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Autor(es): Menezes, Helaine de Oliveira
Orientador: Fontana, Felipe
Título: Utilização de guia didático com protocolo de avaliação rápida no diagnóstico de sistemas hídricos urbanos
Banca: Zanella, Marli Schmitt
Banca: Faria, Everton Henrique
Palavras-chave: Educação ambiental - Ensino fundamental;Educação - Ensino de Ciências;Conservação ambiental;Recursos hídricos
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MENEZES, Helaine de Oliveira. Utilização de guia didático com protocolo de avaliação rápida no diagnóstico de sistemas hídricos urbanos. 2023. 136, 61 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A água constitui-se um recurso de vital relevância para manutenção da vida e desenvolvimento da sociedade, a qual deve estar disponível para as gerações atuais e futuras. Nas áreas urbanas os cursos d’água vêm sofrendo um intenso processo de degradação ambiental: poluição das águas, uso e ocupação do solo inapropriado, disposição inadequada dos resíduos sólidos, assoreamento, desmatamento, entre outros, comprometendo assim sua qualidade, fazendo-se necessária a implementação de ações de conservação e preservação. Nesse cenário, a utilização de protocolos de avaliação rápida surge como uma ferramenta para auxiliar no diagnóstico ambiental dos recursos hídricos. Nesse contexto, o estudo tem por objetivo investigar as concepções dos alunos sobre os recursos hídricos para fomentar a elaboração de um guia didático de diagnóstico da qualidade ambiental da água por meio de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) para rios urbanos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6º ano do ensino fundamental – anos finais, por meio de uma abordagem qualitativa, com obtenção dos dados a partir da aplicação de questionários, oficinas de campo correlacionando teoria e prática, pesquisa de campo, análise e categorização dos dados. Os resultados demonstram a necessidade do trabalho com o ensino das Ciências Ambientais sensibilizando os alunos e a população quanto à importância dos recursos hídricos e evidencia a premência no estabelecimento de ações para conservação e/ou preservação do Córrego Água dos Peões. Espera-se que o desenvolvimento desta pesquisa contribua com a promoção da Educação Ambiental na conservação dos recursos hídricos e formação de sujeitos críticos e reflexivos de seu papel nas questões ambientais.
ABSTRACT: Water is a vitally important resource for maintaining life and for the development of society, which must be available for current and future generations. In urban areas, watercourses have been suffering an intense process of environmental degradation: water pollution, inappropriate use and occupation of soil, inadequate disposal of solid waste, silting, deforestation, among others, thus, compromising its quality. It becomes necessary the implementation of conservation and preservation actions. In this scenario, the use of rapid assessment protocols emerges as a tool to assist in the environmental diagnosis of water resources. In this context, the study aims to investigate students' conceptions about water resources to encourage the development of a didactic guide for diagnosing the environmental quality of water through a Rapid Assessment Protocol (RAP) for urban rivers. The research was carried out with students in the 6th year of elementary school – final years, through a qualitative approach, obtaining data from the application of questionnaires, field workshops correlating theory and practice, field research, analysis and categorization of data. The results demonstrate the need to work with the teaching of Environmental Sciences, by sensitizing students and the population to the importance of water resources and highlighting the urgency in establishing actions for conservation and/or preservation of the Água dos Peões Stream. It is expected that the development of this research will contribute to the promotion of Environmental Education in the conservation of water resources and the formation of critical and reflective subjects of their role in environmental issues.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Felipe Fontana
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7621
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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