Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Josie Agatha Parrilha dapt_BR
dc.contributor.authorGildo, William Leitept_BR
dc.date.accessioned2024-07-22T14:54:10Z-
dc.date.available2024-07-22T14:54:10Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationGILDO, William Leite. As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia. 2021. 117 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7648-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Josie Agatha Parrilha da Silva.pt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A pesquisa discute a potencialidade das imagens contidas nos livros didáticos de Biologia em debater os impactos do desenvolvimento tecnológico e científico na sociedade e no meio ambiente. Essa proposta se fundamenta, principalmente, nos estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade, originados na década de 50, como consequência dos trágicos e irreparáveis danos deixados pela Segunda Guerra Mundial, tendo como acontecimento mais significativo o lançamento das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Esse e outros acontecimentos posteriores pautaram discussões envolvendo relações existentes entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, atualmente, esse debate se expande para diversos contextos: político, social, ambiental e, principalmente, no Brasil, no âmbito educacional. A partir disso, destaca-se a questão desta pesquisa: as imagens apresentadas nos livros didáticos de Biologia do 1° ano do Ensino Médio apresentam potencialidades para discutir a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade? O objetivo geral do estudo é analisar a potencialidade Ciência, Tecnologia e Sociedade das imagens apresentadas em/nos livros didáticos de Biologia, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018), em discutir as questões sociais envolvidas no desenvolvimento da ciência e tecnologia. As imagens foram selecionadas conforme as temáticas apresentadas pelos livros didáticos e, em seguida, a amostra foi categorizada em: baixa potencialidade Ciência, Tecnologia e Sociedade, potencialidade regular Ciência, Tecnologia e Sociedade, boa potencialidade Ciência, Tecnologia e Sociedade e alta potencialidade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ao todo, foram amostradas e classificadas 128 imagens, sendo 22 com baixa potencialidade; 27 com potencialidade regular; 45 com boa potencialidade e 34 com alta potencialidade. Para validar as análises realizadas, foram selecionadas, aleatoriamente, 11 imagens para apreciação de um grupo focal, composto por alunos do 5° ano, do curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), da Universidade Estadual de Maringá. As análises do grupo se mostraram semelhantes às análises anteriormente realizadas, o que corrobora e contribui para a validação dos resultados. Ao fim da pesquisa, conclui-se que, apesar de os livros apresentarem imagens relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade, nem todas demonstram alta potencialidade em discutir a temática e algumas imagens apenas preenchem espaços e ilustram as páginas dos livros didáticos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The research discusses the potential of the images contained in Biology textbooks to debate the impacts of technological and scientific development on society and the environment. This proposal is based mainly on studies of Science, Technology and Society, which originated in the 1950, because of the tragic and irreparable damage left by World War II, with the most significant event being the dropping of atomic bombs on the cities of Hiroshima and Nagasaki, in 1945. This and other subsequent events guided discussions involving existing relations between Science, Technology and Society and, currently, this debate expands to different contexts: political, social, environmental and, in Brazil, in the educational sphere. The question of this research is: do the images presented in Biology textbooks of the 1st year of High School present potential to discuss the theme Science, Technology and Society? The general objective of the study is to analyze the Science, Technology and Society potential of the images presented in/in Biology textbooks, made available by the National Textbook Program (2018), in discussing the social issues involved in the development of science and technology. The images were selected according to the themes presented by the textbooks and then the sample was categorized into low potentiality Science, Technology and Society, regular potentiality Science, Technology and Society, good potentiality Science, Technology and Society and high potentiality Science, Technology and Society. In all, 128 images were sampled and classified, 22 with low potential; 27 with regular capability; 45 with good potential and 34 with high potential. To validate the analyses, 11 images were randomly selected for consideration by a focus group, composed of 5th-year students from the Undergraduate Course in Biological Sciences at the State University of Maringá. The focus group analyzes were similar to the analyzes previously carried out, which corroborates and contributes to the validation of the results. At the end of the research, it is possible to conclude that, although the books present images related to Science, Technology and Society, not all of them show high potential for discussing the theme and some images only fill spaces and illustrate the pages of textbooks.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCiência, Tecnologia e Sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectLetramento científico - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectBiologia - Livro didático - Ensino médiopt_BR
dc.subject.ddc574.071pt_BR
dc.titleAs relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, André Luis de-
dc.contributor.referee1Heerdt, Bettina-
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical117 f. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
William Leite Gildo_2021.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.