Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7655
Authors: | Lara, Jenifer de Oliveira Souza |
Orientador: | Lopes, Claudivan Sanches |
Title: | Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR : uma contribuição ao ensino de Geografia |
Banca: | Töws, Ricardo Luiz |
Banca: | Vercezi, Jaqueline Telma |
Keywords: | Ensino de geografia;Paisagem urbana;Cidade - Paisagem;Roteiros didáticos |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Estadual de Maringá |
Citation: | LARA, Jenifer de Oliveira Souza. Produção de roteiros didáticos para a leitura da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR: uma contribuição ao ensino de Geografia. 2024. 143 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Description: | Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo propiciar a análise da paisagem, mais especificamente, da paisagem urbana da cidade de Maringá-PR, por intermédio da proposição de "roteiros didáticos de percurso urbano", estruturado pelo conceito de paisagem. Neste sentido, busca-se o aprofundamento teórico metodológico acerca deste conceito estruturante da ciência geográfica - a paisagem -, realizando, incialmente, uma análise na qual se considera, diferentes autores. Analisa-se, também, de modo inter-relacionado, a importância desse conceito para o desenvolvimento do ensino da Geografia escolar, buscando evidenciar suas potencialidades didáticas. Busca-se, mais especificamente, oportunizar ao aluno o entendimento da realidade concretamente vivida, mas que, ao mesmo tempo, pretendem superar o mero empirismo. Argumenta-se, portanto, que é preciso, buscar estratégias didáticas estruturadas pelos conceitos-chave da disciplina, propiciando aos alunos a compreensão de que os conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula podem iluminar a compreensão das rotinas presentes na vida cotidiana dos seres humanos para além da simples aparência. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa, na qual, mediado por trabalhos de campo, apresenta-se espaços selecionados da cidade de Maringá, PR, para a consecução dos "Roteiros Didáticos de Percurso Urbano". As áreas selecionadas foram as seguintes: O Eurogarden, o Parque do Ingá e o Novo Centro. Defende-se, finalmente, que a abordagem direta da paisagem por meio dos "roteiros didáticos de percursos urbanos", é uma importante ferramenta que, estruturados pelos conceitos geográficos permite uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Cabem aos professores adaptarem nossas sugestões teóricas e metodológicas, à sua realidade, ou seja, à realidade de suas cidades e das escolas onde atuam. Ou seja, espera-se dos professores e dos pesquisadores de modo geral, uma apropriação crítica e criativa dos resultados dessa dissertação ABSTRACT: The present research aims to provide an analysis of the landscape, more specifically, the urban landscape of the city of Maringá-PR, through the proposition of "educational urban route itineraries", structured by the concept of landscape. In this sense, we seek to deepen the theoretical and methodological aspects of this structuring concept of geographic science - the landscape -, initially carrying out an analysis in which different authors are considered. The importance of this concept for the development of school Geography teaching is also analyzed in an interrelated way, seeking to highlight its didactic potential. More specifically, the aim is to provide the student with the opportunity to understand the concretely lived reality, but at the same time, they aim to overcome mere empiricism. It is argued, therefore, that it is necessary to seek teaching strategies structured by the key concepts of the discipline, providing students with the understanding that the geographic content worked in the classroom can illuminate the understanding of the routines present in the daily lives of human beings to beyond simple appearance. Methodologically, we opted for a qualitative approach, in which, mediated by fieldwork, selected spaces in the city of Maringá- PR, are presented to achieve the "Didactic Urban Route Routes". The selected areas were the following: Eurogarden, Parque do Ingá and Novo Centro. Finally, it is argued that the direct approach to the landscape through "educational itineraries of urban routes" is an important tool that, structured by geographic concepts, allows a deeper understanding of geographic space. It is up to teachers to adapt our theoretical and methodological suggestions to their reality, that is, the reality of their cities and the schools where they work. In other words, teachers and researchers in general are expected to make a critical and creative appropriation of the results of this dissertation |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7655 |
Appears in Collections: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Jenifer de Oliveira Souza Lara_2024.pdf | 5,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.