Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7644
Autor(es): Sagava, Angela Claudia Bizetti
Orientador: Fontana, Felipe
Título: Sensibilização sobre o desperdício da água nas séries finais do ensino fundamental : utilizando a matemática para promover a educação ambiental
Banca: Zanella, Marli Schmitt
Banca: Pessoa, Emerson Roberto de Araujo
Palavras-chave: Água - Desperdício;Matemática - Ensino fundamental;Recursos hídricos - Sustentabilidade;Educação ambiental - Ensino fundamental
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SAGAVA, Angela Claudia Bizetti. Sensibilização sobre o desperdício da água nas séries finais do ensino fundamental: utilizando a matemática para promover a educação ambiental. 2022. 157 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Goioerê.
Abstract: RESUMO: Esta dissertação tem a finalidade de apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado em modalidade profissional ligada à possibilidade de promovermos a Educação Ambiental de modo mais dinâmico e mais qualificado, otimizando dessa maneira, determinadas ações pedagógico-educativas desenvolvidas em meio à Educação Básica. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo liga-se à possibilidade de discutir o "atual problema ambiental circunscrito à água" junto a disciplina de Matemática, propondo para isso, uma abordagem transversal e interdisciplinar com estudantes de 7º ano de uma Escola Estadual localizada no interior do Paraná. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequência didática envolvendo a temática "O uso sustentável da água em meio à disciplina de Matemática" que culminou na construção de um produto educacional. Diante destes desafios, este texto evidenciará: 1) a apresentação da temática e a sistematização dos desígnios da pesquisa vinculada a ele ("Introdução"); 2) a metodologia adotada neste trabalho e, consequentemente, os caminhos que percorreremos – (a) evidenciação do questionário aplicado, (b) apresentação das autorizações institucionais para a feitura deste trabalho que já foram recolhidas e (c) a veiculação dos termos atrelados a esta pesquisa (TALE/TCLE) ("Seção I"); 3) o referencial teórica que utilizamos neste estudo ("Seção II"); 4) os resultados de nossa pesquisa ("Sessão III"); 5) e o produto educacional ("Apêndice" – sequência didática) derivado deste trabalho. Em nossas "Conclusões", verificamos que os estudantes, participes da disciplina de Matemática, mostraram-se sensibilizados ambientalmente com a importância da água para a nossa sobrevivência e propuseram-se a ter mudanças reais em suas atitudes cotidianas dentro e fora do ambiente escolar.
ABSTRACT: This dissertation has the objective to present basic results in a professional modality focused on the possibility of promoting a more basic and more qualified education, optimized in this educational way, certain pedagogical-educational actions developed in the midst of basic Education. Therefore, the main objective of this study is linked to the environmental possibility of contesting the "current problem limited to water" with the discipline of Mathematics, proposing a transversal and interdisciplinary approach with 7th grade students from a State School located in the interior of Paraná. In that regard, we developed an educational sequence focused on water with the theme "the sustainable use of mathematics" that culminated in the construction of an educational product. Faced with these challenges, this text will highlight: research 1) the presentation of the theme and the systematization of the research purposes linked to it ("Introduction"); 2) the methodology adopted for the work and, consequently, the way they follow - (a) disclosure of the questionnaire applied, (b) the institutional presentation for the collection of data that were published) the certification of the terms linked to this research (TALE/TCLE) ("Section I"); 3) the theoretical framework that we used in this study ("Section II"); 4) the results of our search ("Session III"); 5) and the educational product ("Appendix" – didactic sequence) derived from this work. In "Conclusions", we check that the students, participate and sensitize within the Mathematics discipline, they sensitized with the importance of water for our survival and they to verify our real changes in everyday attitudes, inside and outside the school context.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Felipe Fontana
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7644
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Angela Claudia Bizetti Sagava_2022.pdf13,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.