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Autor(es): Costa, Deborah Cristina Oliveira da
Orientador: Rodrigues, Isabel Cristina
Título: Assistência estudantil para estudantes indígenas do ensino superior : uma proposta de programa institucional
Título(s) alternativo(s): Assistência estudantil para estudantes indígenas do ensino superior: uma proposta de programa para a Universidade Estadual do Paraná
Banca: Rodrigues, Rosangela Cristina
Banca: Novak, Maria Simone Jacomini
Banca: Dorigão, Antonio Marcos
Palavras-chave: Assistência estudantil - Índigenas - Ensino superior - Paraná (Estado);Políticas públicas - Ensino superior;Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Índigenas - Assistência estudantil
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: COSTA, Deborah Cristina Oliveira da. Assistência estudantil para estudantes indígenas do ensino superior: uma proposta de programa institucional. 2020. 127 f. Dissertação (mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O Ensino Superior tem como objetivo formar profissionais aptos a exercer suas profissões com competência e eficiência, proporcionando, assim, o desenvolvimento da pessoa, da organização e do Estado como um todo. As Políticas Públicas (PP) são consideradas como marco para a governabilidade e o desenvolvimento da população e do Estado. Com esses dois elementos é possível a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional de diversos níveis da sociedade e, a partir disso, da própria sociedade em si. Os povos indígenas no Brasil e no Paraná são populações minorizadas, que resistiram ao processo de colonização e buscam reorganizar suas culturas e línguas tendo a universidade, a partir do século XXI, como um espaço onde podem buscar novos conhecimentos que, intercambiados aos saberes tradicionais ancestrais, lhes permite ressignificar elementos culturais, buscar a autonomia e sustentabilidade. Porém, considerando a exclusão a que foram submetidos durante séculos, mesmo com políticas públicas de acesso ao ensino superior, enfrentam inúmeros obstáculos para permanecer nas universidades e se formar. Este estudo tem por objetivo apresentar um programa de assistência estudantil para estudantes indígenas da UNESPAR a ser submetido aos indígenas - convenção 169 OIT- e a instituição para debate e possível implantação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva explicativa, que foi realizada por meio da busca de informações e dados em livros e artigos científicos sobre o tema abordado: Assistência Estudantil (AE). Apresenta breve histórico da Política de Assistência Estudantil e ações desenvolvidas em âmbito nacional e estadual pelas Instituições de Ensino Superior. Em seguida traz Assistência Estudantil direcionada especificamente aos indígenas, relatando brevemente o funcionamento da política pública de acesso e permanência destes no ensino superior no Estado do Paraná e como a ação para um público que tem sido cada vez mais presente no ambiente acadêmico e apresenta uma proposta de programa de Assistência Estudantil para estudantes indígenas da UNESPAR. Por fim, conclui que a implementação de ações de assistência estudantil se faz, cada vez mais, imprescindível para os estudantes indígenas
ABSTRACT: The Higher Education has as objective mold qualified professionals to execute their professions with completely compentence and efficiency, providing, this way, development of the person, of the organization and of the State as a whole. The Publics Politics (PP) are considered as a mark for the governability and the development of the population and the State. With these two elements, it's possible to promote the personal and professional developments of different levels of society and, based on that, of the society itself. The indigenous people in Brazil and in the state Paraná are minorized populations, who resisted the process of colonization and seek to reorganize your cultures and languages with the university, from the 21st century, as a space where they can search for new knowledge wich, exchanged with the traditional ancestral knowledge, allow them to reframe cultural elements, seek autonomy and sustainability. However, considering the exclusion that they were submited for centuries, even with the public politics for acess to higher education, they face inumerous obstacles to remain at the universities and graduate. This study has the objective to show a program of student assistance for indigenous students from UNESPAR, to be submited to indigenous people - 169 OIT convention - and the institution for debate and possible implantation. This is a bibliographic research, explanatory description, that was made through search of informations and data in books and scientific articles about the topic addressed: Student Assistance (SA). Features brief historic of the Politic of Student Assistance and actions desenvolved nationally and statewide scope by the Higher Education Institutions. Next brings the Student Assistance specifically targeted to the indigenous, briefly reporting the functioning of public politic of acess and stay of those at the higher education at Paraná State and as the action for a public that has been increasingly at the academic environment and show a Student Assitance program proposal for indigenous students from UNESPAR. Lastly, concluded that the implementation of student assistance actions is becoming, more and more, essential for indigenous students
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Isabel Cristina Rodrigues
Dissertação (mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7546
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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