Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOrtêncio Filho, Henrique, 1977-pt_BR
dc.contributor.authorCavalcante, Cláudiapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-05T14:27:31Z-
dc.date.available2024-07-05T14:27:31Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Cláudia. Representações sociais de estudantes de um curso técnico em enfermagem, no sul do Brasil, sobre morcegos. 2022. 89 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7627-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Os morcegos são essenciais à manutenção e à conservação ambiental, uma vez que dispersam sementes, polinizam flores, controlam populações de insetos e de outros animais, entre outras funções ecológicas. Esses animais, devido à associação com mitos e lendas, aliada à falta de informação das pessoas, sofrem perseguição, preconceito e morte. Reconhecendo a importância desses mamíferos, em um contexto relacionado aos conceitos errôneos arraigados na sociedade, o presente estudo teve como objetivo reconhecer as Representações Sociais (RS) de estudantes de um curso técnico em enfermagem no noroeste do Paraná, sul do Brasil sobre os morcegos e, a partir das informações obtidas, produzir o Guia de convivência entre pessoas e morcegos, o qual foi aplicado em ofícina pedagógica de formação ao discentes, com foco em informações sobre os morcegos em um contexto ambiental e de saúde. A coleta de informações foi realizada de fevereiro a junho de 2021, com 32 participantes de faixa etária entre 20 e 50 anos. A técnica utilizada foi a evocação livre de palavras com atribuição do grau de importância, o que possibilitou a análise por meio do diagrama de Vergès. Foram evocadas 160 palavras, classificadas em 16 grupos semânticos, com média das ordens médias de evocação (OME) igual a 3,38 e média de frequência (F) de 9,56. O núcleo central foi estruturado por quatro grupos semânticos, representados, no primeiro quadrante, o "medo", no qual os participantes se referiram aos morcegos como assustadores. O termo "sangue" destacou-se entre as evocações e retratou a hematofagia. Quando relacionados à saúde, a palavra "doença" foi mencionada em maior número, destacando a associação desses animais à transmissão de doenças, e o termo "nojo" foi justificado com a expressão "nojo das sujeiras que ele faz". No segundo quadrante, o elemento intermediário foi representado pela evocação "noite", já no terceiro quadrante, pelos termos "mamíferos, frutas, mal aspecto, animal e caverna". Os elementos periféricos apresentados no quarto quadrante foram os grupos: "natureza, mitos e lendas, asa, mordida, praga e a treva". Assim, demostrou-se a necessidade de ações contínuas de divulgação científica de forma clara e acessível, de modo a possibilitar a compreensão e a sensibilização das pessoas sobre os morcegos e melhor integrar os conhecimentos sobre a participação desses animais à manutenção e à conservação ambiental e suprimir o temor, fruto da falta de informação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The bats are essential to the environmental maintenance and preservation, since they scatter seeds, pollinate flowers, control populations of insects and other animals, among other ecological functions. These mammals, due to their association with myths and legends, combined with people's lack of information, suffer persecution, prejudice, and death. Acknowledging the importance of these mammals, in a context related to the erroneous concepts rooted in society, the present study aimed to recognize the Social Representations (SR) of students of a technical course in nursing in northwestern Paraná, southern Brazil, about bats and, on the basis of the information obtained, produce the Guide for coexistence between people and bats, which was applied in a pedagogical training workshop for students, focusing on information about bats in an environmental and health context. The information was gathered from February to June 2021, from 32 participants aged between 20 and 50 years old. The method used was the free evocation of words with attribution of the degree of importance, which allowed the analysis by means of the Vergès diagram. A total of 160 words were evoked, classified in 16 semantic groups, with a mean of mean evocation order (OME) of 3.38 and a mean frequency (F) of 9.56. The central nucleus was structured by four semantic groups, represented, in the first quadrant, "fear", in which participants referred to bats as scary. The term "blood" stood out among the evocations and portrayed hemophagia. When related to health, the word "disease" was mentioned in greater number, highlighting the association of these animals with disease transmission, and the term "disgust" was justified with the expression "disgust of the filth he makes". In the second quadrant, the intermediate element was represented by the evocation "night", and in the third quadrant, by the terms "mammals, fruits, bad aspect, animal and cave". The peripheral elements presented in the fourth quadrant were the groups: "nature, myths and legends, wing, bite, plague and darkness". Thus, we demonstrated the need for continuous actions of scientific dissemination in a clear and accessible way, in order to enable people's understanding and awareness of bats and better integrate knowledge about the participation of these animals in environmental maintenance and conservation and suppress fear, the result of lack of information.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectChiropterapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEtnozoologiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.ddc599.45pt_BR
dc.titleRepresentações sociais de estudantes de um curso técnico em enfermagem, no sul do Brasil, sobre morcegospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza Filho, José Cândido de-
dc.contributor.referee2Triani, Felipe da Silva-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical89 f. : il. color + anexo.-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudia Cavalcante_2022.pdf14,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.