistemologia da ciência e as formas de pensamentos acerca origem da diversidade biológica, o segundo metatexto Ensino da evolução e a formação inicial do professor de Biologia. Concluímos que os professores em formação inicial reconhecem o pensamento evolutivo como a melhor explicação para a diversidade biológica, e a importância do seu ensino no ensino médio, mas poucos compreendem como a evolução com eixo norteador dos conteúdos de biologia.
ABSTRACT: The theme of biological evolution has been considered the guiding and integrating axis of biological thinking and the most important component of the theoretical structure of na autonomous biology. Even though biological evolution is considered the unifying principle of biology and an important component of biology teaching curricula, it remains misunderstood by most of the population. The main objective of this study is to understand how the knowledge built about biological evolution is manifested in the thought forms of teachers in initial formation of the last year of the degree course in Biological Sciences of two higher education institutions that offer this course in the municipality Maringá / PR. In this research, a qualitative approach was adopted that aims to translate and express the meaning of the phenomena. For data collection, a questionnaire was used as a collection instrument, containing questions relatedto sociodemographic data and knowledge about biological evolution. The data were analyzed according to the methodological assumptions of the discursive textual analysis, defined as the process of deconstruction and reconstruction, of a set of linguistic and discursive materials. The treatment of data by ATD allowed the emergence of 43 initial categories, which were synthesized in 9 intermediate categories and 3 final categories that converged to the writing of two metatexts. The first metatext, Epistemology of science and the ways of thinking about the origin of biological diversity, the second metatext Teaching of evolution and the initial formation of the biology teacher. We conclude that teachers in initial formation recognize evolutionary thought as the best explanation for biological diversity, and the importance of their teaching in high school, but few expressed to understand evolution as the guiding axis of biology content.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Maria Júlia Corazza
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7486
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gilson Patrick Fernandes Gomes_2020.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.