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Autor(es): Daczkowski, Nilcilene Aparecida de Oliveira
Orientador: Ortêncio Filho, Henrique, 1977-
Título: Representações sociais e ensino de ciências ambientais para alunos do ensino fundamental sobre os morcegos e as fake news
Banca: Souza Filho, José Cândido de
Banca: Pessoa, Emerson Roberto de Araujo
Palavras-chave: Quirópteros;Morcegos - Desinformação;Morcegos - Importância ambiental;Morcegos - Transmissão de doenças
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: DACZKOWSKI, Nilcilene Aparecida de Oliveira. Representações sociais e ensino de ciências ambientais para alunos do ensino fundamental sobre os morcegos e as fake news. 2023. 136 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: No processo evolutivo da história, houve grandes mudanças acerca do ambiente, mais precisamente ao seu uso inadequado, o que tem ocasionado problemas ambientais e afetando a fauna e flora. Nesse sentido, os morcegos são fundamentais ao ecossistema, atuando como dispersores de sementes, polinizadores e predadores de insetos, por isso, é necessário desmistificar visões errôneas sobre esses mamíferos. O objetivo da pesquisa foi reconhecer as representações sociais dos alunos do ensino fundamental acerca dos morcegos e sua relação com as fake news, ou seja, a divulgação de falsas informações, especialmente as direcionadas ao risco de transmissão de doenças. A partir desse objetivo, a pesquisa teve como participantes noventa e um alunos de uma escola pública no estado do Paraná, sul do Brasil. As metodologias utilizadas foram a teoria das Representações Sociais, por meio do emprego da técnica de evocação livre de palavras, e a análise de conteúdo, que serviram de subsídio para a elaboração do documentário "Morcegos: desconstruindo fake news". Os alunos evocaram várias palavras associadas a uma visão distorcida dos morcegos, como, sombrio, vampiro, sangue, Batman, chupa sangue, feio, Drácula, rato, doenças, Covid-19. O grupo semântico "Mitos, lendas e ficção" destacou-se entre as evocações, no qual o termo "sangue" apareceu com maior frequência e retratou a hematofagia. Com relação à saúde, houve maior evocação da palavra "doença", associação dos morcegos à transmissão de doenças, principalmente relacionada ao Covid-19. Com relação à análise de conteúdo sobre notícias envolvendo morcegos, os alunos acreditavam que as informações constantes nas reportagens eram verdadeiras, principalmente as vinculadas ao Covid-19. Os resultados indicaram que houve aquisição de novas aprendizagens e, com isso, a sensibilização dos alunos na conservação ambiental e o desenvolvimento da imaginação, percepção e repertório imagético diante da experimentação de diversas formas de expressão artística sobre o tema. Porém, destacou a necessidade de continuidade em ações voltadas à conservação desses animais, mostrando suas funções ecossistêmicas e importância, pois a falta de conhecimento reforça crenças distorcidas e sustentam a manutenção de fake news.
ABSTRACT: In the evolutionary process of history, there have been major changes regarding the environment, more precisely its inappropriate use, which has caused environmental problems and affected the fauna and flora. In this sense, bats are fundamental to the ecosystem, acting as seed dispersers, pollinators and insect predators, so it is necessary to demystify erroneous views about these mammals. The objective of the research was to recognize the social representations of elementary school students about bats and their relationship with fake news, that is, the dissemination of false information, especially those related to the risk of disease transmission. Based on this objective, the research had ninety-one students from a public school in the state of Paraná, southern Brazil, as participants. The methodologies used were the theory of Social Representations, through the use of the technique of free evocation of words, and content analysis, which served as a subsidy for the elaboration of the documentary "Bats: deconstructing fake news". Students evoked several words associated with a distorted view of bats, such as, dark, vampire, blood, Batman, bloodsucker, ugly, Dracula, rat, disease, Covid19. The semantic group "Myths, legends and fiction" stood out among the evocations, in which the term "blood" appeared more frequently and portrayed hematophagia. With regard to health, there was a greater evocation of the word "disease", association of bats with the transmission of diseases, mainly related to Covid-19. Regarding the analysis of content about news involving bats, students believed that the information contained in the reports was true, especially those linked to Covid-19. The results indicated that there was acquisition of new learning and, with that, the students' awareness of environmental conservation and the development of imagination, perception and imagery repertoire in the face of experimenting with different forms of artistic expression on the subject. However, he highlighted the need for continuity in actions aimed at the conservation of these animals, showing their ecosystem functions and importance, as the lack of knowledge reinforces distorted beliefs and sustains the maintenance of fake news.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7625
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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