Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7517
Autor(es): Moreira, Jair
Orientador: Costa, Hilton
Título: Outro olhar : a vida na universidade segundo discentes negras e negros
Banca: Araújo, Marivânia Conceição de
Banca: Araujo, Debora Cristina de
Palavras-chave: Representações sociais;Relações raciais - Universitários;Construção social da identidade étnica - Ensino superior;Identificação social - Educação
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MOREIRA, Jair. Outro olhar: a vida na universidade segundo discentes negras e negros. 2021. 148 f. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A forma como discentes negras e discentes negros percebem a vida na universidade é o cerne da presente dissertação de mestrado. A partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes negros e estudantes negras do quarto ano dos cursos de licenciatura, dos cursos de Letras e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, procurou-se compreender como estes alunos e alunas se relacionam com a universidade e com a vida neste espaço. Nessa dimensão, foram analisadas as representações sociais, vinculações ou desvinculações constituídas por estas pessoas no ambiente acadêmico, de modo a ser possível discutir o sentimento de pertencimento ou não em tal universo. A coleta dos dados foi pela amostragem bola de neve e a análise teve caráter qualitativo, fato este que aloca este trabalho como uma forma de estudo de caso. Os resultados indicam que há entre as estudantes e entre os estudantes, o desejo unânime da não desvalorização da aprendizagem multidisciplinar. Ficou evidente que vidas negras na docência fazem diferença para as novas gerações que estão mais engajadas e conhecem seu papel como disseminador do conhecimento
ABSTRACT: The way black students and black students perceive life at the university is at the heart of the present master's dissertation. Based on semi-structured interviews with Black students and black students from the fourth year of undergraduate courses, from the Letters and Social Sciences courses at the State University of Maringá, we sought to understand how these students relate to the university and to life in this space. In this dimension, the social representations, connections or disconnections constituted by these people in the academic environment were analyzed, in order to be able to discuss the feeling of belonging or not in such a universe. The collection of data was through snowball sampling and the analysis was qualitative, a fact that allocates this work as a form of case study. The results indicate that there is a unanimous desire among students and students to not devalue multidisciplinary learning. It was evident that black lives in teaching make a difference for new generations who are more engaged and know their role as a disseminator of knowledge
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Hilton Costa
Dissertação (mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7517
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jair Moreira_2021.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.