Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7531
Autor(es): Feltrin, Beatriz Cervigni
Orientador: Obara, Ana Tiyomi
Título: Concepções prévias sobre a pandemia do coronavírus : um estudo com alunos das séries iniciais no ensino remoto
Banca: Kovalski, Mara Luciane
Banca: Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas
Palavras-chave: Alfabetização científica;Ensino fundamental;Ciências - Ensino e aprendizagem;Ensino de Ciências - COVID-19;Ensino remoto
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: FELTRIN, Beatriz Cervigni. Concepções prévias sobre a pandemia do coronavírus: um estudo com alunos das séries iniciais no ensino remoto. 2021. 117 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O presente trabalho, intitulado "Concepções prévias sobre a pandemia do coronavírus: um estudo com alunos das séries iniciais no ensino remoto", tem ênfase na identificação das concepções prévias dos alunos, também conhecidas como concepções alternativas ou ideias espontâneas. É essencial que os educadores trabalhem as concepções prévias para a construção da alfabetização científica e do espírito crítico, reflexivo e participativo dos alunos, permitindo que o próprio aluno possa desvelar e integrar conhecimentos distintos sobre a natureza e a sociedade na perspectiva de formação de ações e valores de sustentabilidade, como preconiza a Educação Ambiental. Considerando que estamos vivendo um momento de pandemia do coronavírus e que as aulas presenciais foram suspensas, a idealização do estudo, partiu das seguintes questões: Será que os alunos das séries iniciais construíram concepções prévias, alternativas ou ideias espontâneas sobre o coronavírus e a COVID-19? Como surgiram estas concepções alternativas ou espontâneas? Como os conhecimentos científicos e as concepções prévias sobre o coronavírus e sobre a COVID-19 podem ser problematizados em aulas futuras, sejam elas remotas, híbridas ou presenciais? Por meio de quais estratégias didáticas? Com base nestas considerações, o objetivo deste estudo foi analisar como 39 alunos das séries iniciais, isto é, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola particular do munícipio de Maringá- PR compreendem os conceitos relativos à pandemia do coronavírus, como a sua origem, contágio, profilaxia e a influência das fakes news nas concepções prévias, visando trazer subsídios ao planejamento e delineamento de estratégias didáticas para se trabalhar a temática em aulas futuras. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado durante as aulas remotas através do Google Meet para posterior análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos possuem diferentes concepções prévias acerca do coronavírus e a doença COVID-19, onde muitas estão relacionadas aos conhecimentos científicos divulgados. Por outro lado, o que nos preocupa são as concepções prévias intimamente ligadas às fake news, as quais devem ser trabalhadas em um futuro próximo, possibilitando a articulação entre as concepções alternativas dos nossos alunos com o conhecimento científico do novo coronavírus e a COVID-19.
ABSTRACT: The present work, entitled "Prior conceptions about the coronavirus pandemic: a study with early graders in remote education", is highlighted in the identification of students' prior conceptions, also envisioned as alternative conceptions or spontaneous ideas. It is essential that educators work with prior conceptions for the construction of scientific literacy and the critical, reflective and participatory spirit of students, allowing the student to unveil distinct knowledge about nature and society in the perspective of training actions and values sustainability, as advocated by Environmental Education. Yes, we are living in a time of coronavirus pandemic and that the in-person classes were suspended, an idealization of the study started from the following questions: Did the students in the early grades build previous conceptions, alternatives or spontaneous ideas about the coronavirus and COVID-19 ? How did these alternative or spontaneous conceptions arise? How can scientific knowledge and previous conceptions about the coronavirus and COVID-19 be problematized in future classes, whether remote, hybrid or in-person? Through what teaching strategies? Based on these considerations, the objective of this study was to analyze how 39 students in the early grades, that is, 3rd, 4th and 5th grades of elementary school in a private school in the municipality of Maringá - PR understand the concepts related to the coronavirus pandemic, such as its origin, contagion, prophylaxis and the influence of news forgeries on previous conceptions, bring subsidies to the planning and design of didactic strategies to work the theme in future classes. Data were collected through an applied during remote classes through Google Meet for further contente analysis. The results revealed that students have different prior conceptions about the coronavirus and a COVID-19 disease, where many are related to the scientific knowledge disseminated. On the other hand, what concerns us are the previous conceptions closely linked to false news, as they should be worked on in the near future, enabling the articulation between the alternative conceptions of our students with the scientific knowledge of the new coronavirus and COVID-19.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Ana Tiyomi Obara
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7531
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Beatriz Cervigni Feltrin_2021.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.