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Autor(es): Sibin, Alexandra Albertine Martins Miyamoto
Orientador: Reolon, Cleverson Alexsander
Título: Desigualdades socioespaciais em Maringá e Sarandi : a relação família-escola face à pandemia da COVID-19
Banca: Catalão, Igor de França
Banca: Martinuci, Oseias da Silva
Palavras-chave: Aglomeração urbana - Maringá (PR);Ensino fundamental;COVID-19;Relação família-escola;Desigualdade socioespacial
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SIBIN, Alexandra Albertine Martins Miyamoto. Desigualdades socioespaciais em Maringá e Sarandi: a relação família-escola face à pandemia da COVID-19. 2024. 121 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Cleverson Alexsander Reolon
Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024
RESUMO: A crise da COVID-19 causou repercussões significativas na educação e no cotidiano de várias famílias do Brasil, demandando adaptação às novas exigências importas pela crise. Este trabalho investiga como famílias cujas crianças estão matriculadas nos primeiros anos do ensino fundamental lidaram com a impossibilidade de participar das aulas presenciais de março de 2020 a fevereiro de 2022. A pesquisa parte da ideia de que a instituição escolar desempenha inúmeras funções na estrutura social, extrapolando sua tradicional missão de oferecer educação formal. Além disso, o estudo foi conduzido com a hipótese de que o impacto do distanciamento escolar nas rotinas familiares apresentou desigualdade, dependendo da localização geográfica e do nível de renda de cada família. Empregando uma metodologia de estudo de caso, este trabalho se fundamenta em entrevistas conduzidas nas regiões de Maringá e Sarandi, seguindo uma abordagem comparativa. Os resultados destacam que a instituição escolar exerce diversas funções. Desse modo, as famílias com maior capacidade financeira ressaltaram que a ausência do ambiente escolar afetou o aprendizado e a interação social de seus filhos. Em contraste, as famílias mais vulneráveis sentiram a carência de um espaço seguro, acolhedor e provido de cuidados essenciais, especialmente no que diz respeito à alimentação, possibilitando que os pais se dedicassem ao trabalho
ABSTRACT: The COVID-19 crisis caused significant repercussions on the education and daily lives of several families in Brazil, requiring adaptation to the new demands brought about by the crisis. This work investigates how families whose children are enrolled in the first years of elementary school dealt with the impossibility of participating in face-to-face classes from March 2020 to February 2022. The research is based on the idea that the school institution performs numerous functions in the social structure, going beyond its traditional mission of offering formal education. Furthermore, the study was conducted with the hypothesis that the impact of school distancing on family routines was uneven, depending on the geographic location and income level of each family. Using a case study methodology, this work is based on interviews conducted in the regions of Maringá and Sarandi, following a comparative approach. The results highlight that the school institution performs several functions. Therefore, families with greater financial capacity highlighted that the absence of a school environment affected their children's learning and social interaction. In contrast, the most vulnerable families felt the lack of a safe, welcoming space provided with essential care, especially with regard to food, enabling parents to dedicate themselves to work
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7646
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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