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Autor(es): Lupion, Marcia Regina de Oliveira
Orientador: Andrade, Solange Ramos de, 1962-
Título: Padre Bernardo, uma devoção contingente (1969-2000)
Banca: Couto, Edilece Souza, 1970-
Banca: Martins, Patricia Carla de Melo
Banca: Dias, Reginaldo Benedito, 1963-
Banca: Mota, Lúcio Tadeu, 1953-
Palavras-chave: Devoção;História das religiões;Maringá (PR) - História regional;Cnudde, Bernard Abel Alphonse, Padre, 1939-2000
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LUPION, Marcia Regina de Oliveira. Padre Bernardo, uma devoção contingente (1969-2000). 2021. 227 f. Tese (doutorado em História)--Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Analisar a prática religiosa e a devoção destinada a Bernardo Abel Alfonso Cnudde (1939-2000), padre que viveu a maior parte de sua vida eclesiástica na arquidiocese de Maringá, é oobjetivo desta pesquisa. Conhecido pelo atendimento massivo e pela eficácia ao interceder por graças e/ou praticar exorcismos, o túmulo do monsenhor tem sido espaço de um tipo de devoção executada por dois grupos específicos de devotos. Um composto por pessoas com idade superior aos cinquenta anos e outro formado por integrantes do Grupo Carismático Filhos de Sião. Essas manifestações pontuais levaram à conjectura sobre um possível ocaso da devoção, o que a tornaria "uma devoção contingente", dada a dependência em relação a essas duas circunstâncias. Para traçar a economia da prática realizada pelo monsenhor e o alcance da devoção a ele prestada, o trabalho sobre as fontes privilegiou a busca por aspectos objetivos e subjetivos presentes na documentação, de forma que, qualitativamente, fosse possível verificar traços de sua prática religiosa, sobretudo a partir dos relatos de cura e intercessões atribuídas a ele. De posse desses elementos, a escolha foi analisar os dados a partir dos pressupostos da História das Religiões e interpretar a forma como os indivíduos ou grupos operacionalizam seus fazeres, agindo e reagindo sobretudo em relação aos grupos dominantes. Dessa opção resultou que a performance do padre permite compreendê-lo como alguém com múltiplas identidades. Uma delas é sua identificação como outsider ou alguém que se desvia das regras do grupo de pertencimento sem que haja uma ruptura entre as partes. A outra como um indivíduo dotado de um espírito livre e aberto a múltiplos conhecimentos. A persistência dos frequentadores do túmulo e o desenvolvimento de uma devoção ao padre à revelia da Igreja Católica local foram analisados como ações nas quais se celebra o afeto e a confiança nos poderes intercessores do monsenhor. E, após o trabalho, constatou-se que a devoção destinada a ele se dá menos pelo resultado da eficácia de suas curas e milagres no post mortem do que pelas recordações cristalizadas pela memória coletiva, nas quais são relembrados fatos do tempo em que ele era vivo e sua prática o identificava como alguém com capacidades sobrenaturais e, portanto, com potencial para aliviar as dores e os sofrimentos alheios
ABSTRACT: The analysis of the religious practice and the devotion towards Bernardo Abel Alfonso Cnudde (1939-2000), a priest who lived most of his ecclesiastic life in the archdiocese of Maringá, is the objective of this research. Known for its massive attendance and its effectiveness in interceding for graces and/or practicing exorcisms, the tomb of the monsignor has been a space for a type of devotion performed by two specific groups of devotees. One composed of people over the age of fifty and another formed by members of the Charismatic Group Filhos de Sião. These particular manifestations led to the conjecture about a possible decline in devotion without these two groups in the future, which would make it a 'contingent devotion' given the dependence on these two circumstances. To outline the economy of the practice performed by the monsignor and the extent of the devotion to him, the search for objective and subjective aspects present in the documentation was privileged. In this way, it was possible to verify, qualitatively, the traces of his religious practice, especially from the reports of healings and intercessions attributed to him. With these elements in mind, the choice was to analyze the data based on the assumptions of the History of Religions and to interpret how individuals or groups operationalize their practices, acting and reacting in relation to dominant groups. This point ofview demonstrates that the priest's performance yields his acknowledgment as someone with multiple identities. He had characteristics that may identify him as an outsider and had aspects of someone who deviated from the rules of the belonging group, without there being a rupture between the parties. Also, the priest was an individual endowed with a free spirit and was open to a multitude of knowledge. The persistence of the tomb-goers and the development of devotion to the priest, despite the local Catholic Church, were analyzed as a set of celebratory actions guided by the affection and trust in the monsignor's intercessory powers. The work showed that the devotion destined to him happens less by the result of the effectiveness of his cures and miracles in the post mortem than by the crystallized memories, composed by facts of the time when he was alive. Cnudde's practice identified him as someone with supernatural abilities and, therefore, with the potential to relieve the pain and suffering of others.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Solange Ramos de Andrade
Tese (doutorado em História)--Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7487
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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