Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7608
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fontana, Felipe | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Claudia da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T18:01:52Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19T18:01:52Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Claudia da Silva. Ensino de ciências ambientais para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo: incluindo ambientalmente autistas imersas na educação especial/educação. 2023. 66 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7608 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Felipe Fontana | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa traz (i) uma proposta de compreensão das dificuldades que as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) possuem acerca do ensino das ciências ambientais e, junto disso, (ii) busca evidenciar possibilidades/estratégias/caminhos para promover a inclusão ambiental em meio a processos de ensino e de aprendizagem vinculados à Educação Infantil destes educandos (produto educacional). O Transtorno Espectro Autista se caracteriza por distúrbios neurológicos em que a criança com o TEA resguarda dificuldades de comunicação, interação social e alterações sensoriais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse estudo - atividades acadêmicas antecedentes à confecção do produto educacional - ligaram-se à (i) pesquisa bibliográfica e a (ii) entrevista semiestruturada com a qual pudemos levantar uma gama significativa de informações acerca desta temática junto aos professores que trabalham com crianças com TEA. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de auxiliar professores interessados em incluir ambientalmente o público de crianças com autismo; sendo assim, o público atendido por essa pesquisa foi composto de: (a) professores de crianças com TEA interessados em promover a Educação Ambiental. Com nossa pesquisa verificamos que os professores possuem alguns "déficits" acerca do entendimento do que é a TEA e das implicações dela no processo de ensino e de aprendizagem de crianças autistas, no que tange as ciências ambientais. Nesse sentido, desenvolvemos um "folder" instrucional capaz de auxiliar nesse processo | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research brings (i) a proposal to understand the difficulties that children with Autism Spectrum Disorder (ASD) have regarding the teaching of environmental sciences and, along with this, (ii) seeks to highlight possibilities/strategies/paths to promote inclusion environment in the midst of teaching and learning processes linked to the Early Childhood Education of these students (educational product). Autism Spectrum Disorder is characterized by neurological disorders in which the child with ASD has difficulties in communication, social interaction and sensory changes. The methodology used to develop this study - academic activities preceding the creation of the educational product - were linked to (i) bibliographical research and (ii) semi-structured interviews with which we were able to gather a significant range of information about this topic from teachers who work with children with ASD. This research is justified by the need to help teachers interested in environmentally including children with autism; Therefore, the audience served by this research was composed of: (a) teachers of children with ASD interested in promoting Environmental Education. With our research, we found that teachers have some "deficits" in understanding what ASD is and its implications for the teaching and learning process of autistic children regarding environmental sciences. In this sense, we developed an instructional "folder" capable of assisting in this process. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject.ddc | 372.357 | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências ambientais para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo : incluindo ambientalmente autistas imersas na educação especial/educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Néryla Vayne Justino | - |
dc.contributor.referee2 | Pessoa, Emerson Roberto de Araujo | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB) | - |
dc.subject.cnpq1 | Outros | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 66 f. : il. color. | - |
dc.subject.cnpq2 | Ciências | - |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Claudia da Silva Cardoso_2023.pdf | 5,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.