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Autor(es): Carvalho, Fernando Aparecido de
Orientador: Ortêncio Filho, Henrique, 1977-
Título: Representações sociais de alunos do ensino fundamental : desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo sobre ciências ambientais e qualidade de vida
Banca: Souza Filho, José Cândido de
Banca: Jorge, Thaís Martinez Rodrigues
Palavras-chave: Educação ambiental - Ensino fundamental;Ensino de ciências;Educação física - Ensino fundamental;Interdisciplinaridade - Ensino fundamental
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CARVALHO, Fernando Aparecido de. Representações sociais de alunos do ensino fundamental: desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo sobre ciências ambientais e qualidade de vida. 2021. 91 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.
Abstract: RESUMO: O tema deste estudo condiz, na área da educação ambiental, à relação direta entre a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e a preocupação com a evolução da qualidade ambiental, visando traspor essas questões aos processos didáticos. A partir desse desafio, o objetivo deste trabalho foi o de investigar as Representações Sociais de 25 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (13 e 14 anos) a respeito da educação ambiental, saúde, qualidade de vida e bem-estar nos componentes curriculares dessas disciplinas e, munidos dessas informações, propor um jogo, como produto educacional, com foco nessas temáticas, de forma lúdica e interdisciplinar. A metodologia quanti-qualitativa, com técnicas mistas de pesquisa, se valeu de revisão teórica sobre as diferentes perspectivas da educação ambiental, a teoria das representações sociais e qualidade de vida, bem como os desafios do ensino em Ciências e Educação Física no tocante dos referidos temas nessas disciplinas. Como metodologia de pesquisa de campo, este estudo se desenvolveu em duas fases, uma antes e outra após a aplicação do jogo. Na primeira etapa, aplicou-se uma entrevista com base na análise de conteúdo, sobre a relação entre educação ambiental, qualidade de vida, saúde, bem-estar e atividade física. A entrevista inicial apontou como respostas a realização de atividades físicas, bem-estar, vida saudável, alimentação e descanso. Em seguida, usou-se a técnica da evocação de palavras. Os estudantes evocaram as cinco palavras que vieram às suas mentes, sobre qualidade de vida, ordenadas por importância. Esse grupo de palavras gerou 125 termos, os quais foram analisados em grupos semânticos, palavras evocadas, somatória da ordem de evocação e Ordem Média de Evocações (OME). As médias de OME foram 3,14 e a de frequência (F) foi 11,36. Os grupos obtidos (11) foram: família, saúde, educação, financeiro, alimentação, atividade física, descanso, felicidade, relações sociais, bem-estar e meio ambiente. A partir desses achados, foi construído o diagrama de Vergès, organizado em quatro quadrantes, nos quais: alimentação, bem-estar, descanso, atividade física e saúde apareceram como elementos centrais. Compuseram elementos intermediários os termos: financeiro (segundo quadrante) e família (terceiro quadrante). Apareceram como elementos periféricos: felicidade, educação, relações sociais e meio ambiente. Com os subsídios apresentados com as representações sociais dos alunos foi construído e aplicado um jogo educativo denominado "Trilha da Aprendizagem", para evidenciar os resultados do jogo, foi desenvolvida a segunda fase, onde realizou a repetição da entrevista já realizada. As categorias de conteúdo se mantiveram e na evocação de palavras as médias de OME foram 3,17 e de F foram 11,36. O conjunto dessas representações obtidas junto aos estudantes participantes revelaram um conhecimento satisfatório sobre qualidade de vida e à área de Ciências e Educação Física, o que demonstra que as mesmas podem trabalhar de forma interdisciplinar quanto a seus conteúdos, objetivos e metodologias, contemplando assim a educação ambiental. Assim, as representações sociais obtidas permitiram refletir sobre como promover a integração dos componentes curriculares de Ciências e Educação Física, de forma interdisciplinar e lúdica, ao conceito de qualidade de vida e educação ambiental, reflexão que resultou em um jogo de tabuleiro, o qual explora as atividades ao ar livre, intitulado "Trilha da aprendizagem".
ABSTRACT: The theme of this study is consistent, in the area of environmental education, with the direct relationship between improving the quality of life of human beings and the concern with the evolution of environmental quality, aiming at transposing these issues to didactic processes. From this challenge, the objective of this work was to investigate the Social Representations of 25 students from the 9th grade of Elementary School (13 and 14 years old) about environmental education, health, quality of life and well-being in their curricular components. subjects and, armed with this information, propose a game, as an educational product, with a focus on these themes, in a playful and interdisciplinary way. The quantitative-qualitative methodology, with mixed research techniques, used a theoretical review of the different perspectives of environmental education, the theory of social representations and quality of life, as well as the challenges of teaching in Science and Physical Education regarding these themes in these disciplines. As a field research methodology, this study was developed in two phases, one before and one after the application of the game. In the first stage, an interview was applied on the relationship between environmental education, quality of life, health, well-being and physical activity. The initial interview indicated physical activities, well-being, healthy living, food and rest as responses. Then, the technique of evoking words was used. The students evoked the five words that came to their minds about quality of life, sorted by importance. This group of words generated 125 terms, which were analysed in semantic groups, evoked words, summation of the order of evocation and Average Order of Evocations (OME). Mean OME was 3.14 and frequency (F) was 11.36. The groups obtained (11) were: family, health, education, finance, food, physical activity, rest, happiness, social relationships, well-being and environment. From these findings, the Vergès diagram was constructed, organized into four quadrants, in which: food, well-being, rest, physical activity and health appeared as central elements. Intermediate elements were composed of the terms: financial (second quadrant) and family (third quadrant). Appeared as peripheral elements: happiness, education, social relationships and environment. With the subsidies presented with the social representations of the students, an educational game called "Learning Trail" was built and applied, to show the results of the game, the second phase was developed, where the interview already carried out was repeated. The content categories were maintained and in word evocation the mean OME was 3.17 and F was 11.36. The set of these representations obtained from the participating students revealed a satisfactory knowledge about quality of life and the area of Science and Physical Education, which demonstrates that they can work in an interdisciplinary way regarding their contents, objectives and methodologies, thus contemplating education environmental. Thus, the social representations obtained allowed us to reflect on how to promote the integration of the curricular components of Science and Physical Education, in an interdisciplinary and playful way, with the concept of quality of life and environmental education, a reflection that resulted in a board game, which explores the outdoor activities, entitled "Learning Trail".
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Thelma Sley Pacheco Cellet
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7649
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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