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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzambuja, Leonardo Dirceu dept_BR
dc.contributor.authorGiacomini, Fabiano de Jesuspt_BR
dc.contributor.otherAsalin, Gilmar Aparecidopt_BR
dc.contributor.otherSant'ana, Lucas César Fredianipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Geografiapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-22T18:54:21Z-
dc.date.available2024-07-22T18:54:21Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7650-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonardo Dirceu de Azambujapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024pt_BR
dc.descriptionRESUMO: A presente pesquisa propõe avaliar as dificuldades/empecilhos e contribuições ao realizar um trabalho de campo/aula de campo na Universidade Estadual de Maringá - UEM e na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. O estudo deste tema é importante, uma vez que o campo de estudo do professor de geografia e do geógrafo é o espaço geográfico e, para conhecê-lo, os trabalhos de campo/aulas de campo se fazem e são um aparato muito importante nesse processo. Todavia, mesmo possuindo essa pertinência na formação desses profissionais, sua realização, por hora, parece apresentar aspectos conflituosos, hora por falta de ônibus, recursos de alunos, professores e das próprias universidades. A vista disso, o objetivo geral dessa dissertação tem por intuito diagnosticar as dificuldades de professores e alunos para a realização, nas duas universidades, dessas atividades à campo. Por que isso acontece? Há uma saída? Com os resultados da investigação o propósito também é apontar caminhos alternativos de realização e de aprendizado a esse modelo de aula/ pesquisa. Para esse estudo, foram divididas etapas de levantamentos de dados, estudos bibliográficos acerca do tema, a elaboração da fundamentação desse trabalho, bem como, a aplicação de questionários e entrevistas. Estes aparatos de recolha de informações, foram direcionados ao seu público-alvo que, especificamente, são e variam entre professores e alunos de geografia licenciandos e bacharéis dessas instituições. Como tratamos aqui de uma pesquisa qualitativa foi buscado fazer-se a análise dos dados obtidos através dos estudos de Bardin (2016) por meio da análise de conteúdo. Por meio do questionário dos alunos foi constatado que o maior número destes exercem funções remuneradas, trabalhos formais e ou estágios, bem como, mantém ou ao menos ajudam nas finanças da moradia em que residem. Notou-se que o motivo do não comparecimento dos alunos, por vezes, não é tanto pelo recurso financeiro, mas sim, na própria disponibilidade deste ausentar-se de suas funções profissionais para estarem presentes nos trabalhos de campo/ aulas de campo. Dessa forma, foi proposto ao longo dessa pesquisa que essas atividades sejam realizadas em menos dias e em dias mais acessíveis. Todavia, como observado também, ocorrem situações e situações, quer dizer, nem sempre essa alternativa será possível, tudo depende dos objetivos do professor para/com os trabalhos de campo/ aulas de campo, a lugares que permitam uma apreciação mais rápida, outros não. Então, mais uma vez, a depender dos objetivos desses campos a participação dos alunos pode ser menor ou maior. Já no questionário dos docentes, somados as entrevistas com alguns destes participantes, como hipoteticamente pensado, os resultados apontaram realmente para dificuldades de realização por questões de transporte, de recursos financeiros de alunos e professores o que ocasionalmente acaba culminando em sua não realização. Aos alunos que não participam dos campos, os professores, com a intensão de amenizarem essa não participação direcionam/emitem uma atividade para suprirem o conhecimento desses, partem desde roteiros virtuais, físicos até o uso de Geotecnologias como o Google Earth. Todos eles, alunos e professores alegaram que o campo é um recurso importante em suas formações e práticas e que, apesar das tentativas de substitui-lo e ou ao menos amenizar sua não realização ou não participação, nenhum aparato, recurso ou tecnologia alcança o que o campo pode proporcionar a quem o utiliza como recurso no processo de ensino-aprendizagem, seja esse na Educação Básica ou no Ensino Superiorpt_BR
dc.descriptionABSTRACT: This research proposes to evaluate the difficulties/obstacles and contributions when considering carrying out fieldwork/field classes at the State University of Maringá - UEM and the State University of Paraná - UNESPAR. The study of this topic is important, since the field of study of the geography teacher and geographer is the Geographic Space and, to understand it, fieldwork/field classes are carried out and are a very important apparatus in this process. However, even with this relevance in the training of these professionals, their achievements, at the moment, seem to present conflicting aspects, sometimes due to the lack of buses, resources from students, teachers and the universities themselves. In view of this, the general objective of this dissertation is to diagnose the difficulties faced by teachers and classes in carrying out, at both universities, these activities in the field. Why does it happen? Is there a way out? With the results of the investigation, the purpose is also to point out alternative paths of achievement and learning to this class/research model. For this study, stages of data collection, bibliographic studies on the topic, the elaboration of the basis for this work, as well as the application of questionnaires and interviews were divided. These information collection devices were aimed at their target audience, which specifically is a variation between geography teachers and students with degrees and bachelor's degrees from these institutions. As we are dealing here with qualitative research that was sought to analyze the data obtained through the studies of Bardin (2016) through content analysis. Through the students' questionnaire, it was found that most of them perform paid jobs, formal and/or progressive work, as well as maintain or at least help with the finances of the house in which they live. It should be noted that the reason for not comparing students is sometimes not so much due to financial resources, but rather their own availability to be absent from their professional duties to be present at fieldwork/field classes. Therefore, it was proposed throughout this research that these activities be carried out on fewer days and on more accessible days. However, as also noted, situations and situations occur, that is, this alternative will not always be possible, it all depends on the teacher's objectives for/with fieldwork/field classes, places that allow for faster assessment, others that do not . So, once again, depending on the objectives of these fields, student participation may be lower or higher. In the teachers' questionnaire, added to the interviews with some of the participants, as hypothetically thought, the results really pointed to difficulties in carrying it out due to issues of transportation, financial resources of students and occasional teachers that ended up culminating in its non-fulfillment. For students who do not participate in the fields, teachers, with the intention of alleviating this non-participation, direct/issue an activity to suppress this knowledge, ranging from virtual and physical itineraries to the use of Geotechnologies such as Google Earth. All of them, students and teachers, claimed that the field is an important resource in their training and practices and that, despite attempts to replace it and or at least alleviate its non-realization or non-participation, no apparatus, resource or technology achieves what the field can provide those who use it as a resource in the teaching-learning process, whether in Basic Education or Higher Educationpt_BR
dc.format.extent115 f. : il. (algumas col.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectGeografia - Ensinopt_BR
dc.subjectAula de campopt_BR
dc.subject.ddc910.7pt_BR
dc.titleAula de campo na graduação em geografia : desafios e contribuições nas universidades estaduais do Paraná, UEM campus de Maringá e Unespar campus de Paranavaípt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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