Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZanella, Marli Schmittpt_BR
dc.contributor.authorLima, Fernanda Braz de-
dc.date.accessioned2024-07-08T20:07:14Z-
dc.date.available2024-07-08T20:07:14Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Fernanda Braz de. Uma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 96, [24] f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Goioerê.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7632-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanellapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª.Drª. Néryla Vayne Alves Diaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Um dos caminhos para alcançarmos harmonização no convívio entre a sociedade e a natureza apresenta-se dentro do ambiente escolar, o qual tem papel fundamental na abordagem da Educação Ambiental. Nesse sentido, a pesquisa foi norteada pela questão: Como trabalhar o tema transversal Meio Ambiente em uma perspectiva da Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tendo em vista os problemas que envolvem a Educação Ambiental e o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, essa pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de problemas ambientais apresentados em determinada comunidade escolar, de que forma a Modelagem Matemática potencializa discutir o tema transversal Meio Ambiente nesse nível de ensino, visando à construção de um caderno de atividades como produto educacional. Este trabalho possui a caracterização da natureza qualitativa, com viés de observação participante e pesquisa de campo; os dados foram obtidos por meio da aplicação da Modelagem Matemática e dos registros elaborados pelos alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Goioerê-PR, durante os meses de novembro e dezembro de 2021. A análise dos dados sucedeu-se de acordo com o embasamento teórico adotado, o qual nos auxiliou na compreensão da construção do conhecimento matemático durante o processo de pesquisa. A utilização de tal metodologia proporcionou um ambiente estimulador da busca por conhecimentos novos e observação crítica do ambiente. Além disso, essa pesquisa resultou em um produto educacional em forma de caderno de atividades, capaz de integrar dados, conceitos matemáticos e a conservação ambiental. Por fim, a proposta de aplicação da Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental mostrou-se vantajosa no sentido de proporcionar um ambiente instigador, tornando o aluno capaz de manipular dados, interpretar, propor resultados e elaborar hipóteses.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: One way to achieve harmonization in the coexistence between society and nature is within the school environment, which plays a fundamental role in the approach of Environmental Education. In this sense, this research was guided by the question: How to work the transversal theme Environment in a perspective of Mathematical Modeling in the early years of Elementary School? Bearing in mind the problems involving Environmental Education and the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School, this research aims to understand, through environmental problems presented in a certain school community, how Mathematical Modeling enhances the discussion of the theme Environment at this level of education, with a view to building an activity book as an educational product. This work has qualitative nature, with bias of participant observation and field research; the data was obtained through the application of Mathematical Modeling and the records prepared by the students of a fourth year class of a public Elementary School of Goioerê-PR, during the months of November and December of 2021. Data analysis was carried out according to the adopted theoretical basis, which helped us to understand the construction of mathematical knowledge during the research process. The use of this methodology provided an environment that stimulated the search for new knowledge and critical observation of the environment. In addition, this research resulted in an educational product in the form of an activity book, capable of integrating data, mathematical concepts and environmental conservation. Finally, the proposed application of Mathematical Modeling in the early years of Elementary School proved to be advantageous in the sense of providing an instigating environment, making the student capable of manipulating data, interpreting, proposing results and elaborating hypotheses.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleUma abordagem de problemas ambientais por meio da modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDias, Néryla Vayne Alves-
dc.contributor.referee1Fontana, Felipe-
dc.contributor.referee2Fujii, Rosangela Araujo Xavier-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localGoioerê-
dc.description.physical96, [24] f. : il. color + anexo.-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fernanda Braz de Lima_2022.pdf5,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.