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Autor(es): Macedo, Sherley José Donaris Colombani
Orientador: Fontana, Felipe
Título: Meio ambiente, surdidade e inclusão educacional : criação de sinais em libras vinculados ao tema da arborização – Goioerê-PR
Banca: Ortêncio Filho, Henrique, 1977-
Banca: Faria, Everton Henrique
Palavras-chave: Educação - Surdos;Singularidade linguística;Língua brasileira de sinais (Libras);Educação ambiental
Data do documento: 2022
Editor: Goioerê, PR
Universidade Estadual de Maringá
Citação: MACEDO, Sherley José Donaris Colombani. Meio ambiente, surdidade e inclusão educacional: criação de sinais em libras vinculados ao tema da arborização – Goioerê-PR. 2022. 152 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Goioerê, PR.
Abstract: RESUMO: Na perspectiva de uma Educação Bilíngue, esta pesquisa abordou duas línguas: a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Língua Portuguesa na modalidade escrita; tal abordagem vinculou-se ao ensino da Educação Ambiental inclusiva referente à arborização urbana. Fizemos este trabalho junto aos estudantes surdos de um colégio estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Goioerê – PR, a respeito do florestamento urbano, descrevendo as espécies arbóreas existentes e determinados conceitos básicos vinculados às Ciências Ambientais. Os quatro colaboradores da pesquisa cursavam os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio e contamos, também, com a atuação do professor surdo bilíngue, profissional da comunidade linguística surda, conferindo assim, representatividade à pesquisa. Nossos objetivos de pesquisa foram (i) realizar o levantamento sobre o conhecimento do alunado surdo referente aos aspectos arbóreos; (ii) elaborar sinais em LIBRAS não existentes da temática proposta; e (iii) produzir um repositório de palavras através de um dicionário digital/online com os sinais criados pelos partícipes surdos desta pesquisa. Metodologicamente, nosso estudo é qualitativo, de cunho exploratório, resguarda uma dimensão bibliográfica e engendrou entrevistas semiestruturadas e oficinas em sua composição, conectando assim, a teoria e a prática em uma ação educacional ativa que envolveu os sujeitos diretamente vinculados ao tema deste trabalho. As técnicas de pesquisa de cunho prático aplicadas por nós angariaram quais os conceitos que os estudantes surdos tinham acerca: 1) da questão ambiental; 2) das Ciências Ambientais; 3) e da dinâmica/composição arbórea local. Na análise dos dados concluímos que esse alunado teve pouco acesso aos conhecimentos afetos à Educação Ambiental em LIBRAS e esta pesquisa auxiliou no que tange ao uso, à exploração e à aquisição de um vocabulário mais amplo/denso produzido diretamente por estes sujeitos socioeducacionais imersos no processo de ensino e de aprendizagem intrínseco ao contexto escolar. Isso foi feito através do uso da tecnologia, com maior facilidade e praticidade; como resultado desse processo, tivemos a criação de um dicionário online – produto educacional – com os respectivos sinais pesquisados sobre a temática proposta (Ciências Ambientais e Arborização Urbana). A partir dos resultados, almejamos que os conhecimentos adquiridos pelos sujeitos surdos de Goioerê-PR sejam disseminados e compartilhados para outras comunidades surdas.
ABSTRACT: In the perspective of a Bilingual Education, this research approached two languages: the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and the Portuguese Language in the written modality; this approach was linked to the teaching of inclusive Environmental Education regarding urban afforestation. We did this work with deaf students from a state school of Elementary and High School, in the city of Goioerê - PR, about urban forestry, describing the existing tree species and certain basic concepts linked to Environmental Sciences. The four (4) research collaborators attended the final years of Elementary School and High School and we also had the work of the bilingual deaf teacher, a professional from the deaf linguistic community, thus conferring representativeness to the research. Our research objectives were (i) carry out a survey on the knowledge of deaf students regarding arboreal aspects; (ii) elaborate non-existent LIBRAS signs of the proposed theme; and (iii) produce a repository of words through a digital/online dictionary with the signs created by the deaf participants in this research. Methodologically, our study is qualitative, of an exploratory nature, preserves a bibliographic dimension and engendered semi-structured interviews and workshops in its composition, thus connecting theory and practice in an educational action that involved the subjects directly linked to the theme of this work. The practical research techniques applied by us raised the concepts that deaf students had about: 1) the environmental issue; 2) Environmental Sciences; 3) and local tree dynamics/composition. In the analysis of the data, we concluded that this student had little access to knowledge related to Environmental Education in LIBRAS and this research helped in terms of the use, exploration and acquisition of a broader/dense vocabulary produced directly by these socio-educational subjects. immersed in the teaching and learning process intrinsic to the school context. This was done through the use of technology, with greater ease and practicality; as a result of this process, we created an online dictionary – an educational product – with the respective signs researched on the proposed theme (Environmental Sciences and Urban Afforestation). Based on the results, we hope that the knowledge acquired by deaf people in Goioerê - PR is disseminated and shared with other deaf communities.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Felipe Fontana
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7617
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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