Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZanella, Marli Schmittpt_BR
dc.contributor.authorSplendore, Anderson de Melopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-17T18:49:05Z-
dc.date.available2024-06-17T18:49:05Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationSPLENDORE, Anderson de Melo. Preservação da água: análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o tema. 2023. 158 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7607-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanellapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª. Drª. Néryla Vayne Alves Diaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A abordagem de questões sobre a preservação da água anos iniciais do Ensino Fundamental deve ocorrer de modo que os educandos possam desenvolver um pensamento crítico perante os problemas relacionados a essa temática. Nesta dissertação, objetivamos investigar as concepções a respeito da preservação da água presentes nos documentos oficiais (BNCC e CREP) e em uma coleção de livros didáticos de Ciências, além de identificar as concepções sobre preservação da água de um grupo de professores (mediante questionários) que lecionam para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com isso, conduziu à elaboração de um produto educacional, no formato de uma sequência didática de apoio aos docentes, baseada no ensino de Ciências por investigação. A investigação é de caráter qualitativo, recorrendo à análise documental a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que, ao comparar os dados dos documentos BNCC, CREP e livros didáticos, há poucos conteúdos que envolvam a temática preservação da água, e quando estes estão presentes, abordam questões voltadas à preocupação com o uso doméstico, deixando de lado grandes setores de consumo, o que pode ser visto, ainda, nas concepções apresentadas pelos professores, que relatam de forma simplista a temática preservação da água. Nesse contexto, quando analisaram o produto educacional, ampliaram suas perspectivas, aprovando o uso do material e os conteúdos por ele abordados.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Addressing questions about water preservation in the early years of Elementary School should occur so that students can develop critical thinking in the face of problems related to this theme. In this dissertation, we aimed to investigate the conceptions about water preservation present in official documents (BNCC and CREP) and in a collection of Science textbooks, in addition to identifying the conceptions about water preservation of a group of teachers (through questionnaires) who teach in the early years of elementary school. With that, it led to the elaboration of an educational product, in the format of a didactic sequence to support teachers, based on the teaching of Science by investigation. The investigation is of a qualitative nature, resorting to document analysis based on Bardin's content analysis. The results indicate that, when comparing the data from the BNCC, CREP documents and textbooks, there is little content that involves the theme of water preservation, and when these are present, they address issues related to the concern with domestic use, leaving aside large sectors of consumption, which can also be seen in the concepts presented by the teachers, who report in a simplistic way the theme of water preservation. In this context, when they analyzed the educational product, they broadened their perspectives, approving the use of the material and the contents covered by it.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectÁgua - Preservação e usopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titlePreservação da água : análise de livros didáticos e concepções de professores dos anos iniciais sobre o temapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlves, Néryla Vayne Justino-
dc.contributor.referee1Schwind, Leilane Talita Fatoreto, 1986--
dc.contributor.referee2Fuji, Rosangela Araujo Xavier-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical158 f. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Anderson de Melo Splendore_2023.pdf6,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.