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Autor(es): Saravalli, Ademir Antonio
Orientador: Martins, José Antônio
Título: Plano de carreira e política de formação continuada para os profissionais da educação da rede pública de educação do Paraná : uma análise do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE no período de 2004 a 2019
Banca: Koepsel, Eliana Claudia Navarro
Banca: Ribeiro, Ednaldo Aparecido
Palavras-chave: Professores - Plano de carreira - Paraná (Estado);Professores - Formação continuada - Paraná (Estado);Profissionais da educação - Paraná (Estado);Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) - Paraná (Estado)
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SARAVALLI, Ademir Antonio. Plano de carreira e política de formação continuada para os profissionais da educação da rede pública de educação do Paraná : uma análise do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE no período de 2004 a 2019 . 2019. 107 f. Dissertação (mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Em meio às oscilações de políticas educacionais ocorridas nas últimas quatro décadas, a partir de propostas elaboradas pelos movimentos sociais e as políticas públicas desenvolvidas por sucessivos governos no estado do Paraná, surgiu o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE no Paraná, instaurando uma política de formação continuada para os professores da Rede Pública Estadual. Este trabalho tem como objetivo analisar o plano de carreira e o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE como política de formação continuada para os professores da rede pública estadual de educação do Paraná, que busca viabilizar uma proposta de formação capaz de promover mudanças na prática escolar e melhoria na qualidade do ensino público e também na reformulação do plano de carreira dos professores da educação básica, com destaque para um debate acerca dos efeitos gerados na ascensão e na evolução salarial no plano de carreira do professor PDE. Analisamos essa política pública, em especial seu potencial para o crescimento profissional, considerando as necessidades cotidianas do docente na escola, o atendimento da realização pessoal, profissional e organizacional; o desenvolvimento profissional dos professores, no quadro de uma autonomia contextualizada da profissão docente, promovendo momentos de reflexão, levando os profissionais à compreensão da responsabilidade do seu próprio desenvolvimento profissional participando como protagonistas na implementação das políticas educativas. As investigações nos levam a concluir que o PDE/PR, tal qual foi concebido e implantado de início, é uma excelente política pública, mas que, em função de sua descontinuidade e alteração nos últimos anos, já não manifesta a mesma qualidade do início
ABSTRACT: Considering oscillations of educational policies that occurred in the last four decades, based on proposals developed by social movements and public policies, developed by successive governments in the State of Paraná, the Educational Development Program - PDE in Paraná, established a training policy continued for teachers at the Paraná State Education Department. This work demonstrate the Importance of the Educational Development Program - PDE of the State of Paraná as an Educational Public Policy of Continuing Education for Education Professionals of the Paraná State Education Department, which is focused in a training proposal enough for promoting changes in school practice and improvement in the quality of public education, and also in the reformulation of the career plan of basic education for teachers, with emphasis on a debate about the effects caused in the salary increase and salary evolution in the career plan of the PDE teacher. We show the importance of this public policy for professional growth, considering the daily needs of teachers focusing on a profissional and organizational achievement, encouraging the Professional development of teachers, within a contextualized autonomy of the teaching profession, promoting moments of reflection, leading professionals to understand the responsibility of their own professional development by participating as protagonists in the implementation of educational policies. Throught this research we can conclude that PDE / PR is an innovative proposal that aprreciate the PDE teacher through the improvement and increasing the knowledge, also contributing to the improviment of salary through promotion and career progression
Descrição: Orientador: Prof. Dr. José Antonio Martins
Dissertação (mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7492
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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