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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7614
Autor(es): | Gomes, Bruno Douglas Moreno |
Orientador: | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- |
Título: | Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil |
Banca: | Gonçalves, Emerson Nunes da Costa |
Banca: | Oliveira, André Luis de |
Palavras-chave: | Educação ambiental;Educação infantil;Sustentabilidade;Formação de professores |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | GOMES, Bruno Douglas Moreno. Representações sociais de educação ambiental: contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil . 2023. 140 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Esta pesquisa investiga a formação continuada de docentes da Educação Infantil no campo da Educação Ambiental. A problemática que a direciona versa sobre o seguinte questionamento: quais são as Representações Sociais de Educação Ambiental de docentes da Educação Infantil de Arapongas e como elas podem contribuir para a construção de um curso de formação continuada para esse público. O objetivo do estudo foi investigar as Representações Sociais de Educação Ambiental de docentes da Educação Infantil no município de Arapongas e obter indicadores capazes de oferecer direcionamentos para uma formação continuada dos docentes de Arapongas - PR, nos contextos da Educação Ambiental e avaliar seu impacto por meio da análise das perspectivas teóricas adotadas pelos participantes. A estratégia metodológica utilizada foi a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, empregando questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados. O grupo amostral consistiu-se em 23 professoras da Educação Infantil, distribuídas em dez Centros Municipais de Educação Infantil de Arapongas. Os resultados observados permitiram aproximar as Representações Sociais encontradas à corrente de Educação Ambiental conservacionista, a qual manifesta preocupação com os recursos naturais, porém não aproxima as questões sociais com os assuntos relacionados ao Meio Ambiente. Tendo em vista este resultado, elaboramos um curso de formação continuada sobre Educação Ambiental juntamente com o material de apoio, voltado para docentes da Educação Infantil, no qual buscamos desenvolver temáticas sobre a Educação Ambiental e aproximar as ideias de sustentabilidade aos docentes, buscando uma dimensão crítica da Educação Ambiental. Após a aplicação do curso, os participantes responderam a um questionário, cujas respostas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram um aprendizado expressivo sobre os conceitos de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Sustentabilidade, demonstrando que o curso foi potencializador das práticas docentes. ABSTRACT: This research investigates the continuing education of Early Childhood Education teachers in the field of Environmental Education. The issue that directs it deals with the following question: what are the Social Representations of Environmental Education of teachers of Early Childhood Education in Arapongas and how they can contribute to the construction of a continuing education course for this public. The objective of the study was to investigate the Social Representations of Environmental Education of Early Childhood Education teachers in the municipality of Arapongas and obtain indicators capable of offering directions for continued training of teachers in Arapongas - PR, in the contexts of Environmental Education and to evaluate its impact through the analysis of the theoretical perspectives adopted by the participants. The methodological strategy used was the structuralist approach of the Theory of Social Representations, using semi-structured questionnaires as a data collection instrument. The sample group consisted of 23 teachers of Early Childhood Education, distributed in tem Municipal Centers for Early Childhood Education in Arapongas. The observed results made it possible to bring the Social Representations found closer to the current of Conservation Environmental Education, which manifests concern with natural resources, but does not bring social issues closer to issues related to the Environment. Bearing this result in mind, we designed a continuing education course on Environmental Education together with the support material, aimed at Early Childhood Education teachers, in which we sought to develop themes on Environmental Education and bring sustainability ideas closer to teachers, seeking a dimension critique of Environmental Education. After applying the course, participants answered a questionnaire, whose answers were interpreted through content analysis. The results showed an expressive learning about the concepts of Environment, Environmental Education and Sustainability, demonstrating that the course was a potentiator of teaching practices. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7614 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
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