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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7656
Authors: | Martiliano, Marcela Fernanda Galicioli Catanio |
Orientador: | Azambuja, Leonardo Dirceu de |
Title: | A geografia física no ensino fundamental : uma didática para aproximação do conteúdo científico com o conhecimento cotidiano dos estudantes |
Banca: | Machado, Valeriê Cardoso |
Banca: | Lopes, Claudivan Sanches |
Keywords: | Geografia - Estudo e ensino - Ensino fundamental;Geografia física;Geografia - Construção do conhecimento;Metodologias ativas de ensino |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Estadual de Maringá |
Citation: | MARTILIANO, Marcela Fernanda Galicioli Catanio. A geografia física no ensino fundamental: uma didática para aproximação do conteúdo científico com o conhecimento cotidiano dos estudantes. 2024. 73 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Description: | Orientador: Prof. Dr. Leonardo Dirceu de Azambuja Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 RESUMO: A necessidade da renovação da geografia em sala de aula está no contexto da elaboração aqui apresentada e deriva de pesquisa para o desenvolvimento desta Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade estadual de Maringá-PR. Assim, o presente trabalho é formado por duas partes: a busca por referencias teóricos que dessem suporte para o que buscou ser elaborado aqui, a respeito da evolução do ensino de Geografia em sala de aula, com ênfase para a Geografia Física no Ensino Fundamental II; e uma pesquisa-ação pautada no relato e análise de experiência de ensino de Geografia desenvolvida em turmas do 6º Ano de uma escola da rede particular de ensino no município de Paranavaí-PR. A reflexão, objeto desta pesquisa e, da prática de ensino desenvolvida consta da necessidade de interações entre o saber científico enquanto conteúdo escolar e o saber cotidiano dos alunos, isso, como caminho de construção de metodologia de ensino instigadora do protagonismo do estudante nas atividades de sala de aula. Isso porque foi percebido certa desmotivação por parte dos estudantes quanto ao desenvolvimento de assuntos relacionados à Geografia e então, viu-se a necessidade de incorporar em sala de aula uma Geografia renovada que trouxesse o aluno para mais perto de seu entendimento. As aulas relatadas focaram conteúdos propostos para o desenvolvimento das habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular e atividades relacionadas com a Geografia Física objetivando o estudo de dinâmicas naturais associadas com rocha, solo, relevo, água, clima e vegetação, buscando romper com a dicotomia da Geografia tradicional, buscando assim promover no aluno a construção de um conhecimento mais dinâmico que o fizesse raciocinar a respeito de como as dinâmicas ambientais são, ao mesmo tempo, causa e consequência para situações vividas pela sociedade. Para isso, foram elaboradas atividades pautadas na metodologia ativa de Método do Caso, que busca instigar no aluno a resolução de situações práticas a partir dos conceitos estudados. Para isso, tais atividades visaram manter um diálogo com os estudantes, no qual eles puderam somar o conhecimento científico com seus saberes empíricos. Os resultados apontam para a construção e assimilação de um conhecimento escolar mais integrado e crítico ABSTRACT: The need to renew geography in the classroom is in the context of the elaboration presented here and derives from research for the development of this Master's Thesis in the Postgraduate Program in Geography at the State University of Maringá-PR. Thus, the present work is made up of two parts: the search for theoretical references that would support what was sought to be elaborated here, regarding the evolution of Geography teaching in the classroom, with an emphasis on Physical Geography in Elementary School II ; and an action research based on the report and analysis of the Geography teaching experience developed in 6th year classes at a private school in the city of Paranavaí-PR. The reflection, the object of this research and the teaching practice developed, consists of the need for interactions between scientific knowledge as school content and the everyday knowledge of students, this, as a way of building a teaching methodology that instigates the student's protagonism in teaching activities. classroom. This is because a certain lack of attention was perceived on the part of students regarding the development of subjects related to Geography and, therefore, there was a need to incorporate a renewed Geography into the classroom that would bring the student closer to their understanding. The classes reported focused on content proposed for the development of skills indicated by the National Common Curricular Base and activities related to Physical Geography aiming to study natural dynamics associated with rock, soil, relief, water, climate and vegetation, seeking to break with the dichotomy of Traditional geography, thus seeking to promote in the student the construction of more dynamic knowledge that would make them reason about how environmental dynamics are, at the same time, cause and consequence for situations experienced by society. To this end, activities were developed based on the active methodology of the Case Method, which seeks to encourage the student to resolve practical situations based on the concepts studied. To this end, these activities aimed to maintain a dialogue with students, in which they were able to combine scientific knowledge with their empirical knowledge. The results point to the construction and assimilation of more integrated and critical school knowledge |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7656 |
Appears in Collections: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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