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Autor(es): Olimpio, Wynston Anunciado
Orientador: Silva, Lucieli Maria Trivizoli da
Título: Possibilidades didáticas para o ensino de matemática na educação especial a partir do material Abacada
Banca: Borges, Fábio Alexandre
Banca: Kato, Lílian Akemi
Palavras-chave: Deficiência intelectual;Matemática - Estudo e ensino;Matemática - Aprendizagem - Educação especial;Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIMPIO, Wynston Anunciado. Possibilidades didáticas para o ensino de matemática na educação especial a partir do material Abacada. 2021. 102 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar possibilidades didáticas no que se refere ao ensino de matemática no contexto da Educação Especial, em específico no contexto da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), com orientações e discussões direcionadas a professores, como uma possibilidade de auxiliar o ensino de conteúdos relacionados à contagem e numeração para alunos com deficiência intelectual. As possibilidades didáticas foram discutidas a partir do material pedagógico Desafio do Aprender, conhecido como ABACADA. A problemática desta pesquisa buscou refletir sobre: "Que possibilidades didáticas de matemática podem ser discutidas a partir do material ABACADA para orientar professores atuantes nas APAEs?". O referencial teórico baseou-se nos aspectos relacionados à Educação Especial, com foco nas APAEs enquanto escola, nos aspectos da deficiência intelectual, articulando as trajetórias enfrentadas para alcançar o direito da educação para todos, bem como a identificação de possíveis relações entre uma Educação Matemática que se faz Especial. Ainda, buscou-se a relação dos objetivos e expectativas abordados no Parecer 07, em relação ao ensino de matemática, com o material ABACADA, uma vez que são os materiais e documentos voltados a instituições que atendem pessoas com deficiência intelectual. Esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa e orientou-se pelos procedimentos metodológicos de pesquisas bibliográfica e documental. A análise respaldou-se no pressuposto interpretativo de documentos orientadores, a saber o Parecer 07, apresentando as propostas curriculares de Matemática, de referenciais bibliográficos, do material ABACADA para a apresentação de seis possibilidades didáticas para o ensino de conteúdos relacionados à contagem e numeração apresentadas neste texto. Nesse sentido, buscando contribuir para o contexto do ensino de matemática na Educação Especial, as discussões das possibilidades didáticas apresentadas neste texto são resultados que orientam uma educação para pessoas com deficiência intelectual, contribuindo para que esses sujeitos desenvolvam uma compreensão básica sobre os números, que possam estabelecer relações entre quantidades e que tenham habilidades matemáticas fundamentais para viver e integrar-se socialmente.
ABSTRACT: The general purpose of this work is to present didactic possibilities regarding the teaching of mathematics in the context of Special Education, specifically in the context of the People with Deficiencies Parents' Association (APAEs), with guidelines and discussions directed to teachers, as a possibility to help teaching contents related to counting and numeration for students with intellectual disabilities. The didactic possibilities were discussed based on the pedagogical material Learning Challenge, known as ABACADA. The problematic of this research sought to reflect on: "What didactic possibilities of mathematics may be discussed from the ABACADA material to guide teachers working in APAEs?". The theoretical framework was based on aspects related to Special Education, with a focus on APAEs as a school, on aspects of intellectual disability, articulating the paths faced to achieve the right of education for all, as well as the identification of possible relations between a Mathematics Education that is Special. Also, we sought the relationship of the goals and expectations addressed in Parecer 07, in relation to the teaching of mathematics, with the ABACADA material, since these are the materials and documents aimed at institutions that serve people with intellectual disabilities. This research was characterized as qualitative and was guided by the methodological procedures of bibliographic and documental research. The analysis was based on the interpretative assumption of guiding documents, namely the Parecer 07, presenting the curriculum proposals for Mathematics, of bibliographic references, of the material ABACADA for the presentation of six didactic possibilities for teaching content related to counting and numeration presented in this text. In this sense, seeking to contribute to the contexto of mathematics teaching in Special Education, the discussions of the didactic possibilities presented in this text are results that guide an education for people with intellectual disabilities, contributing so that these subjects develop a basic understanding of numbers, that they can establish relations between quantities, and that they have fundamental mathematical skills to live and integrate socially.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Lucieli Maria Trivizoli da
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7526
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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