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dc.contributor.advisorFontana, Felipept_BR
dc.contributor.authorSagava, Angela Claudia Bizettipt_BR
dc.date.accessioned2024-07-16T18:11:17Z-
dc.date.available2024-07-16T18:11:17Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationSAGAVA, Angela Claudia Bizetti. Sensibilização sobre o desperdício da água nas séries finais do ensino fundamental: utilizando a matemática para promover a educação ambiental. 2022. 157 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Goioerê.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7644-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Felipe Fontanapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta dissertação tem a finalidade de apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado em modalidade profissional ligada à possibilidade de promovermos a Educação Ambiental de modo mais dinâmico e mais qualificado, otimizando dessa maneira, determinadas ações pedagógico-educativas desenvolvidas em meio à Educação Básica. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo liga-se à possibilidade de discutir o "atual problema ambiental circunscrito à água" junto a disciplina de Matemática, propondo para isso, uma abordagem transversal e interdisciplinar com estudantes de 7º ano de uma Escola Estadual localizada no interior do Paraná. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequência didática envolvendo a temática "O uso sustentável da água em meio à disciplina de Matemática" que culminou na construção de um produto educacional. Diante destes desafios, este texto evidenciará: 1) a apresentação da temática e a sistematização dos desígnios da pesquisa vinculada a ele ("Introdução"); 2) a metodologia adotada neste trabalho e, consequentemente, os caminhos que percorreremos – (a) evidenciação do questionário aplicado, (b) apresentação das autorizações institucionais para a feitura deste trabalho que já foram recolhidas e (c) a veiculação dos termos atrelados a esta pesquisa (TALE/TCLE) ("Seção I"); 3) o referencial teórica que utilizamos neste estudo ("Seção II"); 4) os resultados de nossa pesquisa ("Sessão III"); 5) e o produto educacional ("Apêndice" – sequência didática) derivado deste trabalho. Em nossas "Conclusões", verificamos que os estudantes, participes da disciplina de Matemática, mostraram-se sensibilizados ambientalmente com a importância da água para a nossa sobrevivência e propuseram-se a ter mudanças reais em suas atitudes cotidianas dentro e fora do ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation has the objective to present basic results in a professional modality focused on the possibility of promoting a more basic and more qualified education, optimized in this educational way, certain pedagogical-educational actions developed in the midst of basic Education. Therefore, the main objective of this study is linked to the environmental possibility of contesting the "current problem limited to water" with the discipline of Mathematics, proposing a transversal and interdisciplinary approach with 7th grade students from a State School located in the interior of Paraná. In that regard, we developed an educational sequence focused on water with the theme "the sustainable use of mathematics" that culminated in the construction of an educational product. Faced with these challenges, this text will highlight: research 1) the presentation of the theme and the systematization of the research purposes linked to it ("Introduction"); 2) the methodology adopted for the work and, consequently, the way they follow - (a) disclosure of the questionnaire applied, (b) the institutional presentation for the collection of data that were published) the certification of the terms linked to this research (TALE/TCLE) ("Section I"); 3) the theoretical framework that we used in this study ("Section II"); 4) the results of our search ("Session III"); 5) and the educational product ("Appendix" – didactic sequence) derived from this work. In "Conclusions", we check that the students, participate and sensitize within the Mathematics discipline, they sensitized with the importance of water for our survival and they to verify our real changes in everyday attitudes, inside and outside the school context.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectÁgua - Desperdíciopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectRecursos hídricos - Sustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambiental - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.ddc510.7pt_BR
dc.titleSensibilização sobre o desperdício da água nas séries finais do ensino fundamental : utilizando a matemática para promover a educação ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Zanella, Marli Schmitt-
dc.contributor.referee2Pessoa, Emerson Roberto de Araujo-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localGoioerê-
dc.description.physical157 f. : il. color + anexo.-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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